Mazda3 premiado com “World Car Awards”

Modelo dá continuidade ao sucesso da marca japonesa na conceituada competição. Novo triunfo da filosofia de design Kodo: a Alma do Movimento.

(auto.look2010@gmail.com9

Coroando as celebrações do centenário da Mazda, que estão a decorrer ao longo do presente ano, o Mazda3 acaba de se ver distinguido com o troféu de “World Car Design of the Year 2020”, uma das categorias de suporte aos troféus “World Car Awards 2020”. O Mazda3 tornou-se, assim, no segundo modelo da marca a conquistar este conceituado troféu de design, depois do Mazda MX-5 em 2016.

«Antes de aceitar este prémio, a Mazda Motor Corporation gostaria de expressar a sua solidariedade junto de todos aqueles que têm sido afectados pelo coronavírus», referiu Akira Marumoto, presidente & CEO da Mazda Motor Corporation.

«Estamos verdadeiramente honrados pela atribuição deste galardão “World Car Design of the Year”, em especial num ano em que festejamos o 100.º aniversário da fundação da Mazda. Iremos continuar a desenvolver produtos, linhas, tecnologias e experiências únicas para os nossos clientes», acrescentou o também director representativo.

Conceito lançado em 2010, a inédita filosofia de design Kodo da Mazda assume a capacidade de dar uma vívida vitalidade a um automóvel, tornando-se num factor impulsionador dos múltiplos prémios e distinções internacionais que têm sido atribuídas à actual gama de modelos Mazda, nesta área.

Introduzido em 2019, o Mazda3 foi o primeiro modelo da nova geração a espelhar as evoluções da inovadora linguagem de design Kodo, num conceito mais amadurecido que visa um maior prestígio em termos de estilo, através da elegância e do rigor de uma estética minimalista, do tipo “menos é mais”, inspirada nas mais puras tradições da arte japonesa, e da beleza do espaço entre os objectos.

Fruto da aplicação de centenas de horas de trabalho minucioso, nos domínios da escultura e da pintura em argila, foi possível aprimorar o design único do Mazda3, modelo que conta com uma carroçaria de superfícies lisas que reflecte ondulações subtis de luz e de sombras, dando-lhe uma natural e poderosa expressão de vitalidade.

A criação de uma tal vitalidade controlada, de uma forma bonita e simples, requer imensos períodos de tempo, de disciplina e de trabalho artesanal, fundamentais para se atingir a elegância japonesa da visão de design exclusivo da próxima geração de modelos Mazda, na qual a experiência de posse se vê ainda mais enriquecida pela apresentação de um automóvel como peça de arte.

A Mazda já conta com um bem sucedido historial nos “World Car Awards”, evento de cariz anual que integra um painel com 86 jurados, jornalistas do sector automóvel, em representação de 25 países (inclui um jurado português). O troféu “World Car Design of the Year 2020” é o mais recente reconhecimento atribuído ao Mazda3, tornando-se parte de um vasto leque de troféus já conquistados, incluindo, entre outros, o “Red Dot: Best of the Best 2019”, na categoria “Red Dot Product Design”, o título de “Vencedor Absoluto” da iniciativa feminina mundial “Women’s Car of the Year 2019”, ou o ceptro de “Small Hatch of the Year” atribuído na cerimónia de “Carro do Ano 2020” no Reino Unido, ou mesmo os títulos absolutos de “Carro do Ano” alcançados na China (2020) e na Tailândia (2019).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: