Lando Norris estreia-se com a “pole position”

O piloto inglês surpreendeu tudo e todos ao conquistar a “pole position” para o Grande Prémio da Rússia, dividindo a primeira fila com o espanhol Carlos Sainz, o seu antigo companheiro de equipa na McLaren.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Lando Norris (McLaren/Mercedes)

Quinze dias depois do australiano Daniel Riccardo (McLaren/Mercedes) ter feito a equipa de Woking regressar ao lugar mais alto do pódio, o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) conquista a primeira “pole position” da carreira, à frente do espanhol Carlos Sainz (Ferrari) e de um surpreendente George Russell (Williams/Mercedes).

O mau tempo, que obrigou ao cancelamento da terceira sessão de treinos livres, que devia ter ocorrido esta manhã, abrandou e permitiu a realização da sessão de qualificação, com um asfalto que melhorava as condições de aderência a cada segundo, fruto da paragem da chuva e da passagem dos carros.

Sabendo que estava relegado para a última posição da grelha, o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) limitou-se a dar uma volta à pista, a velocidade “moderada”, para poupar o motor que estreia no traçado russo e que terá de durar as seis corridas que faltam até ao final da temporada.

Por isso e para além do comandante do campeonato, posição que deve perder amanhã, também os pilotos da Alfa Romeo e da Haas ficaram pela Q1.

Carlos Sainz (Ferrari)

Atitude semelhante à de Max Verstappen adoptaram o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) e o canadiano Nicola Latifi (Williams/Mercedes), na Q2, por também eles estarem condenados a partir do fim da grelha, por troca de elementos da unidade motriz.

De fora da Q3 ficaram, ainda, o francês Pierre Gasly (Alpha Tauri/Honda), uma surpresa depois do bom desempenho de ontem, o seu companheiro de equipa, o japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri/Honda) e o alemão Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes), com o francês e o alemão a não esconderem a frustração por não terem passado da Q2.

Na Q3 esperava-se um domínio dos “Mercedes boys”, a exemplo do que sucedera na véspera, mas, dada a maneira como as condições de aderência estavam a aumentar, era evidente que quem conseguisse iniciar a derradeira tentativa o mais perto possível do final da sessão podia ter vantagem.

E foi isso que sucedeu, com Lando Norris e Carlos Sainz a superarem Lewis Hamiltin (Mercedes), que foi ainda ultrapassado por George Russell, que foi o último a completar a volta de qualificação.

Daneil Riccardo e o espanhol Fernando Alonso (Alpine/Renault) conseguiram suplantar o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes), com o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Renault) e o francês Esteban Ocon (Alpine/Renault) a completarem o lote dos 10 mais rápidos.

Não surpreenderá que, amanhã, Lewis Hamilton regressa ao comando do campeonato e que a Mercedes aumente a vantagem sobre a Red Bull, entre os construtores, face à posição dos respectivos pilotos na grelha de partida, com a corrida a poder ser condicionada pelas condições atmosféricas que se verificarem amanhã.

GRELHA DE PARTIDA

Lando Norris
McLaren MCL35M/Mercedes
1’41,993″
Carlos Sainz
Ferrari SF21/Ferrari
1’42,510″
George Russell
Williams FW43B/Mercedes
1’42,983″
Lewis Hamilton
Mercedes W12/Mercedes
1’44,050″
Daniel Riccardo
McLaren MCL35M/Mercedes
1’44,156″
Fernando Alonso
Alpine A521/Renault
1’44,204″
Valtteri Bottas
Mercedes W12/Mercedes
1’44,710″
Lance Stroll
Aston MartinAMR21/Mercedes
1’44,956″
Sergio Perez
Red Bull RB 16B/Honda
1’45,337″
Esteban Ocon
Alpine A521/Renault
1’45,865″
Sebastian Vettel
Aston Martin AMR21/Mercedes
1’46,573″
Pierre Gasly
Alpha Tauri AT02/Honda
1’46,641″
Yuki Tsunoda
Alpha Tauri AT02/Honda
1’46,751″
Kimi Raikkonen
Alfa Romeo C41/Ferrari
1’49,586″
Mick Schumacher
Haas VF-21/Ferrari
1’49,830″
Antonio Giovinazzi
Alfa Romeo C41/Ferrari
1’51,023″
Nikita Mazepin
Haas VF-21/Ferrari
1’53,764″
Charles Leclerc
Ferrari SF21/Ferrari
1’48,470
Nicholas Latifi
Wiliams FW43B/Mercedes
sem tempo
Max Verstappen
Red Bull 16B/Honda
sem tempo

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