Muito para usufruir com o Clube Escape Livre

Apesar de, por força das circunstâncias, ter sido obrigado a reduzir de forma significativa as suas actividades em 2020, o Clube Escape Livre conseguiu concretizar algumas das suas propostas e avança de forma confiante para 2021, apresentando um conjunto de projectos que, para além de continuarem o sucesso de iniciativas anteriores, apresenta várias novidades.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

O programa de actividades para 2021 foi apresentado no Cineplace do Centro Comercial La Vie, na Guarda, em cerimónia presidida pela secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, que a fechar a sessão fez questão de reconhecer o trabalho desenvolvido com um «bem-haja por trazer as pessoas a estes territórios, onde a qualidade dos espaços de alojamento é muito boa, a gastronomia é excelente e também a originalidade de todas as tradições se junta à singularidade destes lugares onde se podem ter experiências únicas».

Por sua vez, o presidente da Câmara da Guarda, Carlos Monteiro fez questão de sublinhar que «é esta ambição e exemplo do Clube Escape livre que temos de seguir, nós autarcas, associações e cidadãos, ter esta visão com os pés assentes na terra, mas projectados no horizonte e no céu como limite».

UM VASTO PROGRAMA DE ACTIVIDADES

Este ano, o programa de actividades arranca dia 28 de Abril, Dia Mundial do Sorriso, com a entrega do Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques, no valor de 1.000 euros, a ser entregue a uma IPSS da Guarda. Segue-se, de 7 a 9 de Maio, o Raid do Bucho e Outros Sabores que integra no seu programa a recriação histórica das invasões francesas.

Após o sucesso da primeira edição, que decorreu em 2019, o Classic Cars Tour está de regresso à região, de 18 a 20 de Junho, nas vertentes Regularidade Histórica e Passeio Turístico, enquanto de 10 a 12 de Setembro terá lugar o “Termas Centro Classic Cars”, que levará os participantes a descobrir as Termas do Centro de Portugal e a gastronomia da região.

A 1 de Julho, com iniciativas que visam promover o debate e a divulgação da região será comemorado o oitavo aniversário da Cápsula do Tempo – Guarda 2050. Logo a seguir a 10 e 11 de Julho terá lugar a segunda edição do Guarda Racing Days, competição que em 2019 reuniu várias dezenas de participantes, entre eles alguns campeões nacionais das mais diversas disciplinas, com a competição a voltar a estar presente no Slalom Sprint de Castelo Rodrigo (24/25 de Julho) e no Drift de Pinhel (21 e 22 de Agosto)

Nos últimos dias de Julho e nos primeiros de Agosto, quatro grupos vão participar “Nos Caminhos das Gravuras Rupestres”, num traçado que percorre as margens dos rios Côa e Douro.

O mês de Outubro abre com o “Mercedes-Benz 4MATIC Experience – Caminhos de Santiago” (1/5), prossegue com o “Off Road Bridgestone/First Stop – Centro de Portugal” (15/17) e fecha com a “Aventura Dacia 4×2” (22/24).

Finalmente, em Novembro, terão lugar o “She’s Mercedes Off Road Expeirence (12/14), reservado ao sexo feminino e que decorrerá pelos caminhos da Serra da Estrela e o Raid TT Vinhos da Beira Interior (19/21), centrado em Pinhel.

QUATRO NOVIDADES

A primeira, em associação com a Mercedes, é realização da 1.ª Volta Eléctrica a Portugal, ao volante do novo Mercedes-Benz EQA, que servirá para testar a rede de postos de carregamento espalhada pelo país, iniciativa que terá o registo oficial da FPAK e que levará a caravana aos quatro cantos de Portugal – Sagres, Vila Real de Santo António, Miranda do Douro e Caminha.

As restantes estão incluídas nas denominadas “Rotas de Portugal”, projecto que procura afastar os automobilistas das auto-estradas e das vias rápidas e levá-los a descobrir a beleza das curvas e contra curvas das estradas nacionais, neste caso aquelas que estão centradas na Guarda e no distrito.

O arranque acontece com a EN18, que tem o quilómetro zero, no centro da Guarda e que estende até Ervidel, no distrito de Beja. No projecto estão, também, incluídas as nacionais EN16, que liga Aveiro a Vilar Formoso, EN17 que vai de Coimbra a Celorico da Beira e a EN 221, que une Miranda do Douro e a Guarda. Estas estradas foram marcantes no desenvolvimento da Guarda e de todo o interior do país.

OFF ROAD CAMINHO DE SALOMÃO

Estamos em 2021, mas o Clube Escape Livre avança com a primeira proposta para 2022 o “Off Raod Caminho de Salomão”, em parceria com o projecto Viagem do Elefante – Rota Turística Literária da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa.

O ponto de partida é a “Viagem do Elefante”, livro escrito por José Saramago, que conta a história de um elefante que, no sec. XVI, viajou de Lisboa a Viena (Áustria), como prenda oferecida pelo Rei de Portugal, D. João III, ao primo, Maximiliano II, Arquiduque da Áustria.

O passeio, que vai levar a caravana de Lisboa a Figueira de Castelo Rodrigo, com passagem por Belém, Constância, Castelo Novo, Belmonte, Sortelha, Guarda e Cidadelhe, terá lugar de 15 a 19 de Junho de 2022, estando a apresentação, oficial, agendada, para o dia 8 de Junho de 2021, na Fundação Saramago.

Neve em Lisboa no mês de Agosto

Pode parecer estranho mas era isso que sucedia no início do século XVII (1614), quando todos os anos eram levados da Serra da Estrela para Lisboa, entre 450 e 600 quilos de neve por dia, para o Rei derreter a neve e beber água fresca.

Para o efeito, a neve será retirada da Serra da Estrela, levada até à Moita, onde embarca nos barcos da Marinha do Tejo, tendo como destino final o Cais das Colunas.

Trata-se de um programa ambicioso, com Luís Celínio, presidente do Clube Escapa Livre, a sublinhar que «o reconhecimento que recebemos a cada ano é a motivação que nos mantém resilientes e firmes na intenção de continuar a ser a bandeira da divulgação da Guarda e das regiões que acolhem os nosso eventos».

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *