Kalle Rovampera na peugada da vitória na Estónia

Com uma entrada arrasadora, que lhe permitiu ganhar mais de 10 segundos aos seus adversários, na especial de abertura, o finlandês está lançado para a sua primeira vitória no Campeonato do Mundo de Ralis.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Kalle Rovampera (Toyota Yaris WRC) e o irlandês Craig Breen (Hyundai i20 Coupé WRC) protagonizaram um duelo animado no período matinal do Rali da Estónia, com o segundo mais lento, passando de 14,3 segundos para mais de 20 de distância. O finlandês viu-se assim numa posição privilegiada para assinar o seu primeiro triunfo no Mundial d Ralis.

A primeira passagem pelas quatro especiais do dia não trouxe alterações na geral, com o finlandês a aumentar para 35,7 segundos a vantagem sobre o irlandês. Já a luta pelo derradeiro lugar do pódio contínua intensa, com o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupé WRC) a ver o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris WRC) reduzir o seu atraso de 6,0 segundos para 4,5, o que deixa tudo em aberto para a segunda passagem.

A derradeira classificativa da manhã seria interrompida, em consequência do capotanço do russo Nikolay Gryazin (VW Polo GTi R5), com os que o seguiam a serem encaminhados pelo itinerário alternativo para o Parque de Assistência.

O compatriota Alexey Lukyanuk (Skoda Fabia Rally2 Evo) manteve o comando da categoria RC2, com 37,1 segundos de vantagem sobre o norueguês Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia Rally2 Evo), antes da especial interrompida, com este último a completá-la e o russo a ter de esperar que lhe seja atribuído um tempo.

Classificação após 13 especiais – 1.º, Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC), 1.41’26,5”; 2.º, Craig Breen/Paul Nagle (Hyundai i20 Coupé WRC), a 35,7”; 3.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 Coupé WRC), a 1’22,0”; 4.º, Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC), a 1’26,5”; 5.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC); a 1’49,7”; 6.º, Teemu Suninen/Mikko Markula (Ford Fiesta WRC), a 4’58,4”; 7.º, Pierre-Louis Loubet/Florian Haut-Labourdette (Hyundai i20 Coupé WRC), a 5’41,7’.

Nota – A restante classificação está dependente dos tempos que forem atribuídos aqueles que, por força das circunstâncias, não a efectuaram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *