Maria Germana Neto vence FIA Girls On Track

A portuguesa torna-se a mais jovem piloto de sempre a ser apoiada através deste programa da FIA, que visa apoiar jovens pilotos femininas.

(auto.look2010@gmail.com)

A escolha foi feita pela Comissão de Mulheres no Desporto Automóvel da FIA, que é liderada francesa Michèle Mouton, antiga piloto no mundial de ralis, tendo também sido distinguida na categoria sénior a espanhola Laura Camps Torras, de 16 anos, que vai aceder à F4 italiana.

A portuguesa torna-se assim a mais jovem piloto de sempre a ser apoiada através deste programa da FIA, que visa apoiar jovens pilotos femininas. Depois de passar numa primeira fase, a jovem lusa garantiu lugar na lista final de quatro, ficando a saber que era a vencedora, superando a belga Yinthe De Smet, a suíça Chiara Bättig e a britânica Skye Parker.

O programa, a que se apresentaram 71 candidaturas de 28 países, divide-se em duas categorias – o de jovens nascidas entre 2005 e 2007, que integram a categoria sénior, e a categoria júnior, para jovens nascidas entre abril de 2007 e 31 de dezembro de 2010, na qual está a portuguesa.

Maria Germano Neto nasceu em 18 de Agosto de 2010 e já ganhou tudo o que poderia ganhar em Portugal no karting, tendo mesmo iniciado um percurso internacional, com o campeonato espanhol de karting e o Campeonato da Europa.

De acordo com Ni Amorim, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), esta conquista é de uma enorme importância: «A Maria tem dado provas de um enorme talento desde que começou a competir. Este desfecho só vem confirmar isso mesmo. Estamos muito felizes e orgulhosos por esta conquista que é, sobretudo da Maria, mas também de todos aqueles que acreditam no seu potencial. Estamos igualmente cientes que o envolvimento da FPAK na FIA Women in Motorsport Commission, líder deste projecto, tem dados frutos e que temos de continuar a fomentar a participação feminina no nosso desporto».

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.