Lewis Hamilton garante a 102.ª “pole position”
Inglês conquistou a 102.ª “pole position” da carreira, levando a melhor sobre o neerlandês Max Verstappen e o finlandês Valtteri Bottas, beneficiando do furo de Pierre Gasly no último sector, que levou a bandeiras amarelas naquele local, obrigando os seus adversários a abrandar o andamento.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
Com uma volta irrepreensível, em que foi o mais rápido nos três sectores em que o traçado de Losail está dividido, o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) garantiu a “pole position” para o GP do Qatar, a quarta da temporada e a 102.ª da carreira, depois de ter ocupado o topo da tabela de tempos, nas três fases de qualificação.
Num traçado onde os pontos de ultrapassagem são quase inexistentes largar da primeira posição da grelha pode ser importante para a conquista da vitória e para reduzir o atraso pontual em relação ao neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), que fez o segundo tempo, mas ficou a quase meio segundo (0,455”) do seu adversário.
O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) poderá ter perdido a hipótese de completar uma primeira linha Mercedes, por a bandeira amarela ter sido mostrada no terceiro sector, em consequência do furo do pneu direito dianteiro do carro do francês Pierre Gasly (Alpha Tauri/Honda), que, apesar de ter falhado a segunda tentativa, vai arrancar da quarta posição da grelha.
O espanhol Fernando Alonso (Alpine/Renault) conseguiu um prometedor quinto tempo, à frente do inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) que bateu o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) no primeiro confronto entre as duas equipas candidatas ao terceiro lugar do “Mundial” de Construtores.
O japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri/Honda), numa confirmação da eficácia da equipa de Faenza este fim-de-semana no Qatar, o francês Esteban Ocon (Alpine/Renault) e o alemão Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes) completaram o lote dos 10 pilotos que chegaram à Q3.
O facto do mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) ter ficado na Q2, onde foi o primeiro dos eliminados, obriga a Red Bull a refazer os seus planos estratégicos, em termos de tentar recuperar pontos à Mercedes, pois vai ter uma tarefa difícil na recuperação de posições.
Para a Ferrari e McLaren, que lutam pelo terceiro lugar, algo de semelhante se passa, uma vez que o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) e o australiano Daniel Riccardo (McLaren/Mercedes) também não chegaram à Q3, com o monegasco a não encontrar explicação para o sucedido.
Sem surpresa os dois Hass, com o russo Nikita Mazepin (Haas/Ferrari), que esteve afastado da pista, nas duas sessões de treinos livres anteriores, os dois Alfa Romeo/Ferrari e o canadiano Nicola Latifi (Williams/Renault) não passaram a Q1.
Grelha de partida
Lewis Hamilton | |
Mercedes W12/Mercedes | |
1’20,827″ | |
Max Verstappen | |
Red Bull 16B/Honda | |
1’21.282″ | |
Valtteri Bottas | |
Mercedes W12/Mercedes | |
1’21,478″ | |
Pierre Gasly | |
Alpha Tauri AT02/Honda | |
1’21,460″ | |
Fernando Alonso | |
Alpine A521/Renault | |
1’21,670″ | |
Lando Norris | |
McLaren MCL35M/Mercedes | |
1’21,731″ | |
Carlos Sainz | |
Ferrari SF21/Ferrari | |
1’21,840″ | |
Yuki Tsunoda | |
Alpha Tauri AT02/Honda | |
1’21,881″ | |
Esteban Ocon | |
Alpine A521/Renault | |
1’22,028″ | |
Sebastian Vettel | |
Aston Martin AMR21/Mercedes | |
1’22,785″ | |
Sergio Perez | |
Red Bull RB 16B/Honda | |
1’22,346″ | |
Lance Stroll | |
Aston MartinAMR21/Mercedes | |
1’22,460″ | |
Charles Leclerc | |
Ferrari SF21/Ferrari | |
1’22,463″ | |
Daniel Riccardo | |
McLaren MCL35M/Mercedes | |
1’22,597″ | |
George Russell | |
Williams FW43B/Mercedes | |
1’22,756″ | |
Kimi Raikkonen | |
Alfa Romeo C41/Ferrari | |
1’23,156″ | |
Nicholas Latifi | |
Wiliams FW43B/Mercedes | |
1’23,213″ | |
Antonio Giovinazzi | |
Alfa Romeo C41/Ferrari | |
1’23,262″ | |
Mick Schumacher | |
Haas VF-21/Ferrari | |
1’23,407″ | |
Nikita Mazepin | |
Haas VF-21/Ferrari | |
1’25,859″ |