Lewis Hamilton chega à “pole”… no limite
O britânico da Mercedes foi o mais rápido na qualificação da Fórmula 1 Heineken Grande Prémio de Portugal, garantindo a sua 97.ª “pole” da carreira que a garantiu já nos últimos instantes, quando esta parecia estar nas mãos de Valtteri Bottas, piloto que dominou as sessões de treinos livres no Autódromo Internacional do Algarve.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
Ao passar a linha da meta, em cima do limite dos 10 minutos da Q3, o inglês Lewis Hamilton (Mercedes), que tinha montado pneus médios para a sua derradeira tentativa, pode cumprir mais uma volta ao traçado algarvio e assegurar a 97.ª “pole” da carreira, ao bater o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes), que tinha sido o mais rápido ao longo do fim-de-semana, por 0,051”.
Os “Mercedes boys” monopolizam mais uma vez a primeira linha da grelha, à frente do holandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), de novo uma vez mais terceiro, tendo, com os pilotos da Mercedes chegado ao segundo “16”, e do monegasco Charles Leclerc (Ferrari), com a segunda linha da grelha portuguesa a ser igual aquela que aconteceu, em Nurburgring, na corrida anterior.
Aliás os quatro primeiros da grelha em Portimão são os mesmos do traçado alemão, com a única alteração a ser a troca de posições dos pilotos da Mercedes.
Se Charles Leclerc garantiu o quarto tempo na qualificação, o seu companheiro de equipa, o alemão Sebastian Vettel (Ferrari), foi o mais lento da Q2, depois da estranha opção tomada pela equipa que o fez sair para a pista, para a derradeira da tentativa de passagem à Q3, com pneus médios, quando se impunha o recurso aos pneus macios, para lhe permitirem recuperar o meio segundo de que precisava para chegar à fase decisiva da qualificação.
O mexicano Sergio Perez (Racing Point/Mercedes), o inglês Alexander Albon (Red Bull/Renault) partilham a terceira linha, com os McLaren/Renault do espanhol Carlos Sainz e do inglês Lando Norris a dividirem a quarta linha, com o francês Pierre Gasly (Alpha Tauri/Honda) e o australiano Daniel Riccardo (Renault) a completarem o lote dos que participaram na Q3, com o australiano a não sair para a pista, por ter saído e batido com a traseira na derradeira volta da Q2, quando defendia a 10.ª posição que ocupava.
Destaque para o inglês George Russell (Williams/Mercedes) ter voltado a chegar à Q2 e ter batido Sebastian Vettel…
Grelha de partida
Lewis Hamilton | |
Mercedes | |
1’16,652″ | |
Valtteri Bottas | |
Mercedes | |
1’16,754″ | |
Max Verstappen | |
Red Bull/Honda | |
1’16,904″ | |
Charles Leclerc | |
Ferrari | |
1’17,090″ | |
Sergio Perez | |
Racing Point/Mercedes | |
1’17,223″ | |
Alexander Albon | |
Red Bull/Honda | |
1’17,437″ | |
Carlos Sainz | |
McLaren/Renault | |
1’17.520″ | |
Lando Norris | |
McLaren/Renault | |
1’17,525″ | |
Pierre Gasly | |
Alpha Tauri/Honda | |
1’17,803″ | |
Daniel Ricciardo | |
Renault | |
sem tempo | |
Esteban Ocon | |
Renault | |
1’17,614″ | |
Lance Stroll | |
Racing Point/Mercedes | |
1’17,626″ | |
Danill Kvyat | |
Alpha Tauri/Honda | |
1’17,728″ | |
George Russell | |
Williams/Mercedes | |
1’17,788″ | |
Sebastian Vettel | |
Ferrari | |
1’17,919″ | |
Kimi Raikkonen | |
Alfa Romeo/Ferrari | |
1’18,201″ | |
Antonio Giovinazzi | |
Alfa Romeo/Ferrari | |
1’18,323″ | |
Romain Grosjean | |
Haas/Ferrari | |
1’18,364″ | |
Kevin Magnussen | |
Haas/Ferrari | |
1’18,508″ | |
Nicolas Latifi | |
Williams/Renault | |
1’18,777″ |