Mazda CX-30 conquista “5 Estrelas” na Euro NCAP

Excepcional registo de 99% na categoria de “Ocupantes Adultos” e distinção com vasto leque de tecnologias de segurança i-Activsense suportadas por uma dinâmica de condução de nível superior.

(auto.look2010@gmail.com)

O novo Mazda CX-30 acaba de se ver certificado pela Euro NCAP com a avaliação máxima de 5 estrelas, na sequência da mais recente bateria de testes desta organização. A seguir ao Mazda6 em 2018 e ao novo Mazda3 no início do presente ano, este é o terceiro Mazda a alcançar a classificação máxima de 5 estrelas, de acordo com os actuais e mais restritivos critérios de avaliação da Euro NCAP.

O Mazda CX-30 obteve uma performance impressionante em todas as 4 categorias de testes que a Euro NCAP avalia – “Ocupantes Adultos”, “Ocupantes Crianças”, “Utilizadores Vulneráveis das Estradas” (segurança de peões) e “Apoio à Segurança”. Este excelente resultado é resultado de três factores-chave: a adopção da mais recente Skyactiv-Vehicle Architecture, estrutura de baixo peso mas com uma elevada rigidez e capacidade de absorção de impactos, um vasto leque de tecnologias avançadas de segurança i-Activsense, que ajudam os condutores a identificar potenciais riscos e a reduzir a probabilidade de danos ou lesões, e os elevados padrões no domínio da protecção de peões.

Alcançando uma excepcional pontuação de 99% na categoria “Ocupantes Adultos”, o Mazda CX-30 alcançou o máximo de pontos no teste de impacto frontal a toda a largura, bem como nos impactos com uma barreira e lateral contra um poste. O sistema SmartBrake Support da Mazda também registou pontuações máximas em testes a baixa velocidade, evitando-se as colisões em todos os cenários gerados.

O novo Mazda CX-30 registou, também, uma excelente pontuação de 86% na categoria de “Ocupantes Crianças”, incluindo uma nota máxima nas verificações de instalação do Sistema de Retenção Infantil e na protecção no teste de impacto lateral. Já no critério “Utilizadores Vulneráveis das Estradas” (segurança de peões), o modelo registou uma pontuação de 80%, com pontuações máximas na protecção da zona das pernas e da pélvis. Uma pontuação de 77% na categoria de “Apoio à Segurança” reconhece a eficiência do novo Mazda CX-30 decorrente do abrangente pacote de segurança i-Activsense.

A superior dinâmica de condução permitida pela implementação da Skyactiv Technology da Mazda também contribuiu para o resultado de conjunto de 5 estrelas alcançado pelo novo Mazda CX-30, fruto de uma aceleração, travagem, maneabilidade e direcção lineares, ágeis e previsíveis. Tornando-o mais fácil de conduzir com segurança, as tecnologias empregues reduzem o potencial de acidentes, sem comprometer o tradicional prazer de condução Mazda.

Michiel van Ratingen, secretário-geral da Euro NCAP, deu os «parabéns à Mazda por mais um resultado quase perfeito no domínio da segurança de ocupantes adultos». «Há ainda vários carros por avaliar em 2019 mas é improvável que possamos ver fazer melhor nesta vertente da avaliação», sublinhou.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação