“Kiko” Maria às portas do “top five” em Valência

Na estreia da nova máquina do Moto Action Team, com as especificações técnicas de 2019, o jovem piloto português optou por rodar o mais possível sem arriscar, mas está confiante e volta ao asfalto do circuito Ricardo Tormo na manhã deste domingo.

(auto.look2010@gmail.com)

O jovem motociclista português Francisco (“Kiko”) Maria terminou em 6.º lugar a corrida de PréMoto 3 do Campeonato Espanhol de Velocidade que na tarde deste sábado se disputou em Valência. O vice-campeão nacional da categoria cortou a meta na mesma posição que ocupara na grelha de partida, depois de ter sido o 6.º mais rápido nos treinos cronometrados, em que alinharam 26 concorrentes das categorias PréMoto 3 e Promo 3.

O vencedor foi o espanhol Marco Morelli, autor do segundo tempo das qualificações, que gastou 24m39,765s a percorrer as 14 voltas ao circuito Ricardo Tormo, de 4005 metros de perímetro. O piloto do Moto Action Team, que em Valência faz a estreia de uma moto com as especificações técnicas de 2019, com chassis Beón e motor Yamanha de 250 centímetros cúbicos, cortou a meta 23,903s depois. Com esta classificação, “Kiko” Maria voltou a arrecadar 10 pontos.

«Ainda tenho poucos quilómetros com esta moto e optei por uma estratégia ponderada, que me garantisse pontos. Nesta fase, é melhor rodar e poder corrigir um ou outro pormenor do que arriscar, mesmo se, como é o caso, tanto a equipa como a moto me inspirem toda a confiança. Os resultados vão aparecer em breve, não tenho dúvida», comentou, no final.

Em quatro corridas realizadas esta temporada, foi a terceira vez que o piloto apoiado pela Galp e pela Berner concluiu uma prova do ESBK – Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike no 6.º posto, o que lhe garantiu mais 10 pontos.

Nas contas do campeonato, o jovem piloto tem agora 30. Continua no 8.º posto, mas a apenas cinco do 6º., o canadiano Jonathan Thomas Finn, que pontuou em todas as quatro corridas disputadas. O jovem piloto português não concluiu uma delas, a segunda, realizada em Abril, em Jerez de la Frontera, por força de uma queda.

O alinhamento da tabela classificativa do campeonato poderá ser, aliás, um dos motivos de interesse da segunda das duas corridas do fim de semana valenciano, já que entre o 4.º (Hector Yebra) e o 8.º (“Kiko” Maria) a diferença é de 15 pontos. A corrida deste domingo, com início quando forem 10 horas em Portugal Continental, ganhou acrescido interesse e poderá clarificar algumas coisas, inclusive na frente: o líder da competição, Hugo Millán Gracia, não se inscreveu nesta dupla jornada e viu-se ultrapassado por aquele que era 2.º à partida para este fim-de-semana, David Real. Ele aproveitou e terminou a corrida de sábado na 2.ª posição, ascendendo à liderança. Dispõe agora de 85 pontos.

CLASSIFICAÇÕES

CORRIDA – 1.º Marco Morelli (Esp), 14 voltas em 24m39,765s, à média de 136,48 km/h; 2.º David Real (Esp), a 02,967s; 3.º Pedro Enrique Benito (Esp), a 14,225s; …; 6.º “Kiko” Maria (Por), a 23,903s; …; 8.º Eitan Gras (Uru), 1.º Promo3, a 45,350s. (Classificaram-se mais 11 pilotos das categorias PréMoto 3 e Promo 3).

CAMPEONATO ESBK DE PRÉMOTO 3 – 1.º David Real (Esp), 85 pontos, 2.º Hugo Millán Gracia (Esp), 70; 3.º Lenni Klemetti (Fin), 50; 4.º Hector Yeabra (Esp), 45; 5.º Marco Morelli (Esp), 41; …; 8.º “Kiko” Maria (Por), 30. (Estão classificados mais sete pilotos).

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação