FÓRMULA 1

McLaren garantiu a terceira “dobradinha”

Oscar Piastri venceu o GP de Espanha e dilatou a vantagem no Mundial de Fórmula 1 de 2025 ao terminar à frente do colega de equipa, Lando Norris. Max Verstappen tentou dar luta, mas acabou por cortar a meta em 5.º antes de ser penalizado e cair para o 10.º posto.

PEDRO RORIZ (redacao@autolook.pt)

Em Barcelona, tal como suceder em Xangai e em Miami, a McLaren voltou a ver os seus dois pilotos nas duas primeiras posições, sempre com o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) à frente do inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes), o que permite ao primeiro e à equipa de Woking cimentarem a posição de comandantes do respetivo campeonato.

Foi a sétima vitória – quinta na temporada –, de Oscar Piastri, que iguala o número de triunfos do colombiano Juan Pablo Montoya e passa a ter 10 pontos de vantagem sobre Lando Norris. Se no momento da partida, o australiano, que estava na “pole position”, manteve a posição, já Lando Norris, que estava ao seu lado foi surpreendido pelo arranque de Max Verstappen (Red Bull/Honda).

O neerlandês ascendeu ao comando na primeira paragem, para troca de pneus, mas o piloto da McLaren regressou ao comando quando o campeão parou pela segunda vez, para, a partir daí, parar duas vezes sem perder o primeiro lugar.

A corrida foi monótona, com a maior parte das posições a ficarem decididas cedo, com a emoção a voltar só a 10 voltas do fim, quando o italiano Kimi Antonelli (Mercedes) saiu da pista e o “safety car” teve de entrar em ação para o “W16” ser retirado do local onde tinha ficado parado.

Nessa altura, Oscar Piastri, Lando Norris e Max Verstappen aproveitaram para uma derradeira troca de pneus, e no recomeço da corrida, se os pilotos da McLaren “fugiram”, o neerlandês e o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) “tocaram-se”, na luta pelo derradeiro lugar do pódio.

O piloto da Ferrari levou a melhor sobre o seu adversário, que seria penalizado, em 10 segundos, por ter “empurrado” o inglês George Russell (Mercedes) para fora da pista, o que o relegou para o décimo lugar, enquanto o inglês terminava à frente do alemão Nico Hulkenberg (Kick Sauber/Ferrari), que “pulou” de 15.º à partida para o quinto lugar final.

Entre Nico Hulkenberg e Max Verstappen, que arrecadou o derradeiro ponto, classificaram-se o inglês Lewis Hamilton (Ferrari), que nunca esteve na luta pelos lugares do pódio, os franceses Isack Hadjar (VCAR/Honda) e Pierre Gasly (Alpine/Renault) e o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), que marcou, na nona corrida, os primeiros pontos da temporada. Com estes resultados, o australiano Piastri alarga para 10 os pontos de vantagem sobre Lando Norris no Mundial de pilotos.

FICHA DA PROVA

Prova – Aramco Gran Premio de España

Circuito – Circuit de Barcelona-Catalunya

Extensão – 307,236 km = 66 x 4,657 km

“Pole position” – Oscar Piastri (McLaren MCL39/Mercedes), 1 volta (4,657 km) em 1’11,546’’ (234,327 km/h)

Grelha de partida1.ª linha: Oscar Piastri (McLaren MCL39/Mercedes), 1’11,546”; Lando Norris (McLaren MCL39/Mercedes), 1’11,755’’; 2.ª linha: Max Verstappen (Red Bull RB21/Honda), 1’11,848”; George Russell (Mercedes W16/Mercedes), 1’11,848’’; 3.ª linha: Lewis Hamilton (Ferrari SF-25/Ferrari), 1’12,045”; Kimi Antonelli (Mercedes W16/Mercedes), 1’12,111’’; 4.ª linha: Charles Leclerc (Ferrari SF-25/Ferrari), 1’12,131”; Pierre Gasly (Alpine A525/Renault), 1’12,199’’; 5.ª linha: Isack Hadjar (VCARB02/Honda), 1’12,252”; Fernando Alonso (Aston Martin AMR25/Mercedes), 1’12,284”; 6.ª linha: Alexander Albon (Williams FW47/Mercedes), 1’12,641’’; Gabriel Bortoletto (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’12,756’’; 7.ª linha: Liam Lawson (VCARB02/Honda), 1’12,763”; Oliver Bearman (Haas VF-25/Ferrari), 1’13,315’’; 8.ª linha: Nico Hulkenberg (Kick Sauber C45/Ferrari), 1’13,190”; Esteban Ocon (Haas VF-25/Ferrari), 1’13,201’’; 9.ª linha: Carlos Sainz (Williams FW47/Mercedes), 1’13,203”; Franco Colapinto (Alpine A525/Renault), 1’13,334’’

Nota – Yuki Tsunoda (Red Bull RB21/Honda) parte da via das “boxes”, por o carro ter sido mexido no Parque Fechado; Lance Stroll não parte por não estar em condições físicas

Comandantes sucessivos – Oscar Piastri, da 1.ª à 22.ª volta; Max Verstappen, da 23.ª à 29.ª volta; Oscar Piastri, da 30.ª à 66.ª volta

Volta mais rápida – Oscar Piastri (MCL39/Mercedes), 1 volta (4,657 km), em 1’15,743’’ (221,343 km/h)

Vencedor – Oscar Piastri, 66 voltas (307,236 km), em 1.32’57,375’’

CLASSIFICAÇÃO

PILOTO CHASSIS MOTOR TEMPO
Oscar Piastri McLaren MCL39 Mercedes 1.32’57,375”
Lando Norris McLaren MCL39 Mercedes a 2,471”
Charles Leclerc Ferrari SF-25 Ferrari a 10,455”
George Russell Mercedes W16 Mercedes a 11,359”
Nico Hulkenberg Kick Sauber C45 Ferrari a 13,648”
Lewis Hamilton Ferrari SF-25 Ferrari a 15,508”
Isack Hadjar VCARB02 Honda a 16,022”
Pierre Gasly Alpine A525 Renault a 17,882”
Fernando Alonso Aston Martin AMR25 Mercedes a 21,564”
Max Verstappen Red Bull RB21 Honda a 21,826”
Liam Lawson VCARB02 Honda a 25,532”
Gabriel Bortoleto Kick Sauber C45 Ferrari a 25,996”
Yuki Tsunoda Red Bull RB21 Honda  a 28,822”
Carlos Sainz Williams FW47 Mercedes a 29,309”
Franco Colapinto Alpine A525 Renault a 31’381”
Esteban Ocon Haas VF-25 Ferrari a 32,197”
Oliver Bearman Haas VF-25 Ferrari a 37,065”

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Oscar Piastri, 18 pontos; 2.º, Lando Norris, 176; 3.º, Max Verstappen, 137; 4.º, George Russell, 111; 5.º, Charles Leclerc, 94; 6.º, Lewis Hamilton, 71; 7.º, Kimi Antonelli, 48; 8.º, Alexander Albon, 42; 9.º Isack Hadjar, 21; 10.º, Esteban Ocon, 20; 11.º, Nico Hulkenberg, 16; 12.º, Lance Stroll, 14; 13.º, Carlos Sainz, 12; 14.º, Pierre Gasly, 11; 15.º, Yuki Tsunoda, 10; 16.º, Oliver Bearman, 6; 17.º, Liam Lawson, 4; 18.º, Fernando Alonso, 2.

CONSTRUTORES – 1.º, McLaren F1 Team, 362 pontos; 2.º, Scuderia Ferrari HP, 165; 3.º, Mercedes-AMG Petronas F1 Team, 159; 4.º, Oracle Red Bull Racing, 144; 5.º, Atlassian Williams Racing, 54; 6.º, Visa Cash App Racing Bulls F1 Team, 28; 7.º, MoneyGram Haas F1 Team, 26; 8.º, Stake F1 Team Kick Sauber, 16; 9.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 16; 10.º, BWT Alpine F1 Team, 11.

Próxima prova – Pirelli Grand Prix du Canada, dia 15 de Junho, no Circuit Gilles-Villeneuve.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *