Max Verstappen ganha primeiro “round”
O neerlandês conquista a “pole position” para a corrida decisiva de Fórmula 1. O piloto da Red Bull fez a sua melhor volta em 1m22,109s, batendo o seu rival, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), por 0,371 segundos.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)
Max Verstappen (Red Bull/Honda) ganhou o primeiro “round”, no derradeiro “combate” que decide o título mundial, ao garantir a “pole position”, à frente do inglês Lewis Hamilton (Mercedes) que, depois de ser o mais rápido na Q1, viu o seu adversário impor-se na Q2 e na Q3 e garantir a primeira posição da grelha.
Para o fazer, Max Verstappen utilizou pneus macios, enquanto Lewis Hamilton optou por pneus médios e ver-se-á, amanhã, na corrida, qual das equipas optou pela estratégia certa. Para já, prece seguro que o piloto da Red Bull vai ter de parar antes do seu adversário para montar pneus médios, enquanto este vai fazê-lo mais tarde para utilizar pneus macios na fase final da corrida, o que poderá ser uma vantagem.
Que a luta vai ser intensa vai e espera-se que a correcção seja uma constante para não termos o título decidido por decisões do Colégio de Comissários que, segundo Helmut Marko, uma das figuras mais importantes da equipa da marca de bebidas energéticas, não tem tratado a Red Bull e a Mercedes de igual modo, com benefício da segunda.
Esta foi a 10.ª “pole position” da temporada para Max Verstappen, 13.ª da carreira, que chega a esta prova empatado com Lewis Hamilton, ambos com 369,5 pontos. No entanto, o piloto neerlandês tem vantagem no confronto directo, por ter mais uma vitória do que o seu rival (nove contra oito).
O inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) surpreendeu ao fazer o terceiro tempo, à frente do mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), com a Red Bull a terminar a qualificação em vantagem face à Mercedes, já que o finlandês Valtteri Bottas não foi além do sexto tempo.
O piloto da Mercedes ficou atrás ainda do espanhol Carlos Sainz (Ferrari) que, este fim-de-semana, tem batido o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), seu colega de equipa, que ficou atrás do finlandês.
O japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri/Honda), o francês Esteban Ocon (Alpine/Renault) e o australiano Daniel Riccardo (McLaren/Mercedes) completaram, por esta ordem o lote de pilotos que teve acesso à Q3.
Surpresa o facto do francês Pierre Gasly (Alpine/Renault), que nas sessões de treinos livres esteve sempre entre os mais rápidos, não ter passado da Q2, o que sucedeu pela quarta vez, esta temporada.
GRELHA DE PARTIDA
Max Verstappen | |
Red Bull 16B/Honda | |
1’22,109″ | |
Lewis Hamilton | |
Mercedes W12/Mercedes | |
1’22,480″ | |
Lando Norris | |
McLaren MCL35M/Mercedes | |
1’22,931″ | |
Sergio Perez | |
Red Bull RB 16B/Honda | |
1’22,947″ | |
Carlos Sainz | |
Ferrari SF21/Ferrari | |
1’22,992″ | |
Valtteri Bottas | |
Mercedes W12/Mercedes | |
1’23,036″ | |
Charles Leclerc | |
Ferrari SF21/Ferrari | |
1’23,122″ | |
Yuki Tsunoda | |
Alpha Tauri AT02/Honda | |
1’23,220″ | |
Esteban Ocon | |
Alpine A521/Renault | |
1’23,389″ | |
Daniel Riccardo | |
McLaren MCL35M/Mercedes | |
1’23,409″ | |
Fernando Alonso | |
Alpine A521/Renault | |
1’23,460″ | |
Pierre Gasly | |
Alpha Tauri AT02/Honda | |
1’23,489″ | |
Lance Stroll | |
Aston MartinAMR21/Mercedes | |
1’24,066″ | |
Antonio Giovinazzi | |
Alfa Romeo C41/Ferrari | |
1’24,251″ | |
Sebastian Vettel | |
Aston Martin AMR21/Mercedes | |
1’24,305″ | |
Nicholas Latifi | |
Wiliams FW43B/Mercedes | |
1’24,338″ | |
George Russell | |
Williams FW43B/Mercedes | |
1’24,423″ | |
Kimi Raikkonen | |
Alfa Romeo C41/Ferrari | |
1’24,779″ | |
Mick Schumacher | |
Haas VF-21/Ferrari | |
1’24,906″ | |
Nikita Mazepin | |
Haas VF-21/Ferrari | |
1’25,685″ |