Litocar recebeu as Mulheres do Rugby da Agrária

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher em 2021, João Cardoso, administrador da Litocar, entregou as novas camisolas de jogo do Rugby Agrária de Coimbra à capitã de equipa, Mariana Marques, desejando sorte e o regresso aos títulos nacionais.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

A Litocar prestou homenagem às mulheres que defendem as cores do Rugby Agrária de Coimbra, fazendo a entrega dos novos equipamentos, onde consta um novo patrocinador, a Renault, que surge nas costas da camisola e alguns novos logótipos dos patrocinadores de longa data que figuram nos “uniformes” de jogo.

A equipa feminina do Rugby Agrária de Coimbra desempenha um papel fundamental no crescimento acentuado da modalidade na região e no país, pelo que a Litocar, como é seu apanágio, não deixou os seus créditos por mãos alheias e dedicou este dia às mulheres que também sabem transportar a bola oval em direcção aos triunfos.

De referir que a origem do Dia Internacional da Mulher permanece repleta de controvérsias. Se alguns associam o surgimento da data com a greve das mulheres que trabalhavam em Nova York na Triangle Shirtwaist Company e, consequentemente, ao incêndio que ocorreu em 1911, já outros, indicam que surgiu na Revolução Russa de 1917, a qual esteve marcada por diversas manifestações e reivindicações por parte das mulheres operárias.

No dia 8 de Março de 1917, cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as acções do Czar Nicolau II.

No dia 8 de Março de 2021, e face às restrições impostas pela pandemia, apenas cinco mulheres do Rugby Agrária de Coimbra estiveram presentes nas instalações da Litocar para vestir a nova camisola no Dia Internacional da Mulher. Sem qualquer controversa, no novel equipamento consta a Renault como novo patrocinador, surgindo nas costas das camisolas, assim como alguns novos logótipos.

Devido às restrições impostas pela pandemia, a cerimónia foi restrita estando apenas as capitãs de equipa, Mariana Marques e Melissa Lopes, duas atletas que representam desde os 10 anos de idade o Rugby Agrária de Coimbra, assim como a treinadora Joana Borlido e directora de equipa, Maria Morant, a jovem esperança Mariana Santos e os responsáveis máxima da Litocar e Rugby Agrária.

João Cardoso, administrador da Litocar, entregou as novas camisolas de jogo à capitã de equipa, Mariana Marques, desejando sorte e o regresso aos títulos nacionais. Em resposta, a capitã das “Charruas”, Mariana Marques, referiu que «a equipa trabalha afincadamente todos os treinos para estar sempre ao mais alto nível e valorizar os seus patrocinadores e clube e entregou uma das camisolas de jogo para que seja afixada na sede da empresa».

«Desejamos a todas as mulheres do nosso clube, atletas, directoras, treinadoras, mães e irmãs de atletas um feliz Dia Internacional da Mulher e que todos os dias continuem a ser dia da Mulher», referiu, por seu turno, João Alberty, principal rosto do Rugby Agrária de Coimbra.

Para fazer face à temporada que se aproxima, as “Charruas” contam, na lista de parceiros, a Lugrade, Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC – IPC), Lavandaria LaveSec, Crédito Agrícola, Rugby Agrária da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra, Sociescapes, Ld.ª, União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades e Câmara Municipal de Coimbra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *