Enduro

Kika Henriques presta homenagem a Zé Alvoeiro

A jovem piloto de 18 anos que alinha, este fim de semana, na segunda prova pontuável para o Campeonato Nacional de Enduro, em Santa Marta de Penaguião, está focada na competição das Senhoras, mas não descurou a oportunidade de prestar homenagem a José Alvoeiro.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: JOÃO DA FRANCA

Jovem piloto da Lousã não esquece o amigo Zé Alvoeiro

É a partir do Alto Douro que a jovem piloto lousanense, Kika Henriques, aponta baterias para uma boa prestação na categoria de Senhoras, referente à segunda jornada do Campeonato Nacional de Enduro, competição organizada pela Associação Natureza Extreme, este sábado e domingo.

Com apenas 18 anos de idade mas a construir uma carreira alicerçada na responsabilidade, a piloto da Lousã viaja até Santa Marta de Penaguião, sub-região do Douro, no distrito de Vila Real, para elevar a fasquia co campo meramente competitivo, sem deixar, no entanto, de prestar uma homenagem ao recém-falecido José Alvoeiro, que na prova de abertura, em Góis, desempenhou superiormente o cargo de diretor de prova.

Na sua moto, com o número 550 preparada pela Lousamotos, foi colocado, de forma visível, um coração e uma imagem de José Alvoeiro com a simples frase “Obrigado Zé”. Trata-se de um gesto grandioso e bastante sentido de Kika Henriques, como forma de recordar o amigo, o dirigente, o piloto e o homem bom que partiu com apenas 58 anos.

Kika Henriques em Santa Marta de Penaguião confiante para a jornada dupla

Depois do terceiro lugar conquistado na prova conduzida pelo Góis Moto Clube, Kika Henriques regressa à competição bastante otimista, «sobretudo para continuar a perceber se o trabalho árduo que temos vindo a desenvolver está a ter efeitos positivos».

A jovem piloto reconhece que «o nível competitivo está cada vez mais elevado», mas também admite que não descurará «a oportunidade de rodar o mais perto possível das minhas adversárias». «Vou procurar não cometer erros desnecessários, conservar e utilizar os ensinamentos adquiridos com o Diogo Ventura».

«Esta prova tem a particularidade de ser desenvolvida ao longo de dois dias e, por isso, é de capital importância saber dosear o esforço», resumiu Kika Henriques que, diga-se em abono da verdade, continua a revelar um grande potencial nas duas rodas e uma enorme progressão pela frente».

Kika Henriques estuda o traçado de Santa Marta de Penaguião

É indiscutível a trajetória ascendente da jovem piloto lousanense num curto espaço de tempo. E quando questionada até onde pretende chegar na competição de Enduro e Motocross, Kika Henriques responde, sem papas na língua: «Quero prosseguir a minha carreira com muito trabalho e humildade, numa equipa – a Lousamotos – bastante abnegada e que tudo faz para que nada nos falte».

«O meu compromisso visa manter a mesma abordagem de sempre, que é aprender e adquirir confiança para evoluir e, no final de cada prova, analisamos o resultado», sublinhou a jovem de 18 anos de idade.

A prova de Senhoras em Santa Marta de Penaguião é composta por um percurso de 56 km, incluindo especiais, desenhado no concelho daquela região duriense, a cumprir por três vezes no sábado e no domingo.

O Paddock e o Secretariado situam-se na Alameda 13 de Janeiro e o Parque Fechado está montado na Praça do Município de Santa Marta de Penaguião, enquanto todas as especiais – Cross Test (3,7 km), Extreme (1 km) e Enduro Test (4,6 km) – estão novamente desenhadas em Nossa Senhora do Viso, Fontes, embora diferentes das utilizadas há um ano. A partida do primeiro piloto está marcada para as 10h00 este sábado e para as 9h00 no domingo.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *