Montalegre de regresso ao Mundial de Ralicross

A prova portuguesa, no circuito que se situa no sopé da serra do Larouco, vai encerrar a edição de 2021 do Mundial sob a alçada da Federação Internacional do Automóvel (FIA), substituindo a etapa em Hell, na Noruega

(auto.look2010@gmail.com)

O Circuito Internacional de Montalegre, distrito de Vila Real, irá voltar a receber, entre 23 e 24 de Outubro, o Mundial de Ralicross, anunciou a organização, que tem prevista a realização de oito provas em sete circuitos. O calendário da prova do Mundial de Ralicross foi revisto e divulgado esta quarta-feira, com uma das novidades a ser o regresso da pista de Montalegre a esta competição, após em 2020 a etapa portuguesa ter sido adiada devido à pandemia da Covid-19.

A prova portuguesa, no circuito que se situa no sopé da serra do Larouco, vai encerrar a edição de 2021 do Mundial sob a alçada da Federação Internacional do Automóvel (FIA), substituindo a etapa em Hell, na Noruega. Será também o regresso da competição a Montalegre, após ter acolhido o Mundial entre 2014 e 2018.

Num total de oito rondas, passando por sete circuitos, o Mundial de Ralicross arranca em Barcelona, entre 23 e 24 de Julho, que irá inaugurar um novo formato nocturno. Segue-se Nürburgring, na Alemanha, entre 31 de Julho e 1 de Agosto, que receberá duas rondas, Höljes, na Suécia (21 e 22 de Agosto), Lohéac, em França (3 e 5 de Setembro), Riga, na Letónia (18 e 19 de Setembro), Spa-Francorchamps, na Bélgica (9 e 10 de Outubro) e Montalegre (23 e 24 de Outubro).

Em comunicado, o promotor da competição, Rallycross Promoter GmbH, explicou que os desafios da pandemia exigiram «uma abordagem flexível e ágil». O director executivo da Rallycross Promoter GmbH, Arne Dirks, citado no comunicado, salientou que, apesar dos desafios, há a confiança de ter «o melhor calendário possível».

«Tomámos a decisão deliberada de atrasar o início da época na esperança de sermos capazes de abrir as portas aos fãs – embora provavelmente em número limitado – em tantas rondas quanto possível, e reunimos o que acreditamos ser uma mistura irresistível de pistas icónicas de ralicross e locais modernos de última geração», realçou, salientando o regresso de Montalegre, um circuito que «sempre foi o favorito dos fãs».

Também o presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, citado no comunicado, manifestou «satisfação e honra» pelo regresso ao calendário: «Este retorno ao calendário é o reconhecimento da qualidade do Circuito de Montalegre, do trabalho e esforço da Câmara e do respeito e prestígio da nossa organização conjunta com o Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), que se encontra entre as mais altas autoridades do mundo do ralicross e do automobilismo. Estamos ansiosos para recebê-los em Outubro», apontou.

Além da principal categoria “World RX”, o calendário conta ainda com o novo campeonato RX2e, que será o primeiro Campeonato de Ralicross Eléctrico da FIA, e que estará nas etapas de Espanha, Alemanha, Suécia, França e Bélgica.

Já o campeonato europeu RX1, anteriormente denominado como Supercars, marcará presença na Suécia, França, Letónia e Bélgica e a prova Euro RX3, anteriormente conhecida como Super1600, estará em Espanha, Suécia, França Bélgica e Portugal.

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