Mata de S. Pedro: bastião de testes de ralis em Coimbra

Coimbra já está no mapa da competição automóvel, graças à agregação de esforços da União de Freguesias de Souselas e Botão, Conselho Directivo da Assembleia de Compartes dos Baldios da Mata de S. Pedro e Art of Speed que viabilizaram uma área para efectuar testes para viaturas de competição.

(auto.look2010@gmail.com)

Paulo Fernandes (presidente do Conselho Directivo da Assembleia de Compartes dos Baldios da Mata de S. Pedro), Rui Soares (presidente da União de Freguesias de Souselas e Botão) e Frederico Luís (CEO Art of Speed).

A sua forte presença na competição automóvel em Portugal, além de vincar o seu percurso diário na prestação de um conjunto de serviços rápidos de manutenção de automóveis com a qualidade e confiança que se exige, serviram de pretexto para Art of Speed expandir a sua área de actuação, agora ao nível de testes de viaturas de ralis.

Trata-se de mais um passo profícuo da Oficina de Manutenção e Competição Automóvel sediada na Zona Industrial de Souselas, na zona norte da cidade de Coimbra, que vinca a sua forte ligação à competição automóvel, permitindo que equipas e pilotos convergem para a Mata de S. Pedro testar na máxima segurança.

Uma área com cerca de 43 hectares na Mata de S. Pedro, na União de Freguesias de Souselas e Botão, passou a estar disponível a fim de contribuir para melhorar a capacidade individual dos pilotos de lidar com diversas situações que possam vir a ocorrer nas provas. Este traçado é extensível a todos os pilotos de norte a sul do país, conforme foi anunciado no protocolo de cedência do espaço entre Rui Soares (presidente da União de Freguesias de Souselas e Botão), Paulo Fernandes (presidente do Conselho Directivo da Assembleia de Compartes dos Baldios da Mata de S. Pedro) e Frederico Luís (CEO Art of Speed).

Com o Planalto da Mata de S. Pedro a servir de pano de fundo, Frederico Luís sustentou que o acordo «só foi possível graças ao entendimento da Art of Speed com a Assembleia de Compartes dos Baldios da Mata de S. Pedro, através da estreita ligação estabelecida pela União de Freguesias de Souselas e Botão, que permite beneficiar todo o seu território».

«Estamos perante uma área considerável, com cerca de 43 hectares, estrategicamente situada na região Centro que reúne todas as condições para ir de encontro aos anseios dos pilotos de todo o país. Trata-se de um acordo que vai beneficiar todas as partes, dado que a utilização do traçado no Planalto da Mata de S. Pedro permite uma manutenção considerável, além, naturalmente, de cuidar de caminhos, permitindo, ao mesmo tempo, dotá-los para minimizar a passagem de viaturas e bombeiros em caso de necessidade para eventuais incêndios», referiu Frederico Luís.

De acordo com o responsável da Art of Speed, a Mata de S. Pedro «congrega condições extraordinárias, onde se destaca uma zona de piquenique de excelência para receber as pessoas, além de um clima muito bom, cujo circuito é, desportivamente e tecnicamente, favorável às pretensões dos pilotos». «Estamos perante um projecto aliciante e estamos convencidos que esta parceria traga bons frutos para todos, dinamizando também a economia local».

Já Paulo Fernandes, presidente do Conselho Directivo da Assembleia de Compartes dos Baldios da Mata de S. Pedro, reconheceu a importância desta parceria, que «visa contribuir para a dinamização deste espaço, ou não fosse o maior baldio do concelho de Coimbra», destacando a abertura do espaço «ao usufruto da comunidade e de várias entidades, obtendo também daí alguma rentabilidade, cuja receita angariada será canalizada na totalidade para a sua manutenção».

Paulo Fernandes lembrou, por outro lado, que este não é o primeiro acordo estabelecido pela Assembleia de Compartes dos Baldios com vista à utilização da Mata de S. Pedro: «Estabelecemos uma parceria há já alguns anos com o Clube de Aeromodelismo de Coimbra, que aí dispõe de instalações entre os percursos que o local oferece».

Rui Soares, presidente da União de Freguesias de Souselas e Botão, salientou a Mata de S. Pedro como «um local um pouco escondido mas com um enorme potencial para a prática de vários desportos e, agora, reforçada com a preparação e realização de testes de viaturas de ralis».

«O nosso território tem o condão de ser projectado e dinamizado pela união de vontades e, neste particular, o Planalto da Mata de S. Pedro, conhecido por ser uma zona excelente, do melhor que há, permite às equipas e pilotos fazerem muitos testes de ralis e ao mesmo tempo, o motor de trazer gente de fora para a União de Freguesias, dando-a conhecer e mostrar ao país e ao mundo que se vive bem em Souselas e Botão», sublinhou o autarca.

Rui Soares não se conforma que ainda «haja muita gente na comunidade que não conhece este espaço», convidando para descobrir este «sítio bastante aprazível, que tem sido alvo de cuidados de tanta gente para assegurar a sua manutenção, protegendo a floresta e manter os caminhos bem tratados».

O presidente da União e Freguesias de Souselas e Botão, deseja «o apoio incondicional da Câmara Municipal de Coimbra e da Protecção Civil para que olhem com outros olhos para manter os caminhos bem tratados, já que, fazendo-o, estão também a prevenir incêndios e a garantir um fácil acesso das pessoas e dos próprios bombeiros àquela zona».

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *