Luís Miguel Rego abençoado em Santa Maria

Aos comandos de um Skoda Fabia R5, dupla formada por Luís Miguel Rego e Jorge Henriques venceu o XXXVIII Rali Além-Mar/Santa Maria, ao tirar partido do acidente protagonizado pelo piloto algarvio Diogo Gago e navegador madeirense Victor Calado na derradeira especial ao volante de um Citroën C3 R5.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Luís Miguel Rego (Skoda Fabia R5) venceu o Rali Além-Mar/Santa Maria, quarta prova do Campeonato de Ralis dos Açores, depois de ter sido dominado por Diogo Gago (Citroën C3 R5), que rendeu Bernardo Sousa na equipa da Play/Autoaçoriana Racing, mas viu a vitória escapar, em consequência de um despiste na derradeira classificativa (Santa Bárbara/Monteiro 2 – 10,85 km), para onde entrou 3,8” de avanço sobre o piloto do Skoda Fabia.

A prova mariana valeu pelo duelo entre os únicos participantes que dispunham de carros RC2, o agrupamento mais competitivo, com Luís Miguel Rego a terminar o primeiro dia, depois da dupla passagem pela especial Além-Mar (5,01 km), mas este sábado, logo na primeira classificativa do dia, Diogo Gago ascendeu ao comando e aí se manteve até à derradeira prova de classificação.

De assinalar que a primeira especial de sexta-feira, feita pela ordem inversa da numeração, ao fim dos 10 primeiros, por causa do despiste de João Freitas (BMW M3 Coupé), o que fez com que aos restantes participantes fosse atribuído o tempo daquele que tinha sido o último a fazer a classificativa em condições normais.

Como consequência do abandono de Diogo Gago, Ruben Rodrigues (Peugeot 208 R2) e Henrique Moniz (Peugeot 208 R2), depois de terem sido ao longo de toda a prova, os mais directos perseguidores dos dois primeiros, embora tenham perdido mais de três minutos para o vencedor.

Ficha da prova

Prova – Rali Além Mar/Santa Maria

Data – 9/10 de Agosto

Organizador – Clube Asas do Atlântico

Estrutura – 197,38 km divididos por duas secções: Clube Asas do Atlântico – Quartel (24,50 km); Quartel – Vila do Porto (172,88 km)

PC – 10 (2 + 8)

Extensão das PC – 79,18 km (10,02 km + 69,16 km)

Percentagem das PC – 40,11 %

Inscritos – 58 (2 RC2, 2 RC2N, 6 RC3, 9 RC4, 1 RC5, 20 VSH, 18 X)

Participantes – 56 (2 RC2, 1 RC2N, 5 RC3, 8 RC4, 1 RC5, 21 VSH, 18 X)

Classificados – 39 (1 RC2, 4 RC3, 7 RC4, 1 RC5, 15 VSH, 11 X)

Comandantes sucessivos

Absoluto – Luís Miguel Rego, na 1 PC; Diogo Gago, da 2.ª à 9.ª PC; Luís Miguel Rego, na 10.ª PC

RC2 – Luís Miguel Rego, na 1 PC; Diogo Gago, da 2.ª à 9.ª PC; Luís Miguel Rego, na 10.ª PC

RC2N – Filipe Pires, na 1.ª e 2.ª PC

RC3 – Carlos Andrade, da 1.ª à 9.ª PC; Rafael Botelho, na 10.ª PC

RC4 – Ruben Rodrigues, da 1.ª à 10.ª PC

RC5 – Ana Castro, da 1.ª à 10.ª PC

VSH – Pedro Câmara, da 1.ª à 10.ª PC

X – Eduardo Veiga, da 1.ª à 10.ª PC

Vencedores

Absoluto – Luís Miguel Rego/Jorge Henriques (Skoda Fabia R5)

RC2 – Luís Miguel Rego/Jorge Henriques (Ford Fiesta R5)

RC3 – Rafael Botelho/Rui Raimundo (Citroen DS3 R3T)

RC4 – Ruben Rodrigues/Estevão Rodrigues (Peugeot 208 R2)

RC5 – Ana Castro/Ivone Rodrigues (Toyota Yaris)

VSH – Pedro Câmara/João Câmara (Citroen Saxo Cup)

X – Eduardo Veiga/Carlos Magalhães (Ford Escort MK2)

CLASSIFICAÇÃO

POS EQUIPA CARRO TEMPO
1.º Luís Miguel Rego/Jorge Henriques Skoda Fabia R5 48’03,4″
2.º Ruben Rodrigues/Estevão Rodrigues Peugeot 208 R2 a 3’04,5″
3.º Henrique Moniz/Jorge Diniz Peugeot 208 R2 a 3’44,1″
4.º Max Salvador/João Valente Citroen C2 a 4’43,0″
5.º André Oliveira/João Melo Peugeot 208 R2 a 5’09,0″
6.º Pedro Câmara/João Câmara Citroen Saxo Cup a 7’28,4″
7.º Eduardo Veiga/Carlos Magalhães Ford Escort MK2 a 8’13,2″
8.º Rafael Botelho/Rui Raimundo Citroen DS3 R3T a 8’21,1″
9.º Carlos Andrade/Tomás Pires Renault Clio R3 a 8’22,9″
10.º Rui Torres/Sousa Martins Ford Escort MK2 a 9’31,5″

OS MAIS RÁPIDOS

1.º 2.º 3.º 4.º 5.º 6.º
Luís Miguel Rego 6 4 0 0 0 0
Diogo Gago 5 4 0 0 0 0
Ruben Rodrigues 1 1 6 2 0 0
Henrique Moniz 1 0 3 5 1 0
Max Salvador 1 0 0 2 3 2
André Oliveira 1 0 0 0 3 3
Eduardo Veiga 1 0 0 0 1 1
Filipe Pires 1 0 0 0 1 0
Pedro Câmara 1 0 0 0 0 1
Rafael Botelho 1 0 0 0 0 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: