McLaren em busca do oitavo triunfo no Canadá
A Fórmula 1 volta a atravessar o Oceano Atlântico, desta feita rumo ao Circuito Gilles Villeneuve, situado nos arredores da cidade de Montreal, no Canadá, para aquela que será a 10.ª corrida da temporada.
PEDRO RORIZ (redacao@autolook.pt)

Apesar dos incêndios florestais que ocorrem nas proximidades de Montreal, e que em anos anteriores chegaram a colocar em causa a realização da prova, por causa do fumo, para já a situação está controlada. Mesmo que as chamas continuem a lavrar na região, está garantida que a corrida será uma realidade, embora haja a esperança de os controlar até ao final da semana.
Vencedora de sete das nove corridas efetuadas, a McLaren parte como favorita, ficando a dúvida de saber qual dos seus pilotos, o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), que ocupa o lugar mais alto do pódio provisório, ou o inglês Lando Norris (McLaren), consegue a oitava vitória da marca.
Para já a vantagem recai para o australiano, que soma cinco vitórias contra duas do inglês, que tem 10 pontos de primazia no campeonato, com a equipa de Woking lançada para a revalidação do título de Construtores, já que dispõe de quase 200 pontos (197) de avanço sobre a Ferrari.

Apesar do “RB21’’ não estar ao nível dos seus antecessores, o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) tem feito o possível e os impossíveis para bater os “McLaren boys”, o que conseguiu no Japão e em Imola, feito que mais ninguém conseguiu.
Entretanto, Max Verstappen está a um ponto de ser penalizado, numa corrida, situação que se mantem para o Canadá e para a Áustria, uma vez que só depois da corrida austríaca vê os pontos acumulados, desde o ano passado, começarem a ser descontados.
Para além de Max Verstappen, o inglês George Russell (Mercedes) tem sido dos pilotos mais regulares, o que justifica o quarto lugar no respetivo campeonato, à frente do monegasco Charles Leclerc (Ferrari) e do inglês Lewis Hamilton (Ferrari), que continua a ter dificuldade em tirar todo o potencial do carro, estando longe daquilo que era esperado, muito em especial, em Maranello.

Ausente na prova de Espanha e depois de uma operação a que foi submetido ao pulso, em consequência de uma queda de bicicleta, ocorrida em 2023, o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) vai alinhar na prova caseira, como revelou a equipa, colocando ponto final nas dúvidas que se tinham levantado quanto à sua presença na corrida caseira.
Num circuito estreito, onde os locais de ultrapassagem não abundam, a qualificação, sem ter a importância que tem em Monte Carlo, pode ser determinante para definir o vencedor da corrida canadiana.
CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”
PILOTOS – 1.º, Oscar Piastri, 186 pontos; 2.º, Lando Norris, 176; 3.º, Max Verstappen, 137; 4.º, George Russell, 111; 5.º, Charles Leclerc, 94; 6.º, Lewis Hamilton, 71; 7.º, Kimi Antonelli, 48; 8.º, Alexander Albon, 42; 9.º Isack Hadjar, 21; 10.º, Esteban Ocon, 20; 11.º, Nico Hulkenberg, 16; 12.º, Lance Stroll, 14; 13.º, Carlos Sainz, 12; 14.º, Pierre Gasly, 11; 15.º, Yuki Tsunoda, 10; 16.º, Oliver Bearman, 6; 17.º, Liam Lawson, 4; 18.º, Fernando Alonso, 2
CONSTRUTORES – 1.º, McLaren F1 Team, 362 pontos; 2.º, Scuderia Ferrari HP, 165; 3.º, Mercedes-AMG Petronas F1 Team, 159; 4.º, Oracle Red Bull Racing, 144; 5.º, Atlassian Williams Racing, 54; 6.º, Visa Cash App Racing Bulls F1 Team, 28; 7.º, MoneyGram Haas F1 Team, 26; 8.º, Stake F1 Team Kick Sauber, 16; 9.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 16; 10.º, BWT Alpine F1 Team, 11
CALENDÁRIO PARA 2026 DEFINIDO
A Liberty revelou o calendário para o “Mundial” do próximo ano, com uma novidade, a realização de uma segunda prova em Espanha, no novo traçado desenhado em Madrid, em substituição da corrida efetuada em Imola.
Para além disso surgem algumas alterações na ordenação das provas, com o Canadá a suceder a Miami, para poupar uma deslocação inter-continental, e com a corrida madrilena a fechar a temporada europeia, que passa a arrancar no Mónaco.
Continuam a haver corridas em fins-de-semana seguidos (Austrália/China, Bahrien/Arábia Saudita, Mónaco/Espanha, Austria/Inglaterra, Bélgica/Hungria, Itália/Espanha), com o final da temporada a ter, por duas vezes, três corridas seguidas (Estados Unidos/México/Brasil e Estados Unidos/Qatar e Abu Dhabi). A pausa acontecerá entre as corridas da Hungria e dos Países Baixos.
| DATA | PAÍS | CIRCUITO |
| 8 de Março | Austrália | Melbourne |
| 15 de Março | China | Xangai |
| 29 de Março | Japão | Suzuka |
| 12 de Abril | Bahrein | Sakhir |
| 19 de Abril | Arábia Saudita | Jeddah |
| 3 de Maio | Estados Unidos | Miami |
| 24 de Maio | Canadá | Montreal |
| 7 de Junho | Mónaco | Monte Carlo |
| 14 de Junho | Espanha | Barcelona |
| 28 de Junho | Áustria | Spielberg |
| 5 de Julho | Inglaterra | Silverstone |
| 19 de Julho | Bélgica | Spa-Francorchamps |
| 26 de Julho | Hungria | Hungaroring |
| 23 de Agosto | Paises Baixos | Zandvoort |
| 6 de Setembro | Itália | Monza |
| 13 de Setembro | Espanha | Madrid |
| 27 de Setembro | Azerbeijão | Baku |
| 11 de Outubro | Singapura | Marina Bay |
| 25 de Outubro | Estados Unidos | Austin |
| 1 de Novembro | México | Cidade do México |
| 8 de Novembro | Brasil | São Paulo |
| 21 de Novembro | Estados Unidos | Las Vegas |
| 29 de Novembro | Qatar | Losail |
| 6 de Dezemro | Abu Dhabi | Yas Marina |

