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Mazda 3 e-skyactiv X Homura eleva a potência

Com a possibilidade de escolha entre manual ou automatizada, e diferenças nas seis relações de transmissão e final, esta motorização está disponível para as versões de tracção dianteira ou integral.

FAUSTO MONTEIRO GRILO

Na motorização 2.0 litros a gasolina de injecção directa 16V-DOHC, e pós-tratamento dos gases de escape através de catalisador de três vias e filtro de partículas, a potência aumentou para os 186cv (137 kW)/6.000 rpm, contando com o auxílio do agregado mecânico de 1,7 kW alimentado por bateria de iões de Lítio de 162 Wh.

A designação de agregado mecânico, tem a ver com a forma como o gerador/motor se encontra ligado ao bloco motor por correia, de igual forma como acontece com outros agregados mecânicos (bombas água, óleo entre outros). A bateria de baixa capacidade está entre as rodas na via dianteira, e face a este conjunto, este Mazda recebe a designação “mild hybrid” ou por outras palavras, um híbrido suave.

No que diz respeito ao bloco de quatro cilindros em linha (1.998cc) a designação SPCCI revela a tecnologia “Spark Controled Compression Ignition” que conjuga valores de taxa de compressão (15,0:1) habitualmente encontrados nos Diesel, com as vantagens dos motores a gasolina, nos quais a faísca é provocada por vela.

No entanto, os “skyactiv X” são apresentados com outra característica mais aproximada dos Diesel. Durante o tempo de admissão é injectada uma mistura empobrecida no tocante a combustível e mas rica em ar. Depois da compressão e no momento da explosão, forma-se uma mistura mais rica, melhorando o tempo-motor.

Esta gestão ou modo SPCCI funciona na maioria das condições de operação, excepto durante os arranques a frio, na fase inicial de aquecimento e com cargas muito elevadas. Nestes casos, o motor alterna, sem problemas, para um funcionamento tradicional, com velas de ignição com uma mistura estequiométrica convencional de ar-combustível de 14,7:1, dando sempre prioridade à poupança de combustível e diminuição de emissões poluentes.

Com a possibilidade de escolha entre manual ou automatizada, e diferenças nas seis relações de transmissão e final, esta motorização está disponível para as versões de tracção dianteira ou integral.

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