Lexus revela vendas globais em 2020 e… novidades

As vendas mundiais da Lexus em 2020 tiveram uma redução de 6% em relação a 2019, afectadas, naturalmente, pela Covid-19. Na Primavera, a marca nipónica vai lançar, sob a sua nova visão, um novo concept.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Entre Janeiro e Dezembro de 2020, as vendas mundiais da Lexus totalizaram 718.715 unidades, o que representa uma quebra de 6% face a 2019, seguindo assim a tendência de praticamente todos os construtores da indústria automóvel neste ano tão atípico.

O primeiro semestre do ano foi afectado pela pandemia da Covid-19 com uma queda de 16% em relação ao primeiro semestre de 2019, as vendas de Julho a Dezembro aumentaram 2% em relação ao mesmo período de 2019.

Os números de 2020 são ajudados, essencialmente, pelo ES, RX e gama LC, modelos com maior expressão. Por outro lado, o Lexus UX 300e, o primeiro 100% eléctrico da marca, «excedeu as expectativas rapidamente nos vários mercados onde foi lançado em 2020». No final do ano passado, «em alguns mercados, a Lexus também apresentou uma versão renovada do LS, o seu topo de gama», segundo um comunicado da Lexus.

Por região, as vendas anuais acumuladas na China marcaram um recorde histórico (223.650 unidades, mais 11% que 2019), aumentando as vendas globais da marca. No contexto europeu, a Lexus «vendeu 70.814 veículos, alcançando uma quota de mercado premium recorde de 2,3% e alcançando pela primeira vez 3% na venda a clientes particulares, embora as vendas tenham caído -19%», sublinha a nota de imprensa.

O principal volume de vendas da Lexus advém da sua gama de SUV – RX, NX, UX, GX e LX com vendas combinadas de 57.833 veículos que equivalem a 81% do volume total. As vendas de veículos eletrificados com a tecnologia híbrida representaram 96% das vendas da Lexus na Europa Ocidental e Central.

À semelhança da Europa, em Portugal «os resultados foram afectados pela pandemia, no entanto a marca continua a sua forte aposta no nosso país e a alargar a sua rede de concessionários», pode ler-se no comunicado.

A Lexus anunciou, por outro lado, que em 2021 vão revelar uma nova visão da marca: «Este ano, a Lexus dará um novo passo no sentido de tornar os estilos de vida diversificados dos nossos clientes mais gratificantes. Esta Primavera, vamos revelar a nossa nova visão da marca, juntamente com um novo concept, que ilustra as nossas intenções para o futuro e marca o início da próxima geração da Lexus», registou Koji Sato, presidente e director de marca da Lexus International.

A marca nipónica anunciou também que vai lançar este ano «o primeiro modelo sob nossa nova visão e continuaremos a apresentar, depois novos modelos no próximo ano». «Também, daqui em diante, ao termos consideração pelos nossos clientes em todo o mundo e através do nosso empenho na produção de automóveis que excedem as suas expectativas, continuaremos a aceitar o desafio de proporcionar felicidade a todas as pessoas que entram em contacto com a Lexus. Estou ansioso por em breve poder partilhar mais com todos», finalizou Koji Sato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *