Mercado automóvel chinês cresceu 8% em Outubro

As vendas de automóveis de passageiros na China registaram um aumento de 8% em Outubro, uma taxa ligeiramente superior à do mês anterior, anunciou a Federação Chinesa de Fabricantes de Automóveis Individuais.

(auto.look2010@gmail.com)

A China, primeiro país afectado pelo novo coronavírus, mas também o primeiro a sair dele, parece ser o barómetro da tão ambicionada recuperação da economia mundial. Depois da queda abrupta no início do ano devido à epidemia, as vendas de automóveis do gigante asiático saltaram em Agosto (+ 8,8%), registando o aumento mais rápido desde 2018, antes de se fecharem em Setembro (+7, 4%).

 

No mês passado, 1.992 milhão de viaturas foram vendidas, anunciou a Federação Chinesa de Fabricantes de Automóveis Individuais (CPCA) em um comunicado. À semelhança do mês de Setembro, o segmento de veículos de luxo manteve-se bem orientado (+ 30% num ano), assim como as viaturas eléctricas, que mais do que dobrou (+ 120% num ano, para 144 mil unidades).

No entanto, o nível de vendas prossegue muito abaixo do ano passado. No acumulado dos 10 primeiros meses do ano, o total acumula a queda de 10,2%, segundo a CPCA. O sector automóvel é crucial para a economia do gigante país asiático e um dos primeiros a beneficiar das medidas de apoio estatais. A China tornou-se no maior mercado automóvel do mundo nos últimos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: