Luís Caseiro venceu Taça Yamaha YXZ 1000R

Serenata à chuva do conimbricense na 34.ª Baja Portalegre 500. Ao assinalar uma exibição imaculada na prova do ACP Motorsport, o piloto/advogado da equipa Liquilentes, navegado por João Azeiteiro, festejou com pompa e circunstância o triunfo da Taça Yamaha YXZ1000R, versão 2020. Uma vitória irrepreensível!

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Como em tudo na vida, por vezes devemos ser teimosos e persistentes para alcançar propósitos, muitos dos quais com dezenas de anos. É como os pescadores que, frequentemente, têm dificuldade em achar o anzol para encontrar o pescado desejado. Por isso, devem ser persistentes.

Um quadro que se emoldura na perfeição com Luís Caseiro, um piloto que nunca deitou a toalha ao chão ao longo da sua já extensa carreira desportiva. A um ano de festejar as “Bodas de Prata”, o piloto que nasceu em Aveiro mas que Coimbra adoptou desde tenra idade, não desperdiçou a oportunidade para celebrar, em Portalegre, a vitória na Taça Yamaha YXZ1000R, versão 2020.

O menino da Costa de Prata que se fez homem na Beira Litoral, insistiu, persistiu, porfiou como um bom pescador de muitas jornadas interessantes em alto mar, “refugiando-se” durante dois dias no Interior do Alto Alentejo, longe de ondas e tsunamis de conflitos, para, finalmente, alcançar o tão ambicionado sucesso.

Depois de oito anos de participações na Baja Portalegre 500, competição em redor da cidade capital de distrito com menos população em Portugal e o maior centro urbano da sua área de jurisdição, o experiente piloto Luís Caseiro, navegado por João Azeiteiro, cortou, umbilicalmente, com os enfadonhos azares. Nas oito provas disputadas sob a “bússola” do ACP Motorsport, o piloto/advogado coleccionou seis chegadas, quatro das quais em lugares intermédios de pódio.

«Finalmente, este ano, “sacámos” o caneco. Desta vez não podia falhar», argumentou, satisfeito, Luís Caseiro, amplamente conhecido pelo seu sereno temperamento, quer em competição, como no dia-a-dia. Como a vida feliz consiste na tranquilidade da mente, o piloto/advogado reúne sempre à sua volta amigos que, com maior ou menor dificuldade, formam um batalhão de virtudes que desenvolve o espírito de união que encontra a força e o íntimo em defesa dos interesses da equipa Liquilentes, de Coimbra.

Com 24 anos de actividade desportiva, Luís Caseiro continua a delinear estratégias no campo desportivo para enfrentar compromissos e desafios. Na atípica Baja de Portalegre 500, versão de 2020, foi erigido mais um marco de enorme relevo na sua carreira desportiva, precisamente a um ano do piloto assinalar as Bodas de Prata.

No mar de lama provocado pela bátega de água que caiu naquela região alentejana, enchendo valas e pequenos ribeiros, Luís Caseiro “pescou” a desejada Taça Yamaha YXZ 1000R, a que se junta a Classe TT2 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, destinada para viaturas sem motorização turbo. Neste caso, não foi necessário lançar as redes, mas sim acelerar o seu SSV Yamaha para alcançar a linha de chegada em Portalegre.

«Esta foi uma época com um final feliz para a nossa equipa, sobretudo depois do grande desafio a que estivemos sujeitos, uma vez que o conjunto de provas teve uma competitividade extraordinária em todas as classes. Na Taça Yamaha os adversários também são muito fortes e, desta vez, face às circunstâncias do troço do primeiro dia de competição, soubemos gerir bastante bem e, sem dificuldades, conseguimos ganhar», sublinhou Luís Caseiro.

«O João (Azeiteiro) também foi impecável e ajudou-me bastante a escolher os melhores trajectos. O troço do segundo dia de prova soube a pouco, mas divertimo-nos bastante apesar das difíceis condições climatéricas que se fizeram sentir», revelou ainda o piloto de Coimbra.

Pela primeira vez em 24 anos, Luís Caseiro não teve a companhia do pai, que se encontra hospitalizado numa unidade de Saúde na cidade do Conhecimento, mas «a vitória na competição organizada pela Yamaha Motor Portugal é-lhe dedicada, assim como a todos os elementos que fazem parte da equipa Liquilentes».

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: