Miguel Oliveira: “Complicada a adaptação com a moto”

Piloto português terminou em 21.º e penúltimo lugar o primeiro dia de treinos livres para o Grande Prémio das Américas de MotoGP, que se disputa este domingo no circuito de Austin, no Texas.

(auto.look2010@gmail.com)

Miguel Oliveira, aos comandos de uma KTM, gastou 2m06,27s na melhor das voltas efectuadas, já na segunda das duas sessões do dia, a 2,419 segundos do mais rápido, o espanhol Maverick Viñales (Yamaha), que fez o melhor registo em 2m05,389s. Ainda assim, Miguel Oliveira superou o seu companheiro de equipa, o malaio Hafyzh Syahrin, por 0,574 segundos.

O português tinha sido o 20.º mais rápido na primeira sessão, de manhã, tendo, então, superado também o espanhol Tito Rabat (Ducati), por 0,140. Na sessão da tarde, Miguel Oliveira melhorou 1,759 segundos ao melhor tempo registado durante a manhã, ainda assim insuficiente para um lugar mais acima na tabela de tempos.

«Foi complicado adaptar-me à pista com esta mota. O circuito de Austin é traiçoeiro e é preciso algum tempo para perceber como se deve pilotar e a forma como a mota me pode ajudar a melhorar», começou por explicar o piloto de Almada, citado pela sua assessoria de imprensa.

O português confessou que não está «satisfeito com o resultado=, desta sexta-feira, mas que «é necessário aprender que é normal sofrer um pouco por ser a primeira vez» nesta pista.

«Trabalhámos tanto para conseguirmos o melhor resultado. Na qualificação (sábado), a meteorologia será um factor crítico, mas vamos dar o máximo», prometeu Miguel Oliveira. O dia ficou ainda marcado pela sessão de homenagem ao norte-americano Nicky Hayden, antigo campeão em 2006 com a Honda, que morreu em 22 de Maio de 2017, após um atropelamento quando treinava de bicicleta em Itália.

Na cerimónia, em que foi retirado o número 69 utilizado habitualmente por Hayden, participou o presidente da Federação Internacional de Motociclismo, o português Jorge Viegas.

«Não gosto destas cerimónias e espero que não voltem a acontecer por estas razões. Mas já que aconteceu, quando a Dorna [promotora do campeonato] fez a proposta, não hesitámos», explicou o dirigente português.

Jorge Viegas justificou esta distinção com o facto de «haver alguns pilotos que, independentemente do número de títulos (conquistados), são especiais». «O Nicky era um deles», concluiu o presidente da FIM.

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