“McLaren boys” querem desfazer a igualdade
A quarta edição do Grande Prémio de Miami, de Fórmula 1, realiza-se este fim de semana e, uma vez mais, terá lugar no Miami International Autodrome, em torno do imponente Hard Rock Stadium.
PEDRO RORIZ (redacao@autolook.pt)
O traçado citadino de Miami, desenhado ao redor do Hard Rock Stadium, onde jogam os Miami Dolphins, na NFL, é palco da sexta corrida da temporada e a quarta do Grande Prémio de Miami. Trata-se de uma prova com os “McLaren boys”, o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) e o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes), a chegarem ao circuito da Florida empatados no comando do campeonato, com 12 pontos de vantagem sobre o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda.
Surpresa o facto do jovem australiano estar a bater o mais experiente inglês, com Lando Norris a parecer acusar a pressão do seu colega de equipa ao reconhecer que não tem tido a melhor abordagem das provas.
Esse “sintoma” fica bem demonstrativo com o facto de estar a perder, por 3-1, em número de vitórias para Oscar Piastri, depois dos pilotos da equipa de Woking terem ganho quatro das cinco provas efetuadas. Para Lando Norris, o local não pode trazer melhores recordações, já que foi em Miami que, o ano passado, venceu pela primeira vez uma corrida de Fórmula 1, depois de Max Verstappen ter triunfado nos dois anos anteriores.
A superioridade da McLaren parece evidente e resta saber se alguém consegue contrariá-lo com o campeão do mundo, Max Verstappen, e o inglês George Russell (Mercedes) a parecer serem os mais capazes do o fazer.
Aguarda-se, com curiosidade, se as alterações feitas nos Ferrari vão permitir ao monegasco Charles Leclerc e ao inglês Lewis Hamilton, ambos em Ferrari, vencedor da corrida Sprint, na China, entrarem na luta pelas primeiras posições.
Tal como em Xangai, na China, haverá uma corrida Sprint, no sábado, que poderá dar indicação às equipas para as modificações, que precisarão de ser efetuadas para o Grande Prémio.
Curiosidade em ver se o jovem Kimi Antonelli (Mercedes) continua a ser o melhor dos estreantes, se Pierre Gasly (Alpine/Renault) volta a integrar o lote dos mais rápidos e se o espanhol Carlos Sainz (Williams/Mercedes) consegue tirar partido da eficácia que o “FW 47” tem demonstrado nas mãos do tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes).
PROGRAMA
SEXTA-FEIRA (2 DE MAIO)
17h30 — Primeira sessão de treinos livres
21h30 — Qualificação para a corrida Sprint
SÁBADO (3 DE MAIO)
17h00 — Corrida Sprint
21h00 — Qualificação
DOMINGO (4 DE MAIO)
21h00 — Corrida
CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”
PILOTOS – 1.º, Oscar Piastri, 99 pontos; 2.º, Lando Norris, 99; 3.º, Max Verstappen, 87; 4.º, George Russell, 73; 5.º, Charles Leclerc, 47; 6.º, Kimi Antonelli, 38; 7.º, Lewis Hamilton, 31; 8.º, Alexander Albon, 20; 9.º, Esteban Ocon, 14; 10.º, Lance Stroll, 10; 11.º, Nico Hulkenberg, 6; 12.º, Pierre Gasly, 6; 13.º, Oliver Bearman, 6; 14.º Isack Hadjar, 5; 15.º, Carlos Sainz, 2; 16.º, Yuki Tsunoda, 5.
CONSTRUTORES – 1.º, McLaren F1 Team, 188 pontos; 2.º, Mercedes-AMG Petronas F1 Team, 111; 3.º, Oracle Red Bull Racing, 89; 4.º, Scuderia Ferrari HP, 78; 5.º, Atlassian Williams Racing, 25; 6.º, MoneyGram Haas F1 Team, 20; 7.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 10; 8.º, Visa Cash App Racing Bulls F1 Team, 8; 9.º, Stake F1 Team Kick Sauber, 6; 10.º, BWT Alpine F1 Team, 6.

