Miguel Oliveira testa novo assento e chassis em Jerez

Após quatro provas disputadas, Miguel Oliveira é 17.º classificado do Mundial de MotoGP. Ontem rubricou o pior resultado esta temporada, com o 18.º lugar.

(auto.look2010@gmail.com)

O português Miguel Oliveira vai experimentar um novo assento e um novo chassis para a sua KTM RC16 nos testes que as equipas de MotoGP realizam esta segunda-feira, no circuito espanhol de Jerez de la Frontera.

«Uma moto que funcione em Jerez dará para funcionar nos restantes circuitos da Europa. Vamos tentar encontrar a melhor afinação possível», frisou o piloto português, que espera encontrar a rapidez e o equilíbrio perdidos na quarta ronda do Mundial de MotoGP, que se disputou ontem e em que terminou na 18.ª posição.

«O plano é darmos prioridade a testar a algumas peças novas, nomeadamente o assento, que a equipa de fábrica já tem desde o início da temporada. Também vamos tratar da geometria da moto e testar o chassis novo que temos desde sexta-feira e que a “factory team” (equipa de fábrica) tinha desde o início da temporada», explicou o piloto de Almada.

«Todos os testes são importantes quando se tem material novo. O que recebemos tem muito potencial», acredita Miguel Oliveira, que procura melhorar a rapidez para as sessões de qualificação.

«Vamos fazer o possível para pelo menos sermos mais rápidos a uma volta», frisou. Quanto ao novo banco, «é diferente no peso e muda um pouco o centro de gravidade» da moto, explicou o português.

«Ainda temos de perceber as diferenças daquilo que já temos para o que vamos experimentar. Somos uma equipa com uma mente muito aberta, experimentamos coisas que a “factory team” não está disposta a experimentar, a nível de afinações», revelou. O objectivo deste dia de ensaios é fazer com que o desempenho das motas da Tech3 se aproxime do desempenho das motos da equipa de fábrica, precisou o português.

O director da equipa, o francês Hervé Poncharal, acredita que na próxima prova, em Le Mans, a 19 de Maio, «a moto estará um pouco melhor». «Queremos reassegurar à KTM que estamos cá para trabalhar e não queremos andar na cauda do pelotão. Por isso, seguimos por diante, trabalhando e acreditando», sublinhou.

 

MIGUEL OLIVEIRA “DESAPONTADO”

COM FIM-DE-SEMANA EM JEREZ

Miguel Oliveira (KTM) admitiu que enfrentou um «fim-de-semana mais difícil do que o esperado» no Grande Prémio de Espanha em Jerez de la Frontera, que terminou na 18.ª posição e sem pontuar. Este foi mesmo o pior resultado do piloto português esta temporada após quatro provas realizadas, depois do 17.º lugar na ronda de abertura, no Qatar, do 11.º posto na Argentina e do 14.º nos Estados Unidos.

«Foi uma corrida difícil. Não consegui acompanhar os pilotos que seguiam à minha frente. No início ainda fiz algumas ultrapassagens, mas não tinha o ritmo nem a velocidade para os acompanhar, pelo que optei por manter o meu ritmo», explicou o piloto português.

«Na recta interior do circuito, a electrónica da minha moto não estava a funcionar e fiz um “cavalinho”. Tive de desacelerar e voltei a ser ultrapassado», precisou. O piloto da Tech3 considera que foi «um fim-de-semana desapontante», pois não conseguiu encontrar uma forma de ser rápido e de se sentir mais confortável com a moto.

«Tentámos muitas coisas para melhorar, mas parece que este fim-de-semana, com as novas peças que estreámos, foi difícil encontrar o equilíbrio que tínhamos conseguido nos testes e nas primeiras provas da temporada», lamentou Miguel Oliveira.

O português considera que precisa de mais tempo com o novo material para encontrar soluções que o ajudem a sentir-se confortável na moto. Ainda assim, garante que não ficou frustrado com o resultado, devido a todo o apoio que sentiu ao longo do fim-de-semana.

«É difícil sair frustrado quando se tem tanto apoio. Vi uma bandeira portuguesa em todas as bancadas e isso deixa-me de coração cheio. Continuo a dar o meu melhor e a fazer o melhor com aquilo que tenho», concluiu. Após quatro provas disputadas, Miguel Oliveira é 17.º classificado do Mundial de MotoGP, com sete pontos.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação