Muller, Guerrieri e Huff largam da “pole”

Tiago Monteiro parte este sábado da 15.ª posição para a primeira corrida do Grande Prémio de Macau e no domingo do 26.º, que deixou o piloto português com “uma frustração muito grande”.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com) – Fotos: CLEMENT MARIN / DPPI

Como é tradicional, dadas as difíceis e particulares características do Circuito da Guia, as sessões de qualificação foram marcadas por inúmeros incidentes, alguns deles com consequências mais graves como sucedeu com o húngaro Norbert Michelisz (Hyundai i30N) que, estando apurado para a Q2, nela não participou por ter danificado o carro num embate com um adversário atravessado na pista, depois de ter batido nas barreiras de protecção.

Pela nona vez, o inglês Robert Huff (VW Golf GTi) vai partir da “pole position” para a corrida mais importante do programa, a terceira, depois de ter estabelecido um novo “record” oficioso do circuito, com o seu compatriota Andy Priaulx (Lynk & Co) a partilhar a primeira linha da grelha.

Ao assegura o 10.º tempo na Q2, o argentino Esteban Guerrieri (Honda Civic) garantiu a “pole position” para a segunda corrida e foi o melhor dos homens da marca japonesa, por ser das mais penalizadas em termos de peso

Para a corrida deste sábado, o francês Yvan Muller (Lynk & Co) garantiu a primeira posição da grelha, com o húngaro Norbert Michelisz (Hyundai i30 N) a ser o seu parceiro na primeira linha da grelha.

Por sua vez, o português Tiago Monteiro (Honda Civic), que tinha sido oitavo no segundo treino livre, não conseguiu melhor que o 15.º tempo na qualificação para a primeira corrida, mas esteve muito pior na qualificação para as outras duas, quando não foi além do 26.º tempo, o que o relega para o fundo da grelha e torna inviável a conquista de pontos, a menos que algo de muito estranho aconteça.

«É uma frustração muito grande, o tempo que fiz não é um tempo de competição é um tempo de aquecer pneus», lamentou Tiago Monteiro no final da qualificação para a Corrida da Guia da Taça do Mundo de Carros de Turismo de domingo, na qual o britânico Rob Huff foi o mais rápido, com o tempo de 2m29,019s.

Tiago Monteiro fez 2m29,919s na qualificação para a corrida deste sábado, enquanto na qualificação para as corridas de domingo, o piloto português fez a sua melhor volta em 2m32,183s.

«Infelizmente, temos vindo a falar da lotaria de Macau, dos acidentes que há em Macau, muitas vezes aproveitei isso, mas desta vez apanhei com tudo em cima e cada vez que ia à pista havia um acidente», disse, referindo-se ao icónico traçado citadino de 6,12 quilómetros, considerado uma das provas mais perigosas do mundo.

Pelo facto de ser uma “lotaria”, Tiago Monteiro reforçou que «tudo pode acontecer em Macau»: «Mas não estou com grande esperança«, admitiu. Já em relação à corrida que se disputa no sábado, para a qual o piloto português arranca do 15.º lugar da grelha de partida, o objectivo passa por ficar entre os dez primeiros.

GRELHAS DE PARTIDA

1.ª CORRIDA1.ª LINHA: Yvan Muller (Lynk & Co), 2’28,661”; Norbert Michelisz (Hyundai i30 N), 2’28,729”; 2.ª linha: Andy Priaulx (Lynk & Co), 2’28,806”; Kevin Ceccon (Alfa Romeo Giulietta), 2’28,846; 3.ª linha: Yann Ehrlacher (Lynk & Co), 2’28,942”; Thed Bjork (Lynk & Co), 2’29,060”; 4.ª linha: Robert Huff (VW Golf GTi), 2’29,451; Gabriele Tarquini (Hyundai i30 N), 2’29,470”; 5.ª linha: Benjamin Leuchter (VW Golf GTi), 2’29,660”; Mikel Azcona (Cupra), 2’29,683”; …; 8.ª linha: Tiago Monteiro (Honda Civic), 2’29,919”; Johan Kristoffersson (VW Golf GTi), 2’30,039”. Alinham mais 12 pilotos.

2.ª CORRIDA – 1.ª linha: Esteban Guerrieri (Honda Civic); Yann Ehrlacher; 2.ª linha; Thed Bjork; Kevin Ceccon; 3.ª linha: Yvan Muller; Johan Kristoffersson; 4.ª linha: Nicky Catsburg (Hyundai i30N), Jean-Karl Verney (Audi RS3 LMS); 5.ª linha: Andy Priaulx; Robert Huff; …; 13.ª linha: Benjamin Leuchter; Tiago Monteiro. Alinha mais um piloto

3.ª CORRIDA1.ª linha: Robert Huff, 2’28,538”; Andy Priaulx, 2’28,744; 2.ª linha: Jean-Karl Vernay, 2’29,366; Nicky Catsburg, 2’29,531”; 3.ª linha: Johan Kristoffersson, 2’31,369; Yvan Muller, 2’28,860; 4.ª linha: Kevin Ceccon, 2’29,010”; Thed Bjork, 2’29,133”; 5.ª linha: Yann Ehrlacher, 2’29,291; Esteban Guerrieri, 2’29,571”; …; 13.ª linha: Benjamin Leuchter, 2’31,871”; Tiago Monteiro, 2’32,183”. Alinha mais um piloto.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação