Mundial de Ralis prevê “solução híbrida” em 2022

Yves Matton admitiu uma “hibridização” dos motores, com a potência actual, e não uma «solução 100% eléctrica».

(auto.look2010@gmail.com)

O Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) prevê adoptar uma «solução híbrida» para 2022, afirmou Yves Matton, responsável da Federação Internacional do Automóvel (FIA), em entrevista à AFP.

«A única coisa que está clara para todo o mundo é que vai ser introduzida uma solução híbrida. Estamos em vias de discutir o momento com cada construtor, para compreender quais são as suas ideias para usar a futura regulamentação, como ferramenta de marketing», referiu Yves Matton, quando questionado sobre as orientações a apresentar este ano e que devem entrar em vigor em 2022.

O responsável admitiu uma «hibridização» dos motores, com a potência atual, e não uma «solução 100% eléctrica». «O objectivo não é ter um custo descontrolado como noutras disciplinas em que se adotaram os motores híbridos, mas estudar a forma de manter os níveis actuais, reduzindo o custo», frisou.

Yves Matton defendeu a manutenção do «actual desempenho» dos carros, sem definir a potência: «Falamos, sobretudo, de desempenho, sabendo que o modelo escolhido terá ganhos em termos de massa dos carros, que terão de ser compensados. Mas, o rácio final vai permanecer, a fim de satisfazer os adeptos e permitir um espetáculo interessante», prosseguiu.

Questionado sobre a possibilidade de outros construtores se juntarem Toyota, Citroën, Hyundai e à Ford no WRC, perante essas novas orientações, o responsável reconheceu que há interessados, mas não revelou quais.

«Os princípios da nova regulamentação vão ser estabelecidos, o objectivo é apresentá-los em junho para tentar ter o regulamento técnico no final do ano, sendo assim mais fácil abordar os construtores que tenham manifestado interesse no dossiê (…) e cujas tecnologias não colidam com nenhum dos construtores (actualmente no campeonato)», rematou.

 

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação