Max Verstappen: o 34.º campeão do Mundo
A incerteza quanto ao campeão durou até ao derradeiro centímetro do Grande Prémio de Abu Dhabi. Quando tudo parecia perdido, o piloto neerlandês beneficiou de um “Safety Car” para chegar junto do rival Lewis Hamilton, ultrapassá-lo e tornar-se campeão do mundo…
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)
Foi nos derradeiros 5,218 km das 22 corridas do campeonato que o título se decidiu com o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) a vencer a corrida e a garantir o título que até aí parecia estar nas mãos do inglês Lewis Hamilton (Mercedes).
Com um arranque “canhão”, Lewis Hamilton assumiu o comando logo no início da corrida, à frente de Max Verstappen que, por largar com pneus macios, parou logo na 14.ª volta para montar pneus duros, o que “obrigou” Lewis Hamilton a parar na volta seguinte para trocar os médios, com que arrancou, por duros para evitar ser ultrapassado, o que deixou o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) no comando da corrida.
Apesar de ter partido com pneus macios, o mexicano “travou” o inglês, o que permitiu ao neerlandês aproximar-se do seu adversário, com Max Verstappen a aproveitar uma situação de “virtual safety car”, para parar e montar pneus macios, na tentativa de conseguir chegar a Lewis Hamilton.
Mas a escassas voltas do fim, Sergio Perez foi forçado a desistir e isso garantiu de imediato o título de Construtores à Mercedes, apesar da presença discreta do finlandês Valtteri Bottas (Mercedes), que terminou num discreto sexto lugar, atrás dos dois pilotos da Alpha Tauri, o japonês Yuki Tsunoda, que fechou o ano com o excelente quarto lugar, e do francês Pierre Gasly, que traduziu na corrida o bom desempenho que tinha tido nos treinos.
Mas no recomeço Max Verstappen estava demasiado longe de Lewis Hamilton, uma vez que o atraso era superior a um segundo por volta, em função do número de voltas que faltavam para o final da corrida, o que apontava para uma vitória de Lewis Hamilton, com a consequente conquista do título.
Só que, a cinco voltas do fim, o canadiano Nicholas Latifi (Williams/Renault) “bateu”, o que obrigou à entrada do “Safety Car”, com a corrida a recomeçar na derradeira volta, depois de a direcção da prova ter começado por dizer que os carros que estavam entre os dois primeiros não eram autorizados a ultrapassar o SC, o que deixava quatro carros entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, o que fazia com que Max Verstappen não tivesse tempo para ameaçar o triunfo de Lewis Hamilton.
Mas a direcção de corrida decidiu permitir que os carros dobrados pelo comandante rumassem ao fim da linha, o que colocou o neerlandês atrás do inglês, com Max Verstappen a aproveitar o recomeço da corrida para ultrapassar o Mercedes, alcançar a 20.ª vitória da carreira e tornar-se campeão do Mundo.
MERCEDES PROTESTOU JUNTO DA FIA
Entretanto, a Mercedes protestou as decisões da direcção de corrida nas derradeiras voltas e a classificação da corrida e do campeonato fica suspensa até que haja uma decisão, que pode ir até ao Tribunal de Apelação da Federação Internacional do Automóvel (FIA).
A escuderia alemã alega que Max Verstappen violou o Artigo 48.8 do código desportivo da FIA, que proíbe que os pilotos ultrapassem sob período de “Safety Car”, colocando em causa o momento em que o piloto se coloca junto a Lewis Hamilton.
A segunda alegação diz respeito à violação do código 48.12, que fala sobre os pilotos “dobrados” no período de “Safety Car”, já que Lando Norris, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Charles Leclerc e Sebastian Vettel foram autorizados a ultrapassarem os líderes e o “Safety Car”, mas a corrida foi autorizada a ser reiniciada sem o espaço de uma volta para que o pelotão fizesse o esforço para se aproximar. Desta forma, as classificações da corrida – e do campeonato –, diz a FIA, estão suspensas.
Com as atenções centradas no duelo anglo-neerlandês ninguém deu atenção ao terceiro lugar do espanhol Carlos Sainz (Ferrari), que concretizou o seu objectivo, que era o de terminar em quinto o campeonato, impondo-se ao inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes), sétimo, e ao monegasco Charles Leclerc (Ferrari), décimo, que partiram, para a derradeira corrida, à sua frente no “Mundial”.
O espanhol Fernando Alonso (Alpine/Renault) e o francês Esteban Ocon (Alpine/Renault) completaram o lote de pilotos nos lugares pontuáveis, ao terminarem entre Lando Norris e Charles Leclerc.
Refira-se, por outro lado, que o grande duelo entre Lewis Hamilton e Max Verstappen pelo título ficou ainda marcado pela ausência do russo Nikita Mazepin que testou positivo à Covid-19 e não esteve na largada.
O piloto russo, que teve uma época para esquecer na sua estreia no “grande circo”, sem qualquer ponto somado e com muitos a questionarem as suas qualidades, iria partir do último lugar da grelha.
Ficha da prova
Grande Prémio – Etihad Airways Abu Dhabi Grand Prix
Circuito – Yas Marina Circuit,
Extensão – 306,183 km = 58 x 5,821 km
“Pole position” – Max Verstappen (Red Bull 16B/Honda), 1 volta 5,821 km), em 1’22,109” (231,541 km/h)
Grelha de partida – 1.ª linha: Max Verstappen (Red Bull RB16B/Honda), 1’22,109”; Lewis Hamilton (Mercedes W12/Mercedes), 1’22,480”; 2.ª linha: Lando Norris (McLaren MCL35/Mercedes), 1’22,931”; Sérgio Perez (Red Bull/Honda), 1’22,947”; 3.ª linha: Carlos Sainz (Ferrari SF21/Ferrari), 1’22,992”; Valtteri Bottas (Mercedes W12/Mercedes), 1’23,036”; 4.ª linha: Charles Leclerc (Ferrari SF21/Ferrari), 1’23,122”; Yuki Tsunuda (Alpha Tauri AT02/Honda), 1’23,220”; 5.ª linha: Esteban Ocon (Alpine A521/Renault), 1’23,389”; Daniel Riccardo (McLaren MCL35/Mercedes), 1’23,409”; 6.ª linha: Fernando Alonso (Alpine A521/Renault), 1’23,460”; Pierre Gasly (Alpha Tauri AT02/Honda), 1’24,043”; 7.ª linha: Lance Stroll (Aston Martin AMR21/Mercedes), 1’24,066”; Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo C41/Ferrari), 1’24,251”; 8.ª linha: Sebastian Vettel (Aston Martin AMR21/Mercedes), 1’24,305”; Nicholas Latifi (Williams FW43B/Mercedes), 1’24,338”; 9.ª linha: George Russell (Williams FW43B/Mercedes), 1’24,423”; Kimi Raikkonen (Alfa Roneo C41/Ferrari), 1’24,779”; 10.ª linha: Mick Schumacher (Haas VF-21/Ferrari), 1’24,906”
Nota – Nikita Mazepin não alinhou por ter testado positivo ao Covic-19 na manhã de domingo
Comandantes sucessivos – Lewis Hamilton, da 1.ª à 15.ª volta; Sergio Perez, da 16.ª à 20.ª volta; Lewis Hamilton, da 21.ª à 57.ª volta; Max Verstappen, na 58.ª volta
Volta mais rápida – Max Verstappen (Red Bull/Honda), 1 volta (5,281 km), em 1’26,103” (220,800 km/h)
Vencedor – Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda), 58 voltas (306,183 km), em 1.30’17,345” (203,468 km/h)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | PILOTO | CARRO | MOTOR | TEMPO |
1.º | Max Verstappen | Red Bull 16B | Honda | 1.30’17,345″ |
2.º | Lewis Hamilton | Mercedes W12 | Mercedes | a 2,256″ |
3.º | Carlos Sainz | Ferrari SF21 | Ferrari | a 5,173″ |
4.º | Yuki Tsunoda | Alpha Tauri AT02 | Honda | a 5,692″ |
5.º | Pierre Gasly | Alpha Tauri AT02 | Honda | a 6.531″ |
6.º | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | a 7.463″ |
7.º | Lando Norris | McLaren MCL35 | Mercedes | a 59,200″ |
8.º | Fernando Alonso | Alpine A521 | Renault | a 1’01,708″ |
9.º | Esteban Ocon | Alpine A521 | Renault | a 1’04,026″ |
10.º | Charles Leclerc | Ferrari SF21 | Ferrari | a 1’06,057″ |
11.º | Sebastian Vettel | Aston Martin AMR21 | Mercedes | a 1’07,527″ |
12.º | Daniel Ricciardo | McLaren MCL35 | Mercedes | a 1 volta |
13.º | Lance Stroll | Aston Martin AMR21 | Mercedes | a 1 volta |
14.º | Mick Schumacher | Haas VF-21 | Ferrari | a 1 volta |
CLASSIFICAÇÕES FINAIS DOS “MUNDIAIS”
PILOTOS – 1.º Max Verstappen, 395,5 pontos; 2.º Lewis Hamilton, 387,5; 3.º Valtteri Bottas, 226; 4.º Sérgio Perez, 190; 5.º Carlos Sainz, 164,5; 6.º Lando Norris, 160; 7.º Charles Leclerc, 159; 8.º Daniel Ricciardo, 115; 9.º Pierre Gasly, 100; 10.º Fernando Alonso, 81; 11.º Esteban Ocon, 74; 12.º Sebastian Vettel, 43; 13.º Lance Stroll, 34; 14.º Yuki Tsunoda, 32; 15.º George Russell, 16; 16.º Kimi Raikkonen, 10; 17.º Nicholas Latifi, 7; 18.º Antonio Giovinazzi, 3.
CONSTRUTORES – 1.ª Mercedes-AMG Petronas F1 Team, 613,5 pontos; 2.ª Red Bull Racing Honda, 585,5; 3.ª Scuderia Ferrari Mission Winnow, 323,5; 4.ª McLaren F1 Team, 275; 5.ª Alpine Renault, 155; 6.ª Scuderia Alpha Tauri Honda, 142; 7.ª Aston Martin Cognizant F1 Team, 77; 8.ª Williams Mercedes, 23; 9.ª Alfa Romeo Racing Ferrari, 13.
CAMPEÕES MUNDIAIS
PILOTOS
ANO | PILOTO | CARRO |
1950 | Giuseppe Farina | Alfa Romeo |
1951 | Juan Manuel Fangio | Alfa Romeo |
1952 | Alberto Ascari | Ferrari |
1953 | Alberto Ascari | Ferrari |
1954 | Juan Manuel Fangio | Maserati/Mercedes-Benz |
1955 | Juan Manuel Fangio | Mercedes-Benz |
1956 | Juan Manuel Fangio | Ferrari |
1957 | Juan Manuel Fangio | Maserati |
1958 | Mike Hawthorn | Ferrari |
1959 | Jack Brabham | Cooper-Climax |
1960 | Jack Brabham | Cooper-Climax |
1961 | Phil Hill | Ferrari |
1962 | Graham Hill | BRM |
1963 | Jim Clark | Lotus-Climax |
1964 | John Surtess | Ferrari |
1965 | Jim Clark | Lotus-Climax |
1966 | Jack Brabham | Brabham-Repco |
1967 | Denis Hulme | Brabham-Repco |
1968 | Graham Hill | Lotus-Cosworth |
1969 | Jackie Stewart | Matra-Cosworth |
1970 | Jochen Rindt | Lotus-Cosworth |
1971 | Jackie Stewart | Tyrrell-Cosworth |
1972 | Emerson Fittipaldi | Lotus-Cosworth |
1973 | Jackie Stewart | Tyrrell-Cosworth |
1974 | Emerson Fittipaldi | McLaren-Cosworth |
1975 | Niki Lauda | Ferrari |
1976 | James Hunt | McLaren-Cosworth |
1977 | Niki Lauda | Ferrari |
1978 | Mario Andretti | Lotus-Cosworth |
1979 | Jody Scheckter | Ferrari |
1980 | Alain Jones | Williams-Cosworth |
1981 | Nelson Piquet | Brabham-Cosworth |
1982 | Keke Rosberg | Williams-Cosworth |
1983 | Nelson Piquet | Brabham-BMW Turbo |
1984 | Niki Lauda | McLaren-TAG Porsche Turbo |
1985 | Alain Prost | McLaren-TAG Porsche Turbo |
1986 | Alain Prost | McLaren-TAG Porsche Turbo |
1987 | Nelson Piquet | Williams-Honda Turbo |
1988 | Ayrton Senna | McLaren-Honda Turbo |
1989 | Alain Prost | McLaren-Honda |
1990 | Ayrton Senna | McLaren-Honda |
1991 | Ayrton Senna | McLaren-Honda |
1992 | Nigel Mansell | Williams-Renault |
1993 | Alain Prost | Williams-Renault |
1994 | Michael Schumacher | Benetton-Ford |
1995 | Michael Schumacher | Benetton-Renault |
1996 | Damon Hill | Williams-Renault |
1997 | Jacques Villeneuve | Williams-Renault |
1998 | Mika Hakkinen | McLaren-Mercedes |
1999 | Mika Hakkinen | McLaren-Mercedes |
2000 | Michael Schumacher | Ferrari |
2001 | Michael Schumacher | Ferrari |
2002 | Michael Schumacher | Ferrari |
2003 | Michael Schumacher | Ferrari |
2004 | Michael Schumacher | Ferrari |
2005 | Fernando Alonso | Renault |
2006 | Fernando Alonso | Renault |
2007 | Kimi Raikkonen | Ferrari |
2008 | Lewis Hamilton | McLaren/Mercedes |
2009 | Jenson Button | McLaren/Mercedes |
2010 | Sebastien Vettel | Red Bull/Renault |
2011 | Sebastien Vettel | Red Bull/Renault |
2012 | Sebastien Vettel | Red Bull/Renault |
2013 | Sebastien Vettel | Red Bull/Renault |
2014 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2015 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2016 | Nico Rosberg | Mercedes |
2017 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2018 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2019 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2020 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2012 | Max Verstappen | Mercedes |
NÚMERO DE VEZES QUE CADA PILOTO CONQUISTOU O TÍTULO
7 – Lewis Hamilton, Michael Schumacher
5 – Juan Manuel Fangio
4 – Alain Prost, Sebastien Vettel
3 – Jack Brabham, Niki Lauda, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Jackie Stewart
2 – Fernando Alonso, Alberto Ascari, Jim Clark, Emerson Fittipali, Mika Hakkinen, Graham Hill
1 – Mario Andretti, Jenson Button, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, Damon Hill, Phil Hill, Denis Hulme, James Hunt, Alan Jones, Nigel Mansell, Kimi Raikkonen, Jochen Rindt, Keke Rosberg, Nico Rosberg, Jody Scheckter, John Surtess, Max Verstappen, Jacques Villeneuve
CONSTRUTORES
ANO | CONSTRUTORES |
1958 | Vanwall |
1959 | Cooper-Climax |
1960 | Cooper-Climax |
1961 | Ferrari |
1962 | BRM |
1963 | Lotus-Climax |
1964 | Ferrari |
1965 | Lotus-Climax |
1966 | Brabham-Repco |
1967 | Brabham-Repco |
1968 | Lotus-Cosworth |
1969 | Matra-Cosworth |
1970 | Lotus-Cosworth |
1971 | Tyrrell-Cosworth |
1972 | Lotus-Cosworth |
1973 | Lotus-Cosworth |
1974 | McLaren-Cosworth |
1975 | Ferrari |
1976 | Ferrari |
1977 | Ferrari |
1978 | Lotus-Cosworth |
1979 | Ferrari |
1980 | Williams-Cosworth |
1981 | Brabham-Cosworth |
1982 | Ferrari |
1983 | Ferrari |
1984 | McLaren-TAG Porsche Turbo |
1985 | McLaren-TAG Porsche Turbo |
1986 | Williams-Honda Turbo |
1987 | Williams-Honda Turbo |
1988 | McLaren-Honda Turbo |
1989 | McLaren-Honda |
1990 | McLaren-Honda |
1991 | McLaren-Honda |
1992 | Williams-Renault |
1993 | Williams-Renault |
1994 | Williams-Renault |
1995 | Benetton-Renault |
1996 | Williams-Renault |
1997 | Williams-Renault |
1998 | McLaren-Mercedes |
1999 | Ferrari |
2000 | Ferrari |
2001 | Ferrari |
2002 | Ferrari |
2003 | Ferrari |
2004 | Ferrari |
2005 | Renault |
2006 | Renault |
2007 | Ferrari |
2008 | Ferrari |
2009 | Brawn GP |
2010 | Red Bull/Renault |
2011 | Red Bull/Renault |
2012 | Red Bull/Renault |
2013 | Red Bull/Renault |
2014 | Mercedes |
2015 | Mercedes |
2016 | Mercedes |
2017 | Mercedes |
2018 | Mercedes |
2019 | Mercedes |
2020 | Mercedes |
2021 | Mercedes |
NÚMERO DE TÍTULOS CONQUISTADOS POR CADA CONSTRUTOR
16 – Ferrari
9 – Williams
8 – McLaren, Mercedes
7 – Lotus
4 – Red Bull
2 – Brabham, Cooper, Renault
1 – Benetton, Brawn GP, BRM, Matra, Tyrell, Vanwall