Mortágua na rota do Rali de Portugal

O Vodafone Rali de Portugal vai poder ter público… mas com regras. O concelho mortaguense é palco da sétima classificativa, no próximo dia 21 de Maio, às 15h58, e que terá a barragem da Aguieira o cenário privilegiado e muitas vezes utilizado no Rali de Mortágua.

(auto.look2010@gmail.com) – Fotos: JOÃO DA FRANCA (principal) e JORGE CUNHA (interior)

O Vodafone Rali de Portugal, a contar para o Campeonato do Mundol de Ralis (WRC) e com passagem por Mortágua – sétima classificativa da prova, a 21 de Maio –, vai ter a presença de público. A Direcção-Geral de Saúde (DGS) alerta para a necessidade de se tomarem medidas de salvaguardar a saúde pública, começando no controlo do acesso dos espectadores aos locais onde decorre a prova. De acordo com o parecer da DGS, a organização deve encetar todos os esforços para evitar e dissuadir a presença de público, de forma não controlada.

Desta forma, os espectadores devem cumprir as directrizes da DGS actualmente em vigor, nomeadamente o uso de máscara, distanciamento social, bem como as normas de segurança ditadas pela estrutura organizativa.

O Plano de Actividade e Contingência submetido apresenta medidas mitigadoras do risco, considerando zonas específicas para acesso ao público, controladas por membros da organização e forças de segurança. Recomenda-se uma forte comunicação de risco dirigida por canais próprios aos adeptos da modalidade, garantindo que as informações relativas às condições de acesso e permanência nos espaços serão amplamente divulgadas e conhecidas pelos destinatários previamente à realização do evento.

A etapa portuguesa decorre entre 21 e 23 de Maio, com a região Centro do país a receber a partida oficial. Os participantes partem junto da Porta Férrea, na Alta de Coimbra, para dupla passagem pelas classificativas da Lousã, Góis e Arganil e uma visita pela classificativa de Mortágua.

O regresso da prova ao território mortaguense é uma das novidades da edição deste ano da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP). A última vez que a prova mundialista passou por Mortágua foi há 20 anos.

Refira-se que a classificativa de Mortágua, com uma extensão de 18,16 km e partida às 15h58, será disputada num troço junto à barragem da Aguieira que, no passado, fez parte do Mundial de Ralis e que é também muitas vezes utilizado no Rali de Mortágua, este promovido pelo Clube Automóvel do Centro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *