Michelin “dá vida” ao AMG GT Black Series

Equipado com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R, Mercedes AMG GT Black Series estabelece novo recorde da volta mais rápida para automóveis de produção no circuito de Nürburgring.

(auto.look2010@gmail.com)

A Michelin é o fornecedor exclusivo de pneus para o Mercedes-AMG GT Black Series, o mais potente automóvel de produção produzido pelo fabricante alemão. Animado por um motor V8 com 730 cv de potência e equipado com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R, o Mercedes AMG-GT Black Series estabeleceu no famoso traçado com 20,832 km do Nordschleife, em Nürburgring, um novo recorde da volta mais rápida para um automóvel de produção, com um tempo de 6m48,047s.

O novo Mercedes-AMG GT Black Series conta com um muito avançado sistema de gestão electrónica, assim como com uma aerodinâmica baseada na dos automóveis de competição, o que constitui um desafio excepcional para a Michelin, de que resultaram duas versões de pneus.

A primeira (composto macio), disponível como equipamento de origem, está homologada tanto para utilização em estrada como em circuito; a segunda (composto duro) está focada numa utilização em circuito, e está disponível como opção através dos AMG Performance Centers. Para estrada e circuito (composto macio): Michelin Pilot Sport Cup 2 R – MO1A; para circuito (composto duro): Michelin Pilot Sport Cup 2 R – MO2.

O pneu Michelin Pilot Sport Cup 2 R com o composto mais macio oferece um elevado nível de performance, permitindo aos condutores desfrutar da emoção dos track days.

A versão de composto mais duro proporciona ainda maior estabilidade numa condução em circuito e com temperaturas mais elevadas, o que se traduz numa performance consistente, volta após volta.

Ambas as versões do pneu Michelin Pilot Sport Cup 2 R estão homologadas para utilização em estrada (nos EUA e na Europa apenas a versão com marcação MO2). Dimensões dos pneus: 285/35 ZR 19 (dianteiro) – 335/30 ZR 20 (traseiro).

ARQUITECTURA ESPECIAL

PARA UM PNEU ÚNICO

Durante vários meses, os engenheiros da Michelin trabalharam juntamente com os técnicos da Mercedes para garantir que o Mercedes-AMG GT Black Series poderia alcançar todo o seu potencial. As exigências impostas aos pneus, e os níveis de performance requeridos pela Mercedes-AMG, levaram a que os técnicos da Michelin tivessem que desenvolver soluções específicas.

Para tal, basearam o seu trabalho inicial de desenvolvimento no Michelin Pilot Sport Cup 2 R, um pneu super-desportivo que já conta no seu palmarés com vários recordes. A partir daqui, redesenharam de forma gradual a respectiva arquitectura, introduzindo soluções técnicas criadas sob medida para reforçar a rigidez lateral, decisiva para alcançar o melhor desempenho em termos de estabilidade em veículos desportivos de alta performance.

O pneu daqui resultante adequa-se na perfeição às rigorosas exigências do novo Mercedes-AMG GT Black Series, e é capaz de assegurar toda a performance e prazer de condução que o veículo tem para oferecer.

DO CIRCUITO PARA

A ESTRADA E VICE-VERSA

O novo Mercedes-AMG GT Black Series foi concebido de forma muito similar à versão de competição GT3, utilizada em inúmeros campeonatos em todo o mundo. Depois de aperfeiçoarem a arquitectura dos pneus, os engenheiros da Michelin centraram a sua atenção na escolha dos compostos de borracha, recorrendo a soluções já testadas em circuito, por forma a combinar altas prestações com um excelente comportamento dinâmico.

Graças aos anos de experiência que detém no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA e nas 24 Horas de Le Mans, no IMSA Weather Tech nos EUA, nos Super GT no Japão, e em diversos campeonatos na classe GT3, a Michelin acumulou um conhecimento incomparável em pneus de competição para carros de GT. Este património único das corridas também é materializado no pneu Michelin Pilot Sport Cup 2 R para o Mercedes-AMG GT Black Series, através da oferta de duas especificações, uma de composto macio, e outra de composto duro, como é habitual no desporto motorizado.

DESIGN EXCLUSIVO

PARA O MERCEDES-AMG GT BLACK SERIES

Estas duas versões do Michelin Pilot Sport Cup 2 R destinadas ao Mercedes-AMG GT Black Series contam com elementos de design distintivos, assim como com flancos imediatamente reconhecíveis.

Os flancos do Michelin Pilot Sport Cup 2 R – MO1A exibem um desenho exclusivo, que enfatiza a silhueta do AMG GT Black Series e sublinha de forma única a importância que a Michelin atribui à aparência do pneu. Este desenho incorpora a tecnologia “Premium Touch”, o exclusivo acabamento em xadrez aveludado de alto contraste da Michelin, que realça a aparência do veículo. A versão MO2 conta com as cores oficiais da Michelin Motorsport nos seus logótipos, evocando o espírito dos circuitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *