“Kiko” Maria foi 6.º quatro vezes em cinco corridas

Em Valência, o piloto do Moto Action Team fez os primeiros quilómetros com a sua nova moto, dotada das especificações técnicas de 2019, em competição e optou pelo realismo dos pontos, depois de já ter sido forçado a desistir uma vez nesta época.

(auto.look2010@gmail.com)

O jovem motociclista português Francisco (“Kiko”) Maria voltou hoje a classificar-se em 6.º numa corrida de PréMoto 3 do campeonato espanhol de velocidade, o que acontece pela quarta vez esta época. No circuito Ricardo Tormo, em Valência, na quinta jornada quinta jornada do agora denominado ESBK – Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike, o vice-campeão nacional da categoria ainda chegou a rodar na 5.ª posição, a duas voltas do fim, mas preferiu “não passar dos limites e amealhar os pontos necessários para estar na luta por uma boa posição no campeonato na segunda metade da época», declarou, no final, o piloto do Moto Action Team, que neste fim-de-semana estreou uma nova moto, com chassis BeÓn e motor Yamaha de 250 centímetros cúbicos, com as especificações técnicas de 2019.

«Cinco corridas disputadas, quatro terminadas e todas elas no 6.º lugar. Gostava que fosse melhor, mas não posso estar descontente. Temos ainda uma margem assinalável para trabalhar e crescer», acrescentou “Kiko” Maria, em jeito de balanço, quando ainda faltam quatro provas para o fim do campeonato do país vizinho que “fornece” de jovens talentos o competitivo motociclismo de velocidade espanhol.

Como já no sábado lhe acontecera, jovem piloto português não teve uma boa partida, por «ter ainda relativamente poucos quilómetros com a moto em situação de corrida», e viu-se forçado a fazer uma prova de trás para a frente. De volta para volta, porém, a confiança ia aumentando. E quando iniciou a sua 10.ª passagem pela pista, “Kiko” Maria atacou, decidido a chegar-se à frente: ganhou dois lugares, passando de 7.º para 5.º, e conseguiu o seu melhor tempo de todo o fim-de-semana (1m45,123s).

No entanto, na penúltima das 14 voltas ao circuito valenciano, de 4005 metros de perímetro, o finlandês Lenni Klemetti forçou o andamento e recuperou a 5.ª posição, tendo terminado na frente do português por 136 centésimos de segundo.

Feitas as contas à dupla jornada valenciana, o piloto apoiado pela Galp e pela Berner saiu de Valência com dois 6.ºs lugares e mais 20 pontos, o que lhe permitiu consolidar o 8.º lugar na tabela classificativa do campeonato, onde agora contabiliza 40 pontos. Com um detalhe a seu favor: à frente, entre o 5.º e o 7.º posto, estão pilotos que pontuaram em todas as cinco corridas realizadas, ao invés de “Kiko” Maria, que foi forçado a desistir na segunda, depois de uma queda, em Jerez de la Frontera.

«Mais adaptado à nova moto e continuando a terminar corridas de forma consistente, sem surpresas nem azares, estou convencido de que estarei cada vez mais próximo dos lugares da frente e a lutar pelos cinco primeiros do campeonato nas corridas que faltam. Eu e a equipa estamos a trabalhar arduamente para isso», assegurou “Kiko” Maria.

O espanhol Marco Morelli repetiu o triunfo de sábado, beneficiando, todavia, das temperaturas mais baixas para fazer melhor do que na véspera: neste domingo, gastou 24m26,478s nas 14 voltas ao circuito valenciano. “Kiko” Maria cortou a meta 22,394s depois. O melhor dos concorrentes da categoria Promo 3 foi o espanhol Marco Garcia, 10.º classificado, a 1m07,878s do seu conterrâneo Morelli.

A próxima corrida do ESBK – Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike irá realizar-se em Aragão, no fim-de-semana de 27 e 28 de Julho, de novo com a participação de “Kiko” Maria.

CLASSIFICAÇÕES

CORRIDA – 1.º Marco Morelli (Esp), 14 voltas em 24m26,478s, à média de 137,69 km/h; 2.º David Real (Esp), a 06,677s; 3.º Hugo Marín (Esp), a 08,228s; …; 6.º “Kiko” Maria (Por), a 22,394s; (…); 8.º Marco Garcia (Esp), 1.º Promo 3, a 1m07,878s. (Classificaram-se mais 12 pilotos das categorias PréMoto 3 e Promo 3).

CAMPEONATO ESBK DE PRÉMOTO 3 – 1.º David Real (Esp), 105 pontos, 2.º Hugo Millán Gracia (Esp), 70; 3.º Marco Morelli (Esp), 66; 4.º Lenni Klemetti (Fin), 61; 4.º Hector Yeabra (Esp), 53; 5.º Pedro Fraga (Esp), 48; (…); 8.º “Kiko” Maria (Por), 40. (Estão classificados mais sete pilotos).

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação