Kris Meeke frente do Rali da Grã-Bretanha

Ao volante de um Toyota Yaris WRC, o piloto inglês é o primeiro líder da prova inglesa, após vencer a super especial de Oulton Park, superando o belga Thierry Neuville e Petter Solberg, primeiro e segundo classificado, respectivamente.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Embalado pelo facto de ter sido o mais rápido no “Shakedown”, o inglês Kris Meeke (Toyota Yaris WRC) foi o mais rápido na Super Especial de abertura, que teve por cenário o circuito de Oulton Park (3,58 km), que não era visitado desde 1993. O inglês dominou de forma clara a concorrência e numa curta classificativa ganhou 2,1” ao belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupé WRC), diferença de tempo significativa e que pode querer indicar que Kris Meeke, a “jogar em casa” pode ser um sério candidato ao triunfo.

Excelente terceiro tempo do norueguês Petter Solberg (VW Polo R5), que, afastado das provas de estrada há muito tempo, teve problemas com o travão de mão nos primeiros metros, mas que mostrou que quem sabe não esquece e a passa a ser um sério candidato à vitória entre os RC2.

Problemas de motor para o estónio Ott Tanak (Toyota Yaris WRC), que cedeu 8,8” ao seu colega de equipa, foi 13.º da classificativa e foi batido por quatro RC2.

Como não podia deixar de ser a chuva marcou presença no arranque da prova e é de crer que ela será companheira constante ao longo da toda a prova, como é tradicional em Inglaterra.

Para esta sexta-feira, e depois deste “aperitivo”, a prova começa a sério, com os concorrentes a terem de cumprir uma dupla passagem pelas classificativas de Elsi (11,65 km), Penmachno (16,19 km), Dyfnant (19,36 km) e Aberhirnant (10,26 km) a que se junta Super Especial de Slate Moutain (1,60 km), no meio da segunda passagem pelas quatro especiais do dia.

 

CLASSIFICAÇÃO APÓS A 1.ª PC – 1.º Kris Meeke/Sebastian Marshall (Toyota Yaris WRC), 2m47,4s; 2.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupé WRC), a 2.1”; 3.º Petter Solberg/Phil Mills (VW Polo R5), a 3,3” (1.º RC2); 4.º Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroën C3 WRC), a 3,8”; 5.º Andreas Mikkelsen/JAnders Jaeger (Hyundai i20 Coupé WRC), a 4,1”; 6.º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroën C3 WRC), a 4,7”; 7.º Matt Edwards/Mark Glennerster (Hyundai NG I20 R5), a 5.4”; 8.º Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla (Toyota Yaris WRC), a 5,7”; 9.º Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Skoda Fabia R5 Evo), a 5,8”; 10.º Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (VW Polo R5), a 6,1”.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação