Max Verstappen “bate” Mercedes
Holandês foi o mais rápido na última sessão de treinos livres que antecede a qualificação para o Grande Prémio do Bahrein. O piloto da Red Bull fez o tempo de 1m28s355s, quase oito décimos mais veloz que a melhor volta de Lewis Hamilton.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
Surpresa, ou talvez não, por ter sido sempre a maior ameaça aos pilotos da Mercedes, o facto do holandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) ter registado o melhor tempo na terceira sessão de treinos livres, impondo-se aos “Mercedes boys”, algo que é raro acontecer.
Apesar de problemas no DRS, que a equipa resolveu, o holandês conseguiu superiorizar-se aos dominadores da temporada, que viram o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) ficar parado ao fundo das “boxes”, com um problema de direcção, o que o impediu de fazer uma última volta que o poderia recolocar no topo da tabela de tempos, lugar que foi seu ao longo do dia de ontem.
O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) registou a terceira marca, à frente do anglo-tailandês Alexander Albon (Red Bull/Honda) que parece não acusar o violento despiste de ontem e disposto a complicar a vida aos que têm de decidir o futuro da sua carreira, uma vez que é um dos pilotos que ainda não tem “volante” para 2 021.
O espanhol Carlos Sainz (McLaren/Renault), o melhor dos que usam unidades motrizes francesas, registou o quinto tempo, mas já a mais de um segundo de Max Verstappen, à frente do francês Pierre Gasly (Alpha Tauri/Honda), confirmado como chefe de equipa para o próximo ano.
Trata-se de um cenário que afasta, para já, o piloto de regressar à Red Bull de onde foi “despromovido” para a Alpha Tauri, do inglês Lando Norris (McLaren/Renault), do russo Daniil Kvyat (Alpha Tauri/Honda), do canadiano Lance Stroll (Racing Point/Mercedes) e do mexicano Sérgio Perez (Racing Point/Mercedes), tal como Alexander Albon, sem “volante” para 2021, que completaram o lote dos 10 primeiros.
Dificuldades para a Ferrari, que viu o alemão Sebastian Vettel (Ferrari) registar o 13.º tempo, e ficar a 1,5” do holandês, e o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) fazer ainda pior e ser 15.º, a 1,8” de Max Verstappen, diferenças demasiado significativas e que indicam que a marca italiana terá dificuldades em colocar os seus pilotos na Q3.
TEMPOS DO TREINO
PILOTO | CARRO | MOTOR | TEMPOS |
Max Verstappen | Red Bull RB16 | Honda | 1’28,355″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W11 | Mercedes | 1’28,618″ |
Valtteri Bottas | Mercedes W11 | Mercedes | 1’28,721″ |
Alexander Albon | Red Bull RB16 | Honda | 1’29,018″ |
Carlos Sainz | McLaren MCL35 | Renault | 1’29,455″ |
Pierre Gasly | Alpha Tauri AT01 | Honda | 1’29,472″ |
Lando Norris | McLaren MCL35 | Renault | 1’29,567″ |
Danill Kvyat | Alpha Tauri AT01 | Honda | 1’29,585″ |
Lance Stroll | Racing Point RP20 | Mercedes | 1’29,660″ |
Sergio Perez | Racing Point RP20 | Mercedes | 1’29,672″ |
Daniel Ricciardo | Renault RS20 | Renault | 1’29,684″ |
Esteban Ocon | Renault RS20 | Renault | 1’29,691″ |
Sebastian Vettel | Ferrari SF1000 | Ferrari | 1’29,859″ |
Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo C39 | Ferrari | 1’29,970″ |
Charles Leclerc | Ferrari SF1000 | Ferrari | 1’30,183″ |
George Russell | Williams FW 43 | Mercedes | 1’30,559″ |
Romain Grosjean | Haas VF-20 | Ferrari | 1’30,652″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-20 | Ferrari | 1’30,759″ |
Kimi Raikkonen | Alfa Romeo C39 | Ferrari | 1’30,823″ |
Nicholas Latifi | Williams FW 43 | Mercedes | 1’30,917″ |