Mundial de EnduroGP ruma a Skövde na Suécia
Paulo Duarte FIM Campeonato do Mundo EnduroGP ruma ao norte da Europa, mais propiamente à Escandinávia, para o Polisport GP da Suécia, com Skövde a servir de pano de fundo à terceira ronda, que promete um fim de semana repleto de ação com os melhores pilotos de enduro do mundo em competição.
redacao@autolook.pt
O Campeonato do Mundo de EnduroGP prepara-se para uma prova “tipicamente sueca”, este fim de semana, em Skövde. Após as duas primeiras rondas do Paulo Duarte FIM Campeonato do Mundo EnduroGP, em Portugal e Espanha, é tempo de disputar a terceira ronda na Escandinávia, realizando o Polisport GP da Suécia em Skövde.
Trata-se da terceira vez que o clube FMCK Skövde organiza uma ronda do Campeonato do Mundo EnduroGP na Suécia, a última das quais em 2023. Para pilotos, equipas e fãs, toda a ação do fim de semana estará centralizada com as provas especiais situadas a curta distância a pé do paddock, junto à arena Skövde Bandy.
A ACERBIS Cross Test, construída numa pista de esqui, promete um cenário espetacular e desafiante, com vários saltos e curvas técnicas. O GMOTO Enduro Test apresenta um terreno tipicamente sueco, com encostas, pedras e rochas para pôr à prova os pilotos.
Tanto o AKRAPOVIC Super Test como o POLISPORT Extreme Test terão lugar na arena Skövde Bandy. Com um percurso de três voltas de 65 quilómetros cada a ser completado diariamente, o Polisport GP da Suécia será um verdadeiro teste de resistência para os pilotos.
Com dois segundos lugares, Zach Pichon, da TM MOTO Boano Factory Enduro Team, lidera atualmente a classificação da AKRAPOVIC Super Test. Com oito pontos de vantagem sobre Hamish Macdonald, da Sherco Racing Factory, Pichon espera alcançar a vitória este fim de semana.
TRÊS PILOTOS EM LUTA
PELA SUPREMACIA DO ENDUROGP
Paulo Duarte FIM Campeonato do Mundo EnduroGP esteve ao rubro na última ronda, em Espanha, com Josep Garcia, da Red Bull KTM Factory Racing, a sair magoado mas com a liderança da geral.
O espanhol lesionou o pé no último dia de competição, mas conseguiu terminar em segundo lugar e assumir a liderança do campeonato. Josep Garcia, campeão em título, espera um fim de semana mais tranquilo em Skövde, mas sabe que terá forte concorrência.
Após vencer no segundo dia em Oliana, Andrea Verona, da GasGas Factory Racing, chega motivado à Suécia. O italiano espera que a sua potente 450cc quatro tempos seja uma vantagem nas encostas do ACERBIS Cross Test.
Zach Pichon ocupa a terceira posição na classificação geral. O piloto francês perdeu terreno para Josep Garcia e Andrea Verona devido a um erro no GMOTO Enduro Test em Espanha, ficando agora a 16 pontos do líder.
A luta pelo quarto lugar está renhida, com apenas um ponto a separar Hamish Macdonald de Samuele Bernardini, da Honda Racing RedMoto Enduro Team, enquanto Antoine Magain, da Sherco Racing Factory, está empatado em pontos com Samuele Bernardini. Todos têm sido consistentes em 2025, mas com Samuele Bernardini a conquistar o seu primeiro pódio em Espanha, o piloto da Honda estará motivado para mais.
Vários pilotos suecos vão querer brilhar perante o seu público: Mikael Persson (Triumph Factory Racing), Albin Norrbin (Fantic Factory Racing Team), Albin Elowson (WP Eric Auge) e Max Ahlin (Team KTM Pro Racing Sport) contarão com apoio em casa.
AXEL SEMB CORRE EM CASA NA CATEGORIA JÚNIOR
A correr em casa está também Axel Semb, da Fantic Factory Racing Team. O jovem sueco venceu os dois dias em Espanha e assumiu a liderança da categoria Júnior. Com o apoio do público, procurará manter essa vantagem em Skövde. Leo Joyon, da Ox Moto Beta, é segundo, seguido de Kevin Cristino, da Fantic Factory Racing Enduro Team Specia.
Kyron Bacon, da MGR Kawasaki, venceu os dois dias na ronda inaugural, mas adoeceu na segunda, caindo para quarto na classificação. Recuperado, espera regressar ao pódio na Suécia. A classe Júnior está ao rubro: Thibault Giraudon (Sherco) e Manuel Verzeroli (TM MOTO) estão empatados em pontos com Bacon, e todos os seis primeiros já subiram ao pódio esta época.
DAGNA LIDERA NA YOUTH EM SKÖVDE
Com duas vitórias e quatro pódios em quatro jornadas, Romain Dagna, da Team KTM Pro Racing Sport, lidera a classe Youth à chegada à Suécia. O jovem francês tem mostrado consistência em Portugal e Espanha e pretenderá continuar assim.
Alberto Elgari, da TM MOTO Boano Factory, está próximo em segundo, e também já venceu em 2025. O mesmo acontece com Pietro Scardina, da Fantic Factory Racing Enduro Team Specia, em terceiro. Com os três primeiros a destacarem-se, os italianos Elgari e Scardina querem reduzir a distância para Dagna em Skövde. O FIM Campeonato do Mundo EnduroGP prossegue com a terceira ronda, o Polisport GP da Suécia, em Skövde, de 23 a 25 de maio.
PRIME STADIUM NA VANGUARDA
A Prime Stadium é uma empresa especializada na organização de provas desportivas, nomeadamente jetski, campeonatos de ténis nacionais e internacionais e desportos motorizados. A Prime Stadium celebrou com a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) o contrato de promotora do Campeonato do Mundo de EnduroGP durante 10 anos, ou seja, de 2022 a 2032.