“Kiko” Maria justifica título pela quinta vez

Última corrida do Campeonato Nacional de consagração, neste domingo, no Estoril, com vitória, “pole position” e volta mais rápida. Jovem campeão proporcionou os títulos de equipas à Moto Action Team e de marcas à BeÓn.

(auto.look2010@gmail.com)

Ao vencer, esta tarde, a sexta e última prova da categoria de PréMoto 3 do Campeonato Nacional de Velocidade de 2019, disputada no circuito do Estoril, o jovem motociclista Francisco (“Kiko”) Maria foi oficialmente titulado campeão e confirmou-se como uma das maiores promessas portuguesas da modalidade. Aos comandos da sua BeÓn com motor Yamaha de 250 centímetros cúbicos, largou da “pole position” e liderou a corrida do princípio ao fim, conseguindo ser o mais rápido na última das 14 voltas à pista, quando foi cronometrado em 1m53,286s.

Virtual detentor do título nacional há um mês, o jovem piloto, de 15 anos, averbou o seu quinto triunfo na competição, que concluiu com 135 pontos, mais 47 do que o seu mais directo opositor ao longo da época, Nuno Ribeiro. Com tamanho sucesso desportivo, proporcionou à Moto Action Team e à BeÓn a vitória nos campeonatos por equipas e por marcas, respectivamente.

«Estou super-feliz, não só pelo que um primeiro título nacional significa no percurso de um desportista de alto rendimento, mas, também, porque começo a traduzir em objectivos atingidos e evolução competitiva os desafios que assumi, em conjunto com os meus patrocinadores e a minha família, proporcionando alegria a quem me tem apoiado nestes três anos que levo de motociclismo», declarou aos jornalistas o novo campeão nacional de PréMoto 3, que só não ganhou a quarta corrida do ano, também disputada no Estoril, em 21 de julho, devido a uma queda que o deixou fisicamente afectado, quando liderava, destacado. Mesmo assim, terminou em 10.º e somou 10 pontos nas contas do campeonato.

A corrida deste domingo, com o asfalto seco, não teve grande história. Reuniu 12 pilotos, das categorias de PréMoto 3 e Supersport 300, e foi uma reprise das outras cinco provas, com “Kiko” Maria a sair do primeiro lugar da “grelha”, conquistado na segunda sessão de treinos cronometrados, levada a efeito a meio da manhã, para aumentar, volta a volta, a distância sobre o 2.º classificado, Marco Dias, que cortou a meta mais de 21 segundos depois do jovem campeão.

A disputar, em paralelo, duas competições internacionais, “Kiko” Maria tem ainda duas provas para concluir a presente temporada. A primeira tem lugar nos próximos dias 2 e 3 de Novembro no circuito de Jerez Ángel Nieto, em Jerez de la Frontera, e conta para o ESBK – Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike, onde o piloto apoiado pela Galp e pela Berner ocupa a 7.ª posição e pode aspirar ainda a ser 5.º no final. A outra marcará o encerramento da European Talent Cup 2019 e irá decorrer no circuito Ricardo Tormo, em Valência, nos dias 9 e 10 do próximo mês.

CLASSIFICAÇÕES

CORRIDA CNV PRÉMOTO 3 E SUPERSPORT 300 – 1.º “Kiko” Maria (BeÓn) PM 3, 26m47,382s, à média de 131,1 km/h; 2.º Marco Dias (Minarelli GP 3) PM 3, a 21,464s; 3.º Pedro Fragoso (Yamaha R3) 1º. SSP 300, a 45,167s. (Classificaram-se mais cinco pilotos).

CLASSIFICAÇÃO DO CNV DE PRÉMOTO 3 – 1.º “Kiko” Maria, 135 pontos; 2.º Nuno Ribeiro, 88; 3.º Marco Dias, 65.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação