Motorsport FPAK no Eleven Sports e Eurosport

Apesar das medidas causadas pelas restrições que têm sido tomadas um pouco por todo o mundo, no sentido de evitar elevadas concentrações de pessoas e assim travar a propagação do coronavírus, o desporto automóvel prossegue em alta velocidade, mas desta vez no Eleven Sports, Eurosport e Porto Canal, com a chancela da FPAK.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Pedro Machado

A pandemia de Covid-19 obrigou ao adiamento de centenas de provas em todo o mundo e, em Portugal, não foi excepção, com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) a suspender a calendarização prevista. No entanto, os apaixonados pelo automobilismo podem ver, ou rever, confortavelmente em suas casas, hoje e amanhã, algumas provas ou eventos realizados este ano.

Para hoje, quarta-feira, pode ligar-se ao Eleven Sports a partir das 22h00 e sentir as emoções do Alta Velocidade dedicado ao Rallye Serras de Fafe e Felgueiras e Rampa Porca de Murça. Amanhã, quinta-feira, também às 22h00, mas no Eurosport, as sensações são lançadas no programa On Board.

Luís Pedro Martins

Já hoje, ao princípio da tarde, o programa “Pole Position”, no Porto Cana l, forneceu imagens que deram conta sobre o adiamento do Vodafone Rally de Portugal, com entrevistas a Pedro Machado (presidente do Turismo Centro de Portugal) e Luís Pedro Martins (presidente do Turismo do Porto e Norte). Sem data marcada, Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP) já fez saber, em comunicado, que espera vir a realizar a prova ainda este ano, no final da temporada.

“Pole Position” fez ainda um périplo pelas casas de pilotos e navegadores sobre as consequências da actual situação da pandemia provocada pelo coronavírus Covid 19, nomeadamente Inês Ponte (navegadora), Armindo Araújo (piloto), Miguel Barbosa (piloto) e Pedro Couceiro (piloto e organizador).

Carlos Barbosa

Além do adiamento do Vodafone Rali de Portugal, também o Rali dos Açores e Rali de Mortágua estão na lista de cancelamentos e adiamentos, assim como a Rampa de Boticas, pontuável para o Campeonato de Montanha FIA e a competição do WTCR, a ter lugar em Vila Real, mas em modo reajustado face à pandemia Covid-19.

Ni Amorim, presidente da FPAK, mostrou a sua preocupação face ao momento que se vive no desporto automóvel nacional, revelando que se perderam dezenas de provas com prejuízos dos nossos associados e licenciados, bem como equipas e empresas que vivem este momento muito severo.

Ni Amorim

O piloto Tiago Monteiro, também em confinamento, debruçou-se sobre o “Friends Fund Race”, prova virtual de simuladores. A iniciativa teve lugar na pretérita quinta-feira, em que a vitória foi a angariação de 10.285 euros pelas quase quinhentas pessoas que doaram dinheiro para o combate ao Covid-19, através do apoio ao movimento SOS.COVID19.PORTUGAL e www.soscovid.pt.

Refira-se que a corrida virtual Friends Fundrace foi organizada pelos pilotos António Félix da Costa e Tiago Monteiro que juntaram grandes nomes do automobilismo Internacional, tais como Filipe Albuquerque, João Barbosa, Dudu Barrichello, Stoffel Vandoorne, Felipe Nasr, Andy Priaulx, Jose Maria Lopez, Pietro Fittipaldi, Nestor Girolami, Yann Ehrlacher, Attila Tassi, Benjamin Lessennes, Bruno Correia, além de alguns jovens pilotos promissores Nacionais, como Guilherme Oliveira, Mariano Pires, Rafael Lobato, César Machado e Lourenço Monteiro.

António Félix da Costa e Tiago Monteiro

O piloto Ricardo Gomes, que participa no Campeonato Nacional de Montanha, deu a conhecer, a partir de casa, as qualidades do Tesla Eléctrico com que alinhou na Rampa, cabendo a Tiago Raposo Magalhães, responsável da CRM Motorsport, dar o seu aval relativamente aos adiamentos da calendarização desportiva referente às provas dos Troféus Super Seven by Toyo Tires, Kia Picanto GT Cup e Kia Ceed GT Cup.

No próximo sábado, o Porto Canal regressa em alta velocidade para, no “Pole Position”, poder dar a observar a apresentação do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, dando ainda um salto até Leiria para relembrar a Festa Anual da FPAK.

Em suma, hoje e amanhã e sábado, a FPAK, Eleven Sports, Eurosport e Porto Canal reforçam a presença audiovisual do desporto automóvel, com a estrutura federativa a confirmar a aposta estratégica no aumento do mediatismo das suas competições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: