Mini Enduro “deu à costa” 35 “golfinhos” na Figueira

Afonso Fonseca, Filipe Salgado, Bernardo Freire levaram de vencida em Infantis, Juvenis, Juniores e Enduro Cup, respectivamente, se gunda ronda do Campeonato Nacional de Mini Enduro, coma terceira ronda agendada para 19 de Abril, na Lousã.

(auto.look2010@gmail.com)

Com três dezenas e meia de pilotos divididos pelas quatro classes em competição, realizou-se a segunda prova do calendário 2019 do novo Campeonato Nacional de Mini Enduro. Depois do arranque de campeonato em Vila Nova de Santo André a caravana mais jovens do enduro nacional “abriu” o programa do 35.º Enduro da Figueira da Foz.

Com duas especiais ao longo dos pouco mais de 20 quilómetros do percurso, as classes dos pilotos mais velhos (Juniores e Juvenis) cumpriram três passagens ao traçado com os Infantis a passarem apenas duas vezes no percurso desenhado para esta segunda prova do campeonato.

Nos Infantis quem assegurou a vitória final foi Afonso Fonseca, que fechou o dia com 19 segundos de vantagem sobre Tomás Santos, mesmo penalizando 60 segundos. O degrau mais baixo do pódio foi para Vasco Salgado, também ele um dos sete pilotos da classe que sofreram penalizações.

Impressionante foi a prova de Francisca Henriques. Aos comandos de uma Honda CRF 100, a jovem piloto da Lousã, da Lousãmotos, cotou-se a quarta mais rápida, mostrando fibra quanto bate para se bater com os seus adversários, deixando uma excelente prestação ao longo das duas voltas que integravam o percurso.

Já Simão Caetano, em KTM, com as cores do Caismotor, terminou na quinta posição, à frente do jovem conimbricense Martim Marco que, aos comandos de uma KTM com as cores “autolook.pt”, debateu-se com alguns problemas na sua moto. O actual campeão nacional de Mini Supermoto, que alinha ainda na Copa de Espanha de Mini Velocidade na Cuna dos Campeones e Nacional de Trial, aproveitou a prova figueirense para acrescentar mais uma poção de experiência na sua ainda curta carreira desportiva.

Refira-se, por outro lado, a estreia absoluta de Gonçalo Portugal. Com apenas 9 anos de idade, o piloto leiriense terminou no último lugar mas, após cortar a linha de chegada, manteve os índices de adrenalina em alta, calcorreando quilómetros com o seu skate, levando muito a condição física…

Nos Juvenis foi Filipe Salgado que subiu ao degrau mais alto do pódio com pouco mais de oito segundo de vantagem sobre Afonso Froufe e menos de quinze para Francisco Ferreira.

Nos Juniores Bernardo Freire levou mais de meio minuto de vantagem sobre Miguel Coelho para o pódio final, cabendo a Gonçalo Maria o terceiro posto na classificação da classe numa ronda onde na Enduro Cup, que compete em conjunto com o Mini Enduro – Jetmar, venceu Ricardo Gomes.

O Mini Enduro – Jetmar regressa aos trilhos da Lousã, no próximo dia 19 de Abril.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação