Mercedes EQV com alma na Soc. Com. C. Santos

A Sociedade Comercial C. Santos já tem disponível para encomenda a Mercedes-Benz EQV, modelo 100% eléctrico, iniciando a sua estratégia de lançamento de veículos sem emissões. Trata-se de uma proposta vocacionada para o transporte de passageiros, com o verdadeiro ADN premium da casa da estrela.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Parafraseando o escritor mexicano Doménico Cieri, “a arte é uma pausa, em encontro de sensibilidades”. E como a pausa é um intervalo de silêncio numa peça de música e as sensibilidades referem-se à percepção aguçada ou receptividade a respeito de algo, como por exemplo as emoções, jamais se poderia recusar o honroso convite da Sociedade Comercial C. Santos para tomar o pulso à Mercedes-Benz EQV 300. Nas instalações da empresa, próximo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, testámos o “avião”…

A “coisa” até foi, reconhecidamente, pacífica, apenas alvoroçada com uma repentina travagem mesmo em cima da zona de estacionamento. Uma paragem brusca quando nada o fazia prever, sobretudo depois de uma viagem sem grandes enigmas por resolver num traçado pelo interior das instalações da Sociedade Comercial C. Santos.

Para quem está habituado a uma viatura com mudanças manuais, os exageros surgem num automóvel de caixa automática, apesar das passagens das relações sozinha fazerem-se sozinhas. Contudo, ainda precisa de algum controlo por parte do condutor.

CONFORTO DE CATEGORIA

SUPERIOR “IMPRESSIONANTE”

Este tipo de condução, no entanto, está a ganhar cada vez mais adeptos. A renitência na condução de uma viatura com este tipo de equipamento ainda existe, mas é cada vez menor. Muito menor. Quem conduz um automóvel de caixa automática não quer outra coisa.

Antes do contacto que tivemos com a Mercedes-Benz EQV 300 pelos inúmeros caminhos e entroncamentos no interior das magníficas instalações da Sociedade Comercial C. Santos, testemunhámos nova personalidade decorrente de uma estética moderna e sofisticada e motor com tecnologia avançada.

O conforto de categoria superior, em que sobressai um conjunto variado de funcionalidades adaptadas aos tempos que correm, a expressão “impressionante” foi a que mais se ouviu e que pactuamos. Sem margem para dúvida. Trata-se, de facto, de uma viatura que surpreende e deslumbra.

Já aos comandos da Mercedes-Benz EQV 300 e na agradável companhia de Aquiles Pinto, relações públicas da Sociedade Comercial C. Santos, abordámos a primeira curva, à direita, e confirmámos que é “dono e senhor” de uma excelente brecagem. A partir daí, foi só respeitar as ordens de Aquiles Pinto e viajar com conta, peso e medida pelo traçado desenhado a régua e esquadro pelo interior da empresa.

AMBIENTE PREMIUM DE SETE LUGARES

A robustez e simplicidade integram as características de funcionalidade. Não foi longo o contacto que tivemos o privilégio de conduzir a Mercedes-Benz EQV 300, mas deu para entender o espírito e as orientações provenientes do monitor ao centro do painel de bordo, em que, junto ao volante, seleccionam-se os modos de condução.

De resto, também serviu para certificar que estamos perante uma viatura que disponibiliza oito lugares para permitir mais desafogo e o tão ambicionado ambiente premium. Um dos exemplos disso é o facto de o EQV incluir o assistente virtual MBUX (semelhante à Siri da Apple ou ao Google Assistant) e o menu EQ (esta é a “marca” de eléctricos da Mercedes e o EQV o seu segundo representante).

Um verdadeiro “avião” testado paredes meias com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Moreira da Maia, nos arredores da cidade Invicta. A EQV 300 destaca-se, também, pela cadeia cinemática eléctrica (eATS), que transmite força motriz às rodas dianteiras com uma potência de até 150 kW (204 cv).

A energia eléctrica é armazenada numa bateria de iões de lítio na secção inferior do piso do veículo, cuja profundidade e posicionamento central traduz-se num efeito positivo na estabilidade de condução. O modelo está disponível em duas variantes de carroçaria, com comprimento Standard (5.140 mm) e Longo (5.370 mm).

PREÇOS A PARTIR DE 78.608,50 EUROS

Como a bateria está sob o piso, o espaço é igual à das variantes com motor térmico. A bateria tem uma capacidade de armazenamento útil de 90 kWh e permite, nas versões para o mercado português, uma autonomia eléctrica combinada de 349 km com uma velocidade máxima de 140 km/h (160 km/h em opção). O consumo é de 28,6 kWh/100 km.

O carregamento é realizado através da tomada de carregamento CCS. Quanto a tempos de carregamento, com wallbox ou num posto de carregamento público (carregamento em corrente alternada, potência máxima de 11 kW) é inferior a 10h00 para carregar a 100%.

A tomada também permite ao Mercedes-Benz EQV 300 o carregamento de 110 kW (disponível de série no modelo), sendo que os postos rápidos da rede pública portuguesa Mobi-E são, para já, de 50 kW), permite carregar a bateria de 10% até 80% em aproximadamente 45 minutos.

Quanto a preços, os valores de tabela sem extras adicionais aos de série, e com IVA incluído, são os seguintes: EQV 300 Standard (78.608,50 euros) e EQV 300 Longo (79.592,50 euros).

Fundada em 1946, a Sociedade Comercial C. Santos tem instalações no Porto, Maia (Aeroporto) e Felgueiras. Tratando-se de um dos maiores concessionários Mercedes-Benz, smart e AMG em Portugal, a empresa comercializa viaturas e peças e presta serviço pós-venda a veículos ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias e pesados de passageiros e de mercadorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *