Mais de 100 pilotos no GP Portugal de Trial em Gouveia

Um ano depois de ter visto o espanhol Toni Bou conquistar a sua 100.ª vitória no Campeonato do Mundo, a cidade de Gouveia recebe de novo as grandes estrelas do trial mundial no próximo sábado e domingo (13 e 14 de Julho).

(auto.look2010@gmail.com)

A prova do próximo fim-de-semana foi apresentada na Casa de Gouveia, em Lisboa, e em seu redor já fervilha muito entusiasmo, sobretudo pelo presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu, o presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, Manuel Marinheiro, a piloto Sofia Porfírio e, também, o presidente do Talentos e Objectivos, Jorge Simões, sendo este o clube que mais uma vez terá a seu cargo a organização de mais um importante evento no Parque Senhora dos Verdes, em Gouveia.

Com dois dias de duração, a quinta prova do calendário 2019 do mundial começará no sábado, ao final do dia, com as qualificações, que serão realizadas junto ao Festival Tapiscos, misturando assim desporto e gastronomia local, bem no centro de Gouveia e em local de fácil observação por parte do público. Será o primeiro momento da competição, definindo-se dessa forma a posição de partida no dia seguinte.

No domingo será servido o “prato forte” da competição, com 15 zonas de obstáculos junto ao Parque da Senhora dos Verdes, sendo que seis delas serão totalmente novas pois não foram utilizadas em 2018 e levarão os pilotos até zonas de raro enquadramento paisagístico que irá, certamente, marcar novamente a passagem do campeonato por Gouveia.

 

Invicto no campeonato até ao momento, o 12 vezes campeão do mundo chega a Gouveia com cinco vitórias – a prova japonesa foi jornada dupla – e uma vantagem de 19 pontos face a Adam Raga, o segundo classificado na frente de Jeroni Fajardo e Takahisa Fujinami. “Dinamite” Bou será novamente o “alvo” perseguido por todos os outros e quererá certamente manter o seu registo perfeito neste “Mundial” de 2019.

O italiano Matteo Grattarola é o comandante da Trial2 e com três vitórias já contabilizadas defende uma vantagem de 14 pontos perante o espanhol Gabriel Marcelli, este perseguido por Toby Martin para o qual tem apenas um magro ponto de vantagem.

O campeonato feminino realiza em Portugal a sua segunda prova – a época começou no Japão – e cabe à britânica Emma Bristow defender o primeiro lugar fruto da dupla vitória conseguida em Motegi. Berta Abellan e Sandra Gomez são as mais directas perseguidores, com 10 pontos de diferença. A Trial2 feminina terá em Gouveia a sua prova de arranque de época, trazendo até á Serra da Estrela duas dezenas de pilotos de diversas nacionalidades, Portugal incluido.

 QUATRO MOSQUETEIRAS EM PROVA

Integrando o pelotão da classe Trial2 feminina estarão quatro pilotos portuguesas: Mariana Afonso, Leonor Moreira, Sofia Porfírio e Rita Vieira. As atletas lusas enfrentarão as 16 adversárias da classe com o objectivo claro de estarem entre as dez melhores, fruto da experiência e “escola” que têm feito em 2019 no campeonato espanhol e também nas provas já realizadas no Campeonato Nacional. Diogo Vieira defendeu Portugal no passado ano, agora será a “armada feminina” a representar as cores da casa a pensar também na participação no Trial das Nações, este ano a realizar na ilha mediterrânica de Ibiza.

NACIONAL TAMBÉM EM GOUVEIA

Juntamente com os pilotos do TrialGP masculino e feminino também o campeonato nacional de trial vai estar em Gouveia para aquela que será a sua terceira prova do ano e que conta com o lousanense Filipe Paiva, piloto TRIALMOTOR e AUTOLOOK.

Após as visitas ao Monte da Padela e a Góis a caravana nacional ruma a Gouveia pela primeira vez onde no dia 13 de Julho (sábado) entre as 9h30 e as 13h30 terá que enfrentar um total oito zonas de obstáculos desenhadas no Parque da Senhora dos Verdes. O campeonato nacional estará assim ao lado do mundial num grande fim‑de‑semana se trial junto à Serra da Estrela.

HORÁRIOS MUNDIAL

SÁBADO (13 DE JULHO)

16h30 – Saída do paddock para Gouveia

16h45 – Foto de grupo em Gouveia

17h30 – Qualificação 1 – 20 minutos intervalo – Qualificação 2

17h30 – Trial2 Senhoras / TrialGP Senhoras

17h45 – Trial2

18h00 – TrialGP

DOMINGO (14 DE JULHO)

09h00 – Warm-Up

10h00 – Partida do 1.º concorrente

16h45 – Entrega de prémios

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação