Motor 2.0 Skyactiv-X “oferece” prémio à Mazda

A nova e revolucionária mecânica foi distinguida com o galardão de “Inovação e Tecnologia 2020”, troféu com o rótulo “Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2020”.

(auto.look2010@gmail.com)

Novo motor 2.0 Skyactiv-X da Mazda distinguido pelo painel de 19 jurados. Em destaque a excelência daquele que é o primeiro motor a gasolina de produção do mundo a explorar os benefícios da ignição por compressão dos motores diesel. O novo Mazda3 Hatchback integrou o grupo dos 7 finalistas ao troféu “Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2020”

Disponível em Portugal no novo SUV Mazda CX-30 e no também novo Mazda3 (Hatchback e Sedan), a nova e revolucionária mecânica Skyactiv-X viu-se premiada com o troféu de “Inovação e Tecnologia 2020”, atribuído durante a cerimónia “Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2020”, em que se distinguiram as melhores propostas lançadas no mercado ao longo do ano passado.

Fantástica conquista de engenharia da Mazda, o novo e revolucionário motor Skyactiv-X reuniu a preferência dos jurados da iniciativa, que lhe atribuíram aquele que foi o primeiro troféu da noite, face às restantes novas tecnologias concorrentes, apresentadas em 2019.

Em representação das mais prestigiadas publicações (jornais e revistas, plataformas online, rádios e canais de televisão), o conjunto dos 19 jurados especializados na temática automóvel tomou a decisão assente, entre outros factores, na componente tecnológica deste inédito bloco a gasolina, que explora os benefícios da ignição por compressão dos motores diesel, já em comercialização.

José Silva Pires e Sandra Ferro

O troféu de “Inovação e Tecnologia 2020” foi entregue a Sandra Ferro, directora de Relações Públicas da Mazda Motor de Portugal, por José Silva Pires, jurado da iniciativa e um dos mais antigos jornalistas automóveis nacionais.

Para a responsável de comunicação da Mazda, «este troféu premeia todo o trabalho realizado pela Mazda em torno daquele que é, sem sombra de dúvida, um dos mais avançados motores do mercado, já disponível ao público, nos Concessionários Mazda, integrando a oferta mecânica dos Mazda3 e Mazda CX-30».

«É a prova da validade desta nossa opção de alcançarmos o motor de combustão interna ideal, processo em que estamos cada vez mais empenhados. Fazemo-lo, como é nosso apanágio, desafiando as convenções, numa altura em que a indústria automóvel aposta noutro tipo de opções energéticas, alternativas que na Mazda também não estão a ser descuradas», sublinhou Sandra Ferro.

 

“REVOLUCIONÁRIO” MOTOR SKYACTIV-X

O motor Skyactiv-X integra um revolucionário sistema denominado SPCCI (Ignição por Compressão Controlada por Faísca), novo e radical conceito de engenharia da Mazda que lhe permite alternar, sem que seja perceptível ao utilizador, entre a ignição por faísca convencional e a combustão através de ignição por compressão.

Resumidamente, o processo de injecção dividido cria zonas separadas de mistura ar/combustível no interior da câmara de combustão. Aquando da abertura das válvulas, é injectada uma mistura de ar e combustível muito pobre na mesma, seguindo-se a compressão, altura em que uma zona precisa em redor do topo da vela é injectada por combustível atomizado, processo que dá origem a um núcleo mais rico.

Quando se dá a faísca, este núcleo de combustível e ar inflama, aumentando a pressão no interior da câmara, a um ponto em que a tal mistura mais pobre entra rapidamente em combustão.

O SPCCI permite que o motor opere, durante um período significativo de tempo, num modo muito eficiente, em quase todas as faixas de operação, excepto no arranque a frio, nas fases iniciais de aquecimento e em cargas muito elevadas. Nestas circunstâncias, o motor alterna para um modo normal, inflamando uma mistura de ar e combustível este quilométrica mais convencional.

Combinando a elevada performance de rotações de um motor a gasolina com a economia, binário e resposta imediata de um bloco diesel, o bloco Skyactiv-X gera diferentes benefícios: resposta excelente, condução sem esforço, sensação de rotação livre, suavidade.Com evoluções especialmente significativas a baixas rotações do motor, regista, também, melhorias nos consumos médios e instantâneos, com significativas reduções nas emissões de CO2 e NOX.

O bloco 2.0 Skyactiv-X disponibiliza 180 cv às 6.000 rpm e um binário máximo de 224 Nm às 3.000 rpm, estando certificado sob a norma Euro 6d. No novo Mazda3 (HB) os consumos situam-se entre os 5,4 e os 6,9 l/100 km e emissões de CO2 entre os 122 e os 157 g/km; no novo Mazda CX-30, os valores são, respectivamente, dos 6,9 aos 7,0 l/100 km e entre os 133 e os 160 g/km .

O novo motor 2.0 Skyactiv-X (180 cv) complementa a oferta de motorizações – 2.0 Skyactiv-G (122 cv) a gasolina e 1.8 Skyactiv-D (116 cv) diesel – que estava já disponível para o novo SUV Mazda CX-30 e para o familiar Mazda3 (Hatchback e Sedan).

A MAZDA NO “CARRO DO ANO 2020”

No âmbito desta nova participação no “Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2020”, o mais importante troféu automóvel nacional, Mazda apresentou-se a concurso numa dupla aposta, com os seus novos Mazda3 e Mazda CX-30, modelos assentes no vasto pacote tecnológico Skyactiv e no inconfundível design Kodo, sublimando o conceito JinbaIttai, numa perfeita ligação entre o automóvel e o seu condutor.

Destaque para o facto de o Mazda3 ter integrado o grupo dos 7 modelos finalistas, a partir de uma participação de um total de 28 viaturas, todas elas foram lançadas no mercado nacional em 2019 e, assim, elegíveis para este troféu de 2020.

Mazda3, na sua versão de carroçaria Hatchback e equipado com agora premiado motor 2.0 Skyactiv-X de 180 cv e no nível de equipamento Excellence, foi ainda candidato à categoria de ‘Familiar do Ano’. Já o Mazda CX-30 discutiu a vitória na categoria ‘SUV/Compacto do Ano’, com a variante 2.0 Skyactiv-G de 122 cv, no nível Evolve e com o Pack i-Activsense.

Até à data e em termos de historial Mazda no “Carro do Ano” nacional, os melhores resultados registavam-se ao nível dos “Troféus do Automóvel”: a primeira geração Mazda CX-5 foi o “SUV do Ano2013” e o Mazda2 o “Citadino do Ano 2016”, edição em que o Mazda CX-3 integrou o grupo dos finalistas do galardão principal, dois anos depois da 3.ª geração do Mazda6 o ter, também, feito.

Esta 37.ª edição do “Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal” é uma iniciativa do Grupo Impresa, sendo co-organizada pela SIC Notícias e pelo Expresso.

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