AUTOLOOKNotícias Várias

Maserati nas estradas da Mille Miglia de 2025

Uma homenagem ao legado da marca, como obras-primas emblemáticas do passado e da gama atual, para marcar mais uma etapa nas celebrações do Ano do Tridente.

redacao@autolook.pt

Começou a 40.ª reconstituição histórica da 1000 Miglia – a famosa corrida de regularidade para automóveis clássicos que tenham participado na corrida de velocidade original, ou sido produzidos no mesmo período (1927-1957). A Maserati está presente nas famosas estradas do evento de 2025, participando com um clássico – um Maserati A6 GCS/53 – e aproveitando a oportunidade para marcar mais uma etapa nas celebrações do Ano do Tridente.

Os destaques entre os carros de apoio presentes no evento incluem um GranCabrio 490, um GranTurismo Trofeo e um Grecale Trofeo, todos com decorações especiais para homenagear o aniversário do logótipo da Maserati, criado há 100 anos, e o símbolo da excelência da Maserati em todo o mundo.

Uma jornada que, em menos de um ano, levará a marca às comemorações de um século no automobilismo: em 1926, o Maserati Tipo 26 – o primeiro automóvel da história a ostentar o logótipo do Tridente no capot – participou e venceu, na sua classe, a Targa Florio, com Alfieri Maserati ao volante.

O notável “museu em movimento” partirá, mais uma vez, de Brescia, a 17 de junho, e regressará no sábado, dia 21, após paragem em algumas das mais pitorescas cidades de Itália. Considerada durante muito tempo como um misto de corrida e aventura, a 1000 Miglia contará, na edição deste ano, com mais de 400 automóveis clássicos de valor inestimável, provenientes de 29 países, percorrendo um itinerário de 1.900 km que se desenrola segundo uma rota “em forma de oito” inspirada nas primeiras 12 edições da corrida de velocidade 1000 Miglia.

Entre as raridades que tomarão parte no evento estará um Maserati A6 GCS, propriedade de um colecionador particular. Crê-se que seja o Maserati que mais vezes participou na corrida de velocidade 1000 Miglia – incluindo a última, em 1957 –, e foi, na sua época, pilotado por campeões como Luigi Musso.

Agora, 70 anos após a sua estreia, o A6 GCS/53 está de volta, e pronto para enfrentar, de novo, as estradas da Freccia Rossa – não apenas por uma questão de nostalgia, mas, também, para proporcionar emoção e adrenalina ao verdadeiro estilo do Tridente.

O modelo está atualmente a passar pelo processo de Certificação de Autenticidade no Maserati Classiche, o programa oficial da marca do Tridente dedicado a proteger e preservar o legado histórico da marca. Por meio de um minucioso processo de verificação técnica e histórica, o serviço proporciona aos colecionadores uma certificação de prestígio, que atesta a sua excelência e autenticidade.

Para além de contar com a presença do magnífico A6 GCS/53, a Maserati também desempenhará um papel de destaque ao longo do percurso de reconstituição, com três carros de apoio da sua gama atual – um GranCabrio 490, um GranTurismo Trofeo e um Grecale Trofeo – que representam o ADN de competição e a elegância contemporânea da marca.

Cada modelo apresentará uma decoração exclusiva, para celebrar a evolução do logótipo da Maserati enquanto símbolo visual ao longo do último século. Como parte desta atmosfera comemorativa, a 1000 Miglia também servirá como uma vitrina para a inovação, graças a uma colaboração entre a Maserati e o Politécnico de Milão.

Após ter percorrido mais de 300 km em modo autónomo, em 2024, o GranCabrio Folgore desenvolvido pelo grupo Artificial Intelligence Driving Autonomous (AIDA) está de volta à competição, para iniciar um novo capítulo na pesquisa do grupo em termos da mobilidade elétrica, autónoma e partilhada do futuro, participando na 1000 Miglia Green deste ano.

MASERATI A6 GCS/53 (1953)

A Maserati está a reescrever o roteiro da 1000 Miglia ao levar, para a mesma, um automóvel que já deixou a sua marca na corrida: o A6 GCS/53 com chassis nº 2043 – exatamente o mesmo exemplar que participou na última edição da corrida, em 1957. Num regresso que une paixão e memórias, o Maserati Classiche proporcionará apoio oficial à equipa durante toda a competição.

O exemplar pertence à coleção privada de um entusiasta e conhecedor da Maserati, e participou em cinco edições consecutivas da corrida de velocidade 1000 Miglia, de 1953 a 1957, sendo, muito provavelmente, o Maserati com maior número de presenças na mais emblemática das provas de automobilismo histórico.

Atualmente a ser sujeito ao processo de Certificação de Autenticidade no Maserati Classiche, o veículo destaca-se por uma das carreiras mais longas da sua época na competição, e por uma lista de pilotos altamente qualificados, incluindo o mundialmente famoso Luigi Musso.

O Maserati A6 GCS/53, também conhecido como Sport 2000, foi criado para levar o Tridente de novo ao topo da classe Sport 2 litros. A partir do início de 1953, o veículo consolidou-se como um dos carros mais desejados entre talentos italianos e estrangeiros em ascensão, com 53 unidades produzidas em dois anos.

O A6 GCS/53 conquistou o seu primeiro sucesso importante na 1000 Miglia, quando Emilio Giletti terminou em sexto da classificação geral, e primeiro na classe Sport 2 litros. Apesar de nunca ter vencido a competição à geral, conquistou um lugar especial no coração dos fãs.

Os conceitos de vanguarda que nortearam a sua conceção diferenciavam-no do ponto de vista técnico: o seu motor “Superquadro”, de ignição dupla e curso curto, a dupla árvore de cames à cabeça, e a transmissão por engrenagens, garantiam-lhe velocidades de rotação mais elevadas.

PROGRAMA MASERATI CLASSICHE

Através das atividades do programa Maserati Classiche, o departamento da Casa do Tridente salvaguarda e defende a preservação e a autenticidade do seu património automóvel, com um serviço de assistência exclusivo dedicado aos clientes e colecionadores da marca – incluindo a emissão de um Certificado de Autenticidade.

O processo de certificação – supervisionado por um comité de especialistas – aplica-se a automóveis Maserati com mais de 20 anos, e a séries especiais, incluindo modelos do passado recente, como o MC12, ou a edição limitada Quattroporte.

O programa também responde a pedidos de manutenção do veículo, e oferece um serviço de Detalhe Automóvel a pedido, realizado internamente. Ao serviço de colecionadores e clientes, o programa fornece apoio abrangente para a conservação dos veículos e o restauro de pormenores originais.

Está disponível um plano de assistência dedicado para proprietários de automóveis Clássicos, Youngtimers e Especiais, que cobre tanto a manutenção de rotina como operações de restauro. Uma das principais responsabilidades do Maserati Classiche é a reprodução de peças de reposição que já não estejam disponíveis no mercado.

Isto ocorre em total respeito pelas especificações de projeto originais, faaendo uso das melhores tecnologias disponíveis, e melhorando a fiabilidade e a funcionalidade das peças, sem alterar a sua integridade estética.

MASERATI S.P.A.

A Maserati produz uma gama completa de veículos únicos, imediatamente reconhecíveis pela sua extraordinária personalidade. Graças ao seu estilo, à sua tecnologia e ao seu caráter exclusivo inato, satisfazem os gostos mais exigentes e refinados, desde sempre tendo sido uma referência para a indústria automóvel global.

Uma tradição de automóveis de sucesso, cada qual redefinindo o conceito de automóvel desportivo italiano em termos de design, desempenho, conforto, elegância e segurança, atualmente disponíveis em mais de setenta mercados a nível internacional.

A gama Maserati inclui o Grecale, o SUV “everyday exceptional”, o GranTurismo, o emblemático gran tourer italiano, e o GranCabrio, o novo descapotável da casa do Tridente; todos modelos caracterizados pela utilização de materiais da mais elevada qualidade, e de excelentes soluções técnicas.

Uma gama equipada com motores híbridos de 4 cilindros – disponíveis para o Grecale – e V6 a gasolina, com tração traseira e tração às quatro rodas, que incorpora o ADN de performance da marca do Tridente.

O topo da gama é ocupado pelo superdesportivo MC20 e pelo descapotável MC20 Cielo, animados pelo revolucionário motor V6 Nettuno, 100% Maserati, que, pela primeira vez, incorpora tecnologias derivadas da F1 numa unidade motriz destinada a um automóvel de produção em série.

O GranTurismo está disponível tanto com o motor V6 a gasolina de alta performance, derivado do Nettuno, como numa versão 100% elétrica: o GranTurismo Folgore, o primeiro automóvel na história da marca sediada em Módena a adotar esta solução.

A gama totalmente elétrica inclui, atualmente, também o Grecale Folgore, o primeiro SUV 100% elétrico da Maserati, e o GranCabrio Folgore. Por fim, a mais recente adição à gama Casa do Tridente é o Maserati GT2 Stradale, a versão homologada para utilização em estrada do GT2, que trouxe a Maserati de volta à competição em campeonatos protagonizados por carros com rodas tapadas.

O coração do novo superdesportivo é o motor V6 Nettuno, que atinge 640 hp (471 kW) na sua mais recente configuração. O GT2 Stradale é, portanto, o mais potente Maserati de estrada com motor de combustão interna.

A missão da Maserati é escrever o futuro da mobilidade no segmento de luxo, concentrando-se nas solicitações dos seus clientes. Essa missão mantém-se até hoje, olhando para o futuro, e levando o luxo italiano a todo o mundo, com a Maserati a fazer parte do plano estratégico ‘Dare Forward 2030’ da Stellantis.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *