Luís Outeiro vence e Afonso Gomes é campeão

O Campeonato Nacional de Motocross visitou o bonito cenário de Alqueidão, com pilotos e máquinas a agitar o traçado ribatejano naquele que foi a penúltima ronda da temporada. Uma prova de importância maior em termos de classificação de campeonato que ditou mesmo o primeiro título da época: Afonso Gomes (MX2 Júnior).

(auto.look2010@gmail.com)

Luís Outeiro

Com 1.520 metros de traçado o Campeonato Nacional de Motocross regressou a um dos crossódromos mais carismáticos e com mais história na disciplina em Portugal e, nesta segunda visita, foi mesmo o “herói da casa”, Luís Outeiro, quem venceu depois de dominar a corrida principal. Uma vitória que coloca o piloto mais perto do título absoluto.

O jovem piloto – recém-chegado do MX das Nações, onde esteve a defender as cores nacionais – liderou a totalidade das 19 voltas da corrida Elite para vencer com mais de meio minuto de vantagem sobre André Sérgio e Joseph Dark.

Afonso Gomes foi o quinto classificado atrás do espanhol Andréas Carriço e, desta forma, subiu ao segundo posto do Campeonato Elite, longe de Outeiro – 22 pontos – mas com a concorrência muito perto do jovem piloto de Coimbra.

Afonso Gomes

A luta pela segunda posição na Elite ficou decidida apenas na segunda metade dos 30 minutos (mais duas voltas) quando Joseph Dark foi ultrapassado por André Sérgio. Este fez uma corrida de trás para a frente, subindo da sexta posição na primeira volta para o degrau intermédio de pódio na bandeira de xadrez.

Na corrida reservada às MX1, André Sérgio foi o vencedor na frente de Abdelhalim Soulimani e Pedro Costa. Luís Outeiro foi o vencedor nas MX2 face a Joseph Dark e Pedro Rino.

A MX2 Júnior foi a única classe onde ficou entregue o título nacional. Afonso Gomes leva de volta uma coroa nacional para Coimbra e, para tal, bastou ser segundo no final de uma corrida ganha por Fábio Costa, comandante desde a primeira até á última volta.

Martim Maria

Afonso Gomes começou no terceiro posto mas logo na segunda volta era segundo depois de passar Martim Espinho e até ao final rodou sempre nessa posição. Sandro Lobo foi o terceiro classificado na frente de Andréas Carriço e Martim Espinho.

Nas 85cc, foi Martim Maria o vencedor em ambas as corridas face a Tomás Santos e apenas na terceira posição estiveram dois pilotos distintos. Na primeira corrida foi Gonçalo Cardoso o terceiro e na segunda foi Guilherme Esteves quem fechou na terceira posição.

Na classificação do campeonato Martim Maria está na frente com oito pontos de vantagem sobre Tomás Santos, ambos seguidos também de muito perto por Guilherme Esteves, a 13 pontos de Maria quando faltam ainda quatro mangas para o final do campeonato.

A próxima prova do campeonato será realizada no final deste mesmo mês de Outubro na igualmente localidade ribatejana do Granho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *