Max Verstappen garante “pole position” na Áustria
Piloto neerlandês (Red Bull) vai partir do primeiro lugar na segunda corrida “sprint” da temporada, que determinará a grelha para o Prémio da Áustria de Fórmula 1, à frente de Charles Leclerc e Carlos Sainz, ambos da Ferrari.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
A Q3 ficou marcada pela exibição por duas vezes da bandeira vermelha, em consequência da saída da pista dos dois pilotos da Mercedes. Primeiro, quando faltavam pouco mais de cinco minutos da sessão, foi o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) a sair da pista, depois foi o seu compatriota, George Russell (Mercedes) a fazê-lo mal, a pista foi reaberta, o que deixou escassos 2’31” para a bandeira de xadrez.
Apesar do monegasco Charles Leclerc (Ferrari) ter sido o mais rápido na Q1 e na Q2 acabaria por ser o neerlandês Mx Verstappen (Red Bull/Honda) a garantir a “pole position”, à frente do piloto da Ferrari, com a segunda linha a ter os outros pilotos destas equipas, mas por ordem inversa, ou seja com o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) à frente do mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda).
George Russel conseguiu garantir o quinto tempo na Q3, feito na primeira tentativa, ao contrário do que sucedeu com Lewis Hamilton, que bateu, antes de marcar um tempo significativo e que por isso vai sair da 10.ª posição, atrás dos dois Alpine e dos dois Hass, de novo na Q3, numa qualificação que voltou a ter os carros de cinco equipas na Q3.
O francês Esteban Ocon (Alpine/Renault) suplantou os dois pilotos da Haas, ao contrário do que sucedeu com o espanhol Fernando Alonso (Alpine/Renault), que vai largar atrás do dinamarquês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) e do alemão Mick Schumacher (Haas/Ferrari) e à frente de Lewis Hamilton.
GRELHA DE PARTIDA
Max Verstappen | |
Red Bull18/Honda | |
1’04,984″ | |
Charles Leclerc | |
Ferrari SF21/Ferrari | |
1’05,013″ | |
Carlos Sainz | |
Ferrari SF21/Ferrari | |
1’05,066″ | |
Sergio Perez | |
Red Bull 18/Honda | |
1’05,404″ | |
George Russell | |
Mercedes W13/Mercedes | |
1’05,431 | |
Esteban Ocon | |
Alpine A522/Renault | |
1’05,726″ | |
Kevin Magnussen | |
Haas VF-22/Ferrari | |
1’05,879″ | |
Mick Schumacher | |
Haas VF-22/Ferrari | |
1’06,011″ | |
Fernando Alonso | |
Alpine A521/Renault | |
1’06,103″ | |
Lewis Hamilton | |
Mercedes W13/Mercedes | |
1’13,151″ | |
Pierre Gasly | |
Alpha Tauri AT02/Honda | |
1’06,160″ | |
Alexander Albon | |
Williams FW44/Mercedes | |
1’06,230″ | |
Yuki Tsunoda | |
Alpha Tauri AT03/Honda | |
1’06,851″ | |
Lando Norris | |
McLaren MCL36/Mercedes | |
1’25,847″ | |
Daniel Riccardo | |
McLaren MCL36/Mercedes | |
1’06,613! | |
Lance Stroll | |
Aston Martin AMR22/Mercedes | |
1’06,847″ | |
Guayno Zhou | |
Alfa Romeo C44/Ferrari | |
1’06,901″ | |
Nicholas Latifi | |
Willaims FW44/Mercedes | |
1’07,003″ | |
Sebastian Vettel | |
Aston Martin AMR22/Mercedes | |
1’07,083″ | |
Valtteri Bottas | |
Alfa Romeo C42/Ferrari | |
1’44,232″ |