Mundial de Ralicrosse na rota de Montalegre

A sétima ronda do mundial, no circuito que se situa no sopé da serra do Larouco, começa este sábado, às 9h35, com treinos livres para todas as categorias.

(auto.look2010@gmail.com) – Fotos PAULO MARIA

O Mundial de Ralicrosse regressa a Montalegre este fim-de-semana, com a antepenúltima etapa da categoria principal que tem os suecos Timmy Hansen, Johan Kristoffersson e Kevin Hansen nos primeiros lugares e na discussão do título.

Após três anos de ausência, a prova que junta corrida em asfalto e terra batida no mesmo circuito volta a Montalegre, no distrito de Vila Real, ainda com a discussão do título principal categoria “World RX” em aberto.

Também no norte de Portugal, que volta a receber a competição após ter acolhido o Mundial entre 2014 e 2018, será atribuído o título na categoria Euro RX3, anteriormente conhecida como Super1600, ao acolher a última etapa.

A sétima de nove rondas da “World RX” disputa-se com oito pilotos ainda matematicamente na corrida pelo troféu, embora o alemão Timo Scheider (Seat Ibiza) não esteja na lista de inscritos que junta oito pilotos na principal categoria.

O campeonato continua a ser liderado pelo sueco Timmy Hansen (Peugeot 208), campeão em 2019, com 151 pontos, apesar da aproximação nas últimas duas rondas do três vezes campeão e actual detentor do troféu Johan Kristoffersson (Audi S1), que soma 139. Em terceiro lugar está o também sueco Kevin Hansen (Peugeot 208), com 136 pontos.

Já na Euro RX3, antes da etapa decisiva o suíço Yuri Belevskiy (Audi A1) lidera com 117 pontos, mais 23 que o belga Kobe Pauwels (Audi A1) e mais 28 que o checo Marat Knyazev, também ainda matematicamente na corrida pelo primeiro lugar.

Por cada etapa podem ser atribuídos o máximo de 30 pontos ao vencedor, sendo que a pontuação é distribuída após as quatro qualificações (16 pontos para o mais rápido), após as meias-finais (seis pontos para o mais rápido) e após a final (oito pontos para o vencedor).

A sétima ronda do mundial, no circuito que se situa no sopé da serra do Larouco, começa este sábado, às 9h35, com treinos livres para todas as categorias, “World RX”, Euro RX3 e as provas de suporte de Kartcross e Kartcross Júnior, dia em que decorrerá a qualificação 1 (Q1) e qualificação 2 (Q2).

No domingo, o Q3 arranca de manhã, a partir das 11h00, enquanto o Q4 da “World RX”, as meias-finais do Euro RX3 e a final de Kartcross arrancam a partir das 14h30. Já a partir das 17h00 decorrem as meias-finais e final da principal categoria e a final da Euro RX3.

Após a ronda portuguesa, a competição termina em Nürburgring, na Alemanha, com as duas últimas etapas (27 e 28 de Novembro).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *