Lexus UX 300e na Europa com alma japonesa

O primeiro automóvel de luxo totalmente eléctrico “made in Japão”, o acabamento do tablier “Washi” lembra a textura, em papel, das portas de correr japonesas. Para os bancos, foi utilizada uma técnica de revestimento – “sashiko” – com 1.200 anos. O Lexus UX 300e, tem lançamento previsto em Portugal no primeiro trimestre de 2021.

(auto.look2010@gmail.com)

À venda em alguns mercados na Europa e previsto em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o novo crossover 100% eléctrico da Lexus vem carregado de influências japonesas, bem patentes nos sofisticados elementos de design e na forma como é produzido pelos famosos artesãos “Takumi”.

O UX 300e é o primeiro automóvel de luxo, 100% eléctrico, produzido em série no Japão. Vem reforçar ainda mais a liderança da Lexus no desenvolvimento de motorizações alternativas com base num programa de electrificação com provas dadas: 15 anos de experiência e nada menos que uma gama de 10 modelos full-hybrid, a maioria dos quais já com a 4.ª geração do sistema híbrido.

Desbravando o caminho da Lexus para a electrificação, o novo UX 300e traz consigo um carácter distinto, visível através dos elementos de design e dos materiais inspirados na herança e na cultura japonesa.

DESIGN DO HABITÁCULO INSPIRADO

NA ARQUITECTURA JAPONESA

O UX 300e tem dimensões exteriores relativamente compactas, mas a Lexus garantiu que o interior parecesse amplo e espaçoso. Para isso, inspiraram-se na arquitectura japonesa. O designer chefe do UX 300e, Tetsuo Miki, explica, que, «de uma maneira geral, as casas japonesas têm uma varanda que divide o interior e o exterior – e que facilita a passagem de um lado para o outro. Esse conceito inspirou o novo UX 300e e confere-lhe a ligação perfeita entre o interior e o exterior do automóvel».

No interior, os ocupantes aperceber-se-ão de como a secção superior do painel de instrumentos se parece estender para além do pára-brisas, até ao exterior do carro, dando ao condutor uma boa noção das extremidades do veículo, o que o torna muito mais fácil conduzir em espaços pequenos.

INTERIOR DE LUXO INCLUI

MATERIAIS INSPIRADOS NA TRADIÇÃO

Atrás do volante, as influências são visíveis. Os acabamentos do painel lembram o grão de um papel conhecido como “washi”, utilizado nas portas de correr de papel das casas tradicionais no Japão. Nos bancos, foi utilizado uma pele macia, mas resistente, inspirado em “sashiko”, uma técnica de revestimento japonesa com 1.200 anos. A pele é decorada com padrões de perfurações que formam curvas e gradações matemáticas em perfeito alinhamento, que realçam a forma dos bancos.

«Com possibilidade de aplicar até 10 pontos por polegada, a força da antiga técnica “sashiko” popularizou-a, tanto em uniformes tradicionais de combate a incêndios, como na arte marcial de aikido», explica Keiko Shishido, designer de interiores da Lexus.

SOFISTICADOS ELEMENTOS DE DESIGN

A antiga filosofia japonesa Omotenashi, segundo a qual e deve tratar os clientes como se fossem convidados em nossa casa, é prioritária na mente de todos os designers e engenheiros da Lexus. A máxima “satisfazer as necessidades de um convidado antes mesmo ele compreenda que as tem” encontra expressão prática em todos os elementos do UX 300e.

Os limpa pára-brisas, por exemplo, param automaticamente quando se abre uma das portas, evitando molhar um passageiro que entra ou sai do UX300e. A porta traseira eléctrica mãos-livres facilita o acesso à bagageira. O sistema de ar condicionado S-Flow descarrega iões nano-e® levemente ácidos, que enchem o habitáculo de ar fresco e criam uma atmosfera que hidrata suavemente a pele e o cabelo.

O UX 300e está disponível com um vidro acústico especial que protege os ocupantes do ruído exterior. Os vidros eléctricos, que diminuem a velocidade ao fechar para reduzir o ruído, copiam a maneira elegante com que uma “fusuma” (porta de correr) é fechada nos restaurantes japoneses sofisticados.

O UX 300e estende o “Omotenashi” ao condutor através da aplicação Lexus Link, aperfeiçoando a experiência do proprietário deste Lexus sob a filosofia “Lexus Electrified” através de serviços personalizados como o carregamento eléctrico remoto, o ar condicionado remoto e um localizador de estações de carregamento. Permite o acesso a uma rede pan-europeia de estações de carregamento públicas, e está preparado para exibir parâmetros como disponibilidade, velocidade de carregamento e preço por kWh.

LEXUS UX300e PRODUZIDO

POR ARTESÃOS “TAKUMI”

Os artesãos “Takumi” e a premiada fábrica em Kyushu são o maior exemplo da incessante procura da Lexus pela qualidade. Estes artesãos modernos, com um aperfeiçoamento das suas capacidades de, no mínimo, 15 anos, são a personificação da precisão japonesa.

O seu meticuloso trabalho está presente em cada centímetro do UX300e, desde a intrincada costura do banco até à pintura exterior e à atenção aos detalhes nas instalações da “Sala Silenciosa”’ da fábrica, onde os “Takumi” usam os seus ouvidos e mãos bem treinadas para detectar e rectificar o menor ruído ou vibração dentro do habitáculo.

O Lexus UX 300e, tem lançamento previsto em Portugal no primeiro trimestre de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: