Lewis Hamilton logrou o triunfo no… “braço”
O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu hoje o Grande Prémio do Bahrain, primeira prova do Mundial de Fórmula 1, e é o primeiro líder do campeonato, num dia em que bateu o recorde do número de voltas na liderança.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
Fantástico arranque do “Mundial” de 2021, com a vitória a decidir-se nas derradeiras voltas, quando o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) resistiu aos últimos ataques do holandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), com os dois a terminarem separados por menos de um segundo, diferença de tempo que se verificou nas últimas voltas, com o holandês, apesar de poder usar o DRS, a não conseguir ultrapassar o inglês que averbou a 96.ª vitória da carreira.
A prova de abertura teve o começo atrasado, por, na volta de lançamento, o mexicano Sérgio Perez (Red Bull/Honda) ter ficado parado na pista, com um problema na unidade motriz, problema que conseguiu resolver e que lhe permitiu arrancar da via das “boxes”, para terminar em quinto, depois de uma segunda volta de lançamento.
Max Verstappen não desperdiçou o facto de partir da “pole” e assumiu o comando da corrida, à frente de Lewis Hamilton, com as trocas de posições, entre os dois, a acontecerem quando pararam para trocar de pneus.
O inglês fez a última paragem primeiro (28.ª volta), enquanto o holandês só pararia, a segunda vez, 11 voltas mais tarde (39.ª volta), para regressar à pista a mais de oito segundos do seu adversário, quando faltavam 17 voltas para terminar a corrida.
Com pneus mais frescos, Max Verstappen aproximou-se de Lewis Hamilton, chegou a ultrapassá-lo, graças ao DRS, mas o facto de ter excedido os limites da pista obrigou-o a ceder a posição ao seu adversário e não mais esteve em posição de colocar em causa do triunfo do inglês.
O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) foi sempre um tranquilo terceiro e na última volta, depois de uma paragem para trocar de pneus, arrecadou o ponto para os que fazem a volta mais rápida.
A McLaren confirmou que mudança de unidade motriz (da Renault pela Mercedes) em dada afectou a sua eficácia, com o inglês Lando Norris a terminar em quarto e o australiano Daniel Riccardo em sétimo, o que a coloca, desde já, no terceiro lugar do Campeonato de Construtores, posição que foi sua o ano passado.
Boa estreia de Sérgio Perez na Red Bull, com o mexicano, a exemplo do que sucedeu no passado, a não baixar os braços, depois do problema inicial para terminar em quinto à frente do monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que largou de quarto, mas não teve carro para manter a posição, embora a marca italiana tenha mostrado uma evolução em relação ao ano passado, como o confirmou o oitavo lugar do espanhol Carlos Sainz (Ferrari).
O japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri/Honda) não podia ter melhor estreia na F1 ao marcar dois pontos, graças ao nono lugar alcançado, à frente do canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), com a sucessora da Racing Point a ficar áquem daquilo que era esperado.
O regressado Fernando Alonso (Alpine/Renault) esteve toda a corrida a lutar por um lugar nos pontos, mas problemas de travões obrigaram-no a renunciar, depois de um regresso que prometia ser positivo, com construtor francês, tal como a Aston Martin, a ficar abaixo das expectativas.
FICHA DA PROVA
Grande Prémio – Gulf Air Bahrain Grand Prix
Circuito – Bahrain International Circuit
Extensão – 302,826 km = 56 x 5,412 km
“Pole position” – Max Verstappen (Red Bull/Honda), 1 volta (5,412 km), em 1’28,997” (218,919 km/h)
Grelha de partida – 1.ª linha: Max Verstappen (Red Bull RB16B/Honda), 1’28,997”; Lewis Hamilton (Mercedes W12/Mercedes), 1’29,385”; 2.ª linha: Valtteri Bottas (Mercedes W12/Mercedes), 1’29,586”; Charles Leclerc (Ferrari SF21/Ferrari), 1’29,678”; 3.ª linha: Pierre Gasly (Alpha Tauri AT02/Honda), 1’269,809”; Daniel Ricciardo (McLaren MCL23M/Mercedes), 1’29,927”; 4.ª linha: Lando Norris (McLaren MCL35M/Mercedes), 1’29,974”; Carlos Sainz (Ferrari SF/Ferrari), 1’30,215”; 5.ª linha: Fernando Alonso (Alpine A521/Renault), 1’30,249”; Lance Stroll (Aston Martin AMR21/Mercedes), 1’30,601”; 6.ª linha: Sergio Perez (Rde Bull RB16B/Honda), 1’30,659”; Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo C41/Ferrari), 1’30,708”; 7.ª linha: Yuki Tsunoda (Alpha Tauri AT02/Honda), 1’31.203”; Kimi Raikkonen (Alfa Romeo C41/Ferrari), 1’31,238”; 8.ª linha: George Russell (Williams FW43B/Mercedes), 1’33,430”; Esteban Ocon (Alpine A521/Renault), 1’31,724”; 9.ª linha: Nicholas Latifi (Williams FW43B/Mercedes), 1’31,936”; Mick Schumacher (Haas VF-21/Ferrari), 1’32,449”; 10.ª linha: Nikita Mazepin (Haas VF-21/Ferrari), 1’33,273”; Sebastian Vettel (Aston Martin AMR21/Mercedes), 1’32,056”;
Nota – Sebastian Vettel (Aston Martin AMR21/Mercedes) foi penalizado em cinco lugares, por desrespeito de duas bandeiras amarelas, durante a qualificação
Comandantes sucessivos – Max Verstappen, da 1.ª à 17.ª volta; Lewis Hamilton, da 18.ª à 27.ª volta; Max Verstappan, da 28.ª à 39.ª volta; Lewis Hamilton, da 40,ª à 56.ª volta
Volta mais rápida – Valtteri Bottas (Mercedes W12/Mercedes), 1 volta (5,412 km), em, 1’32,090” (211,566 km/h)
Vencedor – Lewis Hamilton (Mercedes W12/Mercedes), 56 voltas (302,826 km), em 1.32’03,897” (197,355 km/h)
Classificação
POS. | PILOTO | CARRO | MOTOR | TEMPO |
1.º | Lewis Hamilton | Mercedes W12 | Mercedes | 1.32’03,897″ |
2.º | Max Verstappen | Red Bull 16B | Honda | a 0,745″ |
3.º | Valtteri Bottas | Mercedes W12 | Mercedes | a 36,638″ |
4.º | Lando Norris | McLaren MCL35 | Mercedes | a 46,466 |
5.º | Sergio Perez | Red Bull 16B | Honda | a 52,047″ |
6.º | Charles Leclerc | Ferrari SF21 | Ferrari | a 59,090″ |
7.º | Daniel Ricciardo | McLaren MCL35 | Mercedes | a 1’06,004 |
8.º | Carlos Sainz | Ferrari SF21 | Ferrari | a 1’17,100″ |
9.º | Yuki Tsunoda | Alpha Tauri AT02 | Honda | a 1’25,692 |
10.º | Lance Stroll | Aston Martin AMR21 | Mercedes | a 1’26,713″ |
11.º | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo C41 | Ferrari | a 1’28,864″ |
12.º | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo C41 | Ferrari | a 1 volta |
13.º | Esteban Ocon | Alpine A521 | Renault | a 1 volta |
14.º | George Russell | Williams FW43 B | Mercedes | a 1 volta |
15.º | Sebastian Vettel | Aston Martin AMR21 | Mercedes | a 1 volta |
16.º | Mick Schumacher | Haas VF-21 | Ferrari | a 1 volta |
17.º | Pierre Gasly | Alpha Tauri AT02 | Honda | a 4 voltas |
18.º | Nicolas Latifi | Williams FW43 B | Mercedes | a 5 voltas |
Classificações dos “Mundiais”
PILOTOS – 1.º, Lewis Hamilton, 25 pontos; 2.º, Max Verstappen, 18; 3.º, Valtteri Bottas, 16; 4.º, Lando Norris, 12; 5.º Sérgio Perez, 10; 6.º, Charles Leclerc, 8; 7.º, Daniel Ricciardo, 6; 8.º, Carlos Sainz, 4; 9.º Yuki Tsunoda, 2; 10.º, Lance Stroll, 1
CONSTRUTORES – 1.º, Mercedes-AMG Petronas F1 Team, 41 pontos; 2.º, Red Bull Racing Honda, 28; 3.º, McLaren F1 Team, 18; 4.º, Scuderia Ferrari Mission Winnow, 12; 5.º, Scuderia Alpha Tauri Honda, 2; 6.º, Aston Martin Cognizant F1 Team, 1
Próxima prova – Pirelli Gran Premio Del Made In Italia e Dell’Emilia Romagna, dia 18 de Abril, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari.