“Mazda CXperience” encantou pela Costa de Prata

A emblemática região da Costa de Prata recebeu de braços abertos mais de meia centena de Mazda CX-3 e Mazda CX-5, no âmbito do encontro “Mazda CXperience”. As características desta dupla de crossovers Mazda foram testadas em diferentes tipos de terreno, num programa que se completou com as habituais componentes, cultural e gastronómica.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos JOÃO SOUSA

“Mazda CXperience” abraçou uma região rodeada pela natureza, oferecendo um retrato ilustrativo de uma enorme área interessante e diversificada. Foram momentos de vivências e caminhos em diferentes tipos de terreno, onde o asfalto “bateu” a terra batida, mas sempre do agrado de todos.

Quando o tema é diversidade, a região da Ria de Aveiro merece atenção especial, com o seu vasto património natural e arquitectónico, biológico e histórico, do passado e do presente. O passeio começou em Ílhavo, em pleno coração da nobre região da Costa de Prata. Temperado pelo sal e pelo sol, o encontro “Mazda CXperience” prometia muita condução, mas o “aquecimento” dos motores foi efectuado no berço da fábrica da Vista Alegre.

A Capela da Vista Alegre, compreendendo o túmulo de D. Manuel de Moura Manuel, bispo de Miranda, que data dos finais do século XVII, foi o ponto de

partida de culto e cultura. «Quero que saiam daqui com uma vista mais alegre», disse Duarte José, o guia que anunciou que «tudo o que aqui há é obra do bispo D. Manuel de Moura Manuel, executado em sua vida, com excepção de duas torres da capela que foram levantadas pelo fundador fábrica, José Ferreira Pinto Basto, quase dois séculos depois, ainda que de acordo com o projecto inicial».

Edificado a 1 de Julho de 1824, «é um templo muito perfeito, com os seus três altares – ou três Capelas –, sendo que o principal é dedicado à Senhora da Penha de França, e os seus colaterais são dedicados ao Mistério da Conceição e ao Mistério e Título do Rosário».

O interior é de uma só nave, que cobre também o coro alto, terminando com uma capela na cabeceira. E foi a partir daqui que, a poucos metros, entrámos no Museu da Fábrica da Vista Alegre, um símbolo da excelência nacional nos domínios da

criatividade da qualidade.

O espaço, recentemente ampliado, evoca tanto o património industrial da fábrica como o percurso da sua comunidade operária, naquele que é um dos maiores e mais antigos bairros industriais europeus com quase dois séculos de existência. Tal e qual como a Capela da Vista Alegre.

AUTOLOOK NO PASSEIO COM MAZDA CX-5 DA LITOCAR N

Lá fora, no amplo espaço de entrada da capela e museu, paredes meias com o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, encontravam-se estacionados 52 veículos CX-3 e CX-5 prontos a iniciar o encontro da

mais de uma centena de participantes ao volante do “Mazda CXperience”. Um olhar rápido pelo Road-Book, constatámos que teríamos um percurso interessante pela frente. O triângulo Ílhavo-Figueira da Foz-Tentúgal conferia ao “Passeio Costa de Prata” um dia inesquecível com o selo “Mazda CXperience”.

Cedido gentilmente pela LITOCAR N, concessionário da marca Mazda para a região de Coimbra, o “nosso” CX-5 juntou-se aos restantes 51 SUV/crossovers do catálogo Mazda. Depois do “welcome coffee”, mais de centena de pessoas, divididas pelos 52 exemplares CX-3 e CX-5, fez-se à estrada. Uma caravana bem-disposta disponível para enfrentar o percurso, entre clientes, representantes de Concessionários Mazda, convidados e organização, a cargo da Mazda Motor de Portugal.

Estava dada a partida, no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, para atravessar a

primeira ponte num dos canais da Ria da Aveiro, rumo a sul. Condutores e acompanhantes iniciaram a primeira parte desta “Mazda CXperience”. Formando uma extensa e colorida caravana, os Mazda CX-3 e Mazda CX-5 foram conduzidos para um percurso de 79 km, num conjunto de experiências sobre diferentes tipos de pisos, inéditas para os estreantes, ou de confirmação das capacidades para quem, uma vez mais, pôde evoluir os seus dotes de exploradores.

A primeira metade do dia atingia-se no Restaurante Quinta de Salmanha, na Figueira da Foz, local do retemperador almoço, onde se trocaram as primeiras experiências e se partilharam múltiplas fotos do passeio nas diferentes redes sociais.

 

NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO SAL:

UM JARDIM JUNTO AO MONDEGO

Seguiu-se um pequeno percurso rumo ao Núcleo Museológico do Sal, o segundo ponto de visita do programa, espaço inaugurado a 17 de Agosto de 2007, com o objectivo de interpretar, valorizar e difundir testemunhos singulares da relação do Homem com o território das salinas do concelho da Figueira da Foz.

“Um jardim de sal” esmeradamente “plantado” na margem esquerda do rio Mondego, em Lavos, a retemperar os campos verdejantes onde se podem fazer percursos pedestres. Já no Núcleo Museológico do Sal, é possível observar aves, além de apreciar exposições permanentes e temporárias, visitas orientadas, serviço educativo, workshops temáticos, fundo documental e adquirir produtos relacionados com o sal na apelativa montra da sua loja.

Restavam cerca de 35 km para a conclusão do “Mazda CXperience”. Foram três

 

dezenas e meia de quilómetros desenhados pela Estrada Nacional 111 que serviram para confirmar as capacidades dos SUV Mazda, com passagem por Carritos, Caceira, Alhadas, Fonte do Ramilo, Maiorca, Quinhendros, Montemor-o-Velho, Lavariz e Meãs, que nos levou ao doce destino de Tentúgal.

Na Pastelaria Afonso, Olga Cavaleiro, presidente da Federação das Confrarias mas também presidente da Confraria de Tentúgal, serviu a caravana com deliciosos Pastéis de Tentúgal. Originalmente criado pelas freiras carmelitas do Carmelo de Tentúgal e confeccionado desde os finais do século XIX, este exemplar da doçaria conventual portuguesa foi finalista das “7 Maravilhas da Gastronomia” portuguesa.

Um doce modo de terminar esta primeira “Mazda CXperience” de 2019 que se traduziu-se num enorme sucesso, com os proprietários de modelos Mazda CX-3 e Mazda CX-5 a evidenciarem toda a sua pujança e que, à sua passagem, não deixou ninguém indiferente. Para trás ficou o triângulo Ílhavo-Figueira da Foz-Tentúgal, com o título “Passeio Costa de Prata”, mas há já quem prepare novo evento lúdico/cultural sob a égide do conceito “Mazda CXperience”, desenhado para os actuais dois SUV/crossovers do catálogo da Mazda.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação