Kalle Rovanpera gere liderança no Quénia

As dificuldades permanecem intactas no “Safari”, com o piloto finlandês da Toyota Razoo Racing a “sacudir” a pressão, mantendo o ascendente perante a concorrência. A marca nipónica ocupa a segunda e terceira posição, com Elfyn Evans e Takamoto Katsuta.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1)

Apesar de não ter sido o mais rápido em nenhuma das classificativas desta manhã, uma delas a mais extensa da prova, o finlandês Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1) conserva o comando do “Safari”, gerindo a vantagem, de que dispõe e sem correr demasiados riscos, para não ser surpreendido pelas “armadilhas” que as pistas quenianas sempre encerraram.

Neste momento a marca nipónica monopoliza o pódio, com o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) e o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1) a secundarem o finlandês. O piloto nipónico dispõe 7,4 segundos de avanço sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) que, tal como o aquele que o antecede, furou no último troço, o que não o impediu de ascender ao quarto lugar, na derradeira especial, beneficiando do abandono do estónio Ott Tanak (Hyundai i20 Rally1) traído, uma vez mais, pela mecânica.

Gus Greensmith (Ford Puma Rally1)

A manhã correu mal para a Ford, que viu o inglês Gus Greensmith (Ford Puma Rally1) capotar na primeira classificativa do dia, que conseguiu terminar, para abandonar no final da segunda, enquanto o francês Adrien Fourmaux (Ford Puma Rally1), vítima de problemas de suspensão, logo a abrir o dia, já não entrava na segunda classificativa.

No que diz respeito aos RC2, o polaco Kajetan Kajetanowicz (Skoda Fabia Rally2 Evo) parece lançado para o triunfo, uma vez que dispõe de quase seis minutos de avanço sobre o americano Sean Johnston (Citroen C3 Rally2), com os dois a fecharam o lote dos 10 primeiros, separados pelo greco Jourdan Serderidis (Ford Puma Rally1), que é o segundo dos pilotos da marca da oval.

Classificação após 10 especiais – 1.º Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), 2.05’21,2”; 2.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 19,4”; 3.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 39,9”; 4.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 46,3”; 5.º, Sébastien Ogier/Benjamin Veillas (Toyota GR Yaris Rally1), a 2’20,3”; 6.º, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Hyundai i20 N Rally1), a 8’40,5”; 7.º, Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1), a 13’15.9”; 8.º, Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Skoda Fabia Rally Evo), a 16’54,2” (1.º RC2); 9.º Jourdan Serderidis/Frédéric Miclotte (Ford Puma Rally1), a 17’00,1”; 10.º, Sean Johnston/Alexander Kiruhani (Citroen C3 Rally2), a 22’45,7”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.