Kalle Rovanpera com a vitória na mão na Estónia

O atual líder do Mundial de Pilotos terminou o segundo dia do Rali a Estónia com o tempo de 2h07m53s, que lhe confere 29,1 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa, Elfyn Evans. O estónio Ott Tanak segue na terceira posição.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

Quando faltam 77,98 km selectivos, distribuídos por seis especiais, o finlandês Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1) tem a quinta vitória na mão, em sete corridas possíveis, face aos 29,1 segundos de avanço sobre o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) que, apesar dos esforços que tem feito, não consegue acompanhar o ritmo do seu colega de equipa.

Tudo aponta para que o estónio Ott Tanak (Hyundai i20 N Rally1) termine no derradeiro lugar do pódio garantido, como consequência de mais de um minuto de vantagem de que dispõe para o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), a menos que haja instruções para que troquem de posição uma vez que o belga está à frente do estónio, no campeonato.

«Realisticamente, a diferença já é grande. Para ser justo, esta tarde não consegui ter resposta adequada para o Kalle. Aliás, ao longo de todo o dia. Tem estado muito bem até ao momento», sublinhou Elfyn Evans, no final do dia.

Quanto ao líder, disse já estar «apenas a pilotar», enquanto caminha a passos largos para a quinta vitória da temporada e segunda consecutiva, em sete rondas do campeonato.

Com as posições, aparentemente, definidas, o polo de interesse pode estar na luta pelo quinto lugar e pelo triunfo entre os RC2. No primeiro caso, o francês Adrien Fourmaux (Ford Puma Rally1) está a escassos 10,9” do japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1), enquanto no segundo, o norueguês Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia Rally2) parte para a derradeira parte do rali com 10,6” de vantagem sobre o finlandês Teemu Suninen (Hyundai i20 N Rally2).

CLASSIFICAÇÃO APÓS 18 ESPECIAIS – 1.º, Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), 2.07’53,0”; 2.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 29,1”; 3.º, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota GR Yaris Rally1), a 1’11,5”; 4.º, Thierry Neuville/Martijn Wyndaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 2’20,3”; 5.º, Takamoto Katsuta/Aaron Jonhston (Toyota GR Yaris Rally1), a 3’43,0”; 6.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1), a 3’53,9”; 7.º, Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota GR Yaris Rally1), a 4’35,4”; 8.º, Pierre-Louis Loubet/Vincent Landais (Ford Puma Rally1), a 6’16,4”; 9.º, Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1), a 7’22,9”; 10.º, Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 8’39,7” (1.º, RC2).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.