Mikel Azcona sagrou-se vencedor do TCR Europe

O espanhol do CUPRA Leon Competición TCR sagrou-se vencedor do TCR Europe, no circuito catalão de Montmelo, ao conquistar a sua sexta vitória da temporada, numa corrida em que o seu rival Franco Girolami (Honda Civic Type R FK7 TCR) partiu de último e não pontuou.

(auto.look2010@gmail.com)

A história da luta pelo título de campeão nesta sétima e última jornada dupla da época, apesar da confortável vantagem de 53 pontos com que Azcona partia face ao argentino Girolami, começou a ser a traçada na qualificação.

Enquanto o piloto da CUPRA assinou o melhor tempo, o que lhe conferiu a “pole” para a primeira corrida, o seu adversário viu o seu melhor tempo (12.º) anulado, por ter excedido os limites da pista e, pior ainda, logo a seguir ficou retido na boxe devido a um problema na correia da bomba de água do Honda Civic. Resultado: último lugar da grelha de partida para as duas corridas do fim-de-semana.

Face ao infortúnio de Girolami, Azcona arrancou para esta primeira corrida  mais do que tranquilo e venceu com toda a naturalidade, diante de Teddy Clairet (Peugeot 308 TCR) e de Sami Taoufik (Hyundai Elantra N TCR), tornando-se, também, no primeiro piloto a conquistar por duas vezes o título de campeão do TCR Europe, depois da sua estreia em 2018.

Embora interessante, a corrida deste sábado acabou por ser algo “morna”, se comparada com as da jornada anterior, em Monza, havendo, contudo, de destacar o desempenho do jovem (17 anos) Isidro Callejas, já vencedor dos Rookie, que partiu do nono lugar e levou o Honda Civic Type R FK7 TCR da Brutal Fish Racing Team até à quinta posição final.

Ao largar de 24.º e último, Franco Girolami pouco melhor poderia fazer do que, mesmo beneficiando de quatro desistências, terminar em 17.º, ficando a zero em termos de pontuação.

Ainda este sábado, Mikel Azcona, o novo campeão europeu, viajou para Most, na República Checa, a fim de disputar este domingo a segunda corrida do WTCR, para a qual vai largar da “pole position”, conquistada na sexta-feira.

Deste modo, estará ausente na corrida 2 em Barcelona que encerra a época 2021 do TCR Europe. A segunda e última corrida da temporada, este domingo, no circuito catalão de Montmelo, em Barcelona, terá início às 12h15 (hora de Portugal continental).

CLASSIFICAÇÕES

CORRIDA 1

1.º Mikel Azcona, Volcano Motorsport, CUPRA Leon Competición TCR, 14 voltas

2.º Teddy Clairet, Team Clairet Sport, Peugeot 308 TCR, + 1.369s

3.º Sami Taoufik, Sébastien Loeb Racing, Hyundai Elantra N TCR, + 4.517

4.º Nicolas Baert, Comtoyou Racing, Audi RS 3 LMS, + 7.279

5.º Isidro Callejas, Brutal Fish Racing Team, Honda Civic Type R FK7 TCR, + 7.864

6.º Niels Langeveld, Sébastien Loeb Racing, Hyundai Elantra N TCR, + 8.650

7.º Martin Ryba, Brutal Fish Racing Team, Honda Civic Type R FK7 TCR, + 10.530

8.º Jack Young, Brutal Fish Racing Team, Honda Civic Type R FK7 TCR, + 12.105

9.º Jimmy Clairet, Team Clairet Sport, Peugeot 308 TCR, + 12.419

10.º Mehdi Bennani, Sébastien Loeb Racing, Hyundai Elantra N TCR, + 15.352

PILOTOS

1.º Mikel Azcona, 432 pontos; 2.º Franco Girolami, 329; 3.º Niels Langeveld, 268; 4.º Tom Coronel, 258; 5.º Nicolas Baert, 230.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *