José Pedro Fontes e Inês Ponte ávidos por títulos

Em 2020, o Citroën Vodafone Team volta a apostar no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) reconduzindo José Pedro Fontes e Inês Ponte, num ano em que se pretende alcançar os títulos de Pilotos e Navegadores conquistados em conjunto na época de 2016.

(auto.look2010@gmail.com) – Fotos: JORGE CUNHA E ALBANO LOUREIRO / AIFA

O Citroën Vodafone Team está pronto a iniciar o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) 2020,que tem como primeira prova o Rallye Serras de Fafe e Felgueiras, a realizar no final do mês, na icónica região montanhosa a norte de Portugal. No mais importante escalão das provas de estrada nacionais, a equipa nacional da Citroën e da Vodafone será, de novo, representada por José Pedro Fontes e Inês Ponte, dupla que está apostada em reconquistar os cetros que, em conjunto, festejou em 2016 e que viu fugir na época passada, temporada em que lutaram pela vitória em praticamente todas as provas, demonstrando grande parte do potencial do novo Citroën C3 R5 da equipa.

«Não vejo a hora de iniciar este CPR 2020, desejo que é partilhado pela Inês Ponte, a minha navegadora, e por todos os elementos que compõem o Citroën Vodafone Team», refere José Pedro Fontes, em vésperas da primeira prova do ano, o Rallye Serras de Fafe e Felgueiras, que irá para a estrada no último fim-de-semana de Fevereiro (dias 28 e 29) nos icónicos troços da região.

«A vontade é enorme não só porque estamos sedentos de vitórias, mas porque queremos virar nova página nos ralis nacionais, dando ao C3 R5 o destaque que merece, aumentando as quatro vitórias que já alcancei com ele – duas no ano passado com a Inês e mais duas em 2018. Agora que o modelo foi dotado dos mais recentes upgrades disponibilizados pelo Departamento de Competição Cliente da Citroën Racing, estamos apostados em alcançar novos sucessos», sustentou o piloto do Porto.

Tem sido intenso este defeso que mediou entre o final do CPR 2019 e este que se apresta a iniciar, conforme explica o piloto portuense: «Temos andado a testar os diferentes set-ups que a Citroën Racing tem vindo a desenvolver para o C3 R5, quer para a terra, quer para os troços em asfalto, alguns dos quais já estreados com enorme sucesso no recente Rali de Monte Carlo, onde o modelo conseguiu um top 5 na sua categoria, vencendo ainda entre os WRC2 e WRC3. Tal só nos deixa ainda mais esperançados num bom resultado em Fafe, mesmo tendo em conta as naturais diferenças entre os pisos do asfalto gelado do sul de França e as especiais de terra de Fafe», acrescentou José Pedro Fontes.

«O nosso principal objectivo consiste, por isso, em garantir o máximo de vitórias nos ralis de 2020 e, com isso, reconquistarmos os títulos de Pilotos e Navegadores que, em conjunto, conseguimos em2016, sustentando a aposta dos nossos habituais patrocinadores – Vodafone, Citroën, Milaneza, ExpressGlass, Total e Pirelli – que este ano renovaram a sua já longa aposta», afirmou ainda José Pedro Fontes.

«Acreditamos no nosso potencial e no do nosso C3 R5, com que estamos cada vez mais entrosados, e estamos também cientes da evolução do parque dos modelos R5 nos ralis nacionais, que integra um conjunto de pilotos, navegadores e equipas muito competitivos e bem preparados, naquela que antecipo venha a ser uma temporada bastante disputada»,, avançou.

Para além do envolvimento directo daCitroën e da Vodafone, como patrocinador principal, mantêm-se como parceiros deste projecto de ralis as marcas Milaneza, ExpressGlass,Pirelli e Total.Em termos de preparação, o C3 R5 conta com o know-how especializado dos técnicos da Sports & You

C3 R5 DO CITROËN VODAFONE TEAM

Integrando grande parte das mais recentes evoluções disponibilizadas pela Citroën Racing, no âmbito do seu programa de ralis direccionado para as estruturas privadas, nomeadamente as que assentam os seus projectos no C3R5, a unidade do Citroën Vodafone Team está apta a enfrentar os diferentes desafios postos pelo CPR 2020, calendário uma vez mais composto por ralis em terra e asfalto, pisos que estão equitativamente divididos, numa época que este ano tem 10 provas.

Recorde-se que depois das duas vitórias alcançadas no seu ano de estreia, em 2018, em Portugal, oC3 R5 do Citroën Vodafone Team esteve em luta pelas vitórias em praticamente todas as provas do CPR 2019, tendo somado duas novas vitórias absolutas, no Rali Terras d’Aboboreira e no Rali Vidreiro/Centro de Portugal, entre outros resultados de relevo alcançados pela dupla José Pedro Fontes/Inês Ponte, como o 2.º lugar no Rali Vinho Madeira.

Internacionalmente, o C3 R5 tem tido uma carreira de enorme sucesso: em 2018, época em que se estreou oficialmente, garantiu 12 vitórias absolutas e subiu por 19 vezes ao pódio, no conjunto de 68 viaturas que alinharam em 40 provas, vencendo 103 classificativas; em 2019 o número de inscrições de unidades C3 R5 ascendeu a 308 unidades, em 198 ralis, tendo o modelo garantido 38 vitórias absolutas, 98 presenças no pódio e mostrando-se o mais rápido em 389 especiais. Já este ano, o modelo conta com uma vitória absoluta e um 2.º lugar (em duas provas norueguesas), a vitória nas categorias WRC2 e WRC3 do Rali de Monte-Carlo, prova em que o C3 R5 ocupou o top-5 dos modelos “R5”, e a vitória na categoria WRC2 no Rali da Suécia, naquela que já é vista como uma das melhores propostas do mundo dos ralis nesse segmento.

PRIMEIRO BRAÇO DE FERRO NAS ESPECIAIS DE FAFE

Novamente prova inaugural do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) 2020, o este ano denominado Rallye Serras de Fafe e Felgueiras corre-se de 28 a 29 de Fevereiro, dividindo-se por duas etapas em que se incluem13 especiais e 132,95 km cronometrados, parte de uma extensão total de 417,88 km.

Com o centro operacional na Casa Arquivo Municipal de Fafe, o Demoporto – Clube Desportos Motorizados do Porto elegeu para o primeiro dia uma dupla passagem pelos 16,42 km do troço de Aboim/Monte e a super especial Fafe Street Stage (1,67 km), troço nocturno desenhado no centro da cidade. No sábado correm-se as restantes cinco classificativas – Montim (8,83 km), Seixoso (7,98 km) e Santa Quitéria (9,26 km), na secção matinal, seguindo-se Luílhas (11,21 km) e Lameirinha/Guilhofrei (11,21 km) à tarde – todas elas em dupla passagem.

Após uma manhã de sexta-feira (28 de Fevereiro) reservada ao Shakedown e à Qualificação que irá determinar a ordem de partida, o rali sai para a estrada às 15h00, terminando-se o dia no Parque Fechado, situado na Praça das Comunidades – Largo da Feira, em Fafe. A etapa de sábado inicia-se às 8h15 e, uma vez cumprido o percurso, far-se-á a consagração dos vencedores pelas 19h00, no Pódio Final montado na Praça 25 de Abril (Fafe).

PROGRAMA DO RALLYE SERRAS DE FAFE E FELGUEIRAS 2020*

SEXTA-FEIRA (28 DE FEVEREIRO)

09h00/1200        Shakedown – Lameirinha-Vila Pouca

09h30/10h00     Qualificação – Lameirinha-Vila Pouca

Entrada em Parque Fechado (Praça das Comunidades – Largo da Feira – Fafe)

15h00    Cerimónia de Partida – Pódio (R António Saldanha)

15h09/15h24     Assistência A (Largo da Feira – Fafe)

16h02    ES1 Aboim/Monte 1 (16,42 km)

16h52/17h02     Reagrupamento (Largo da Feira – Fafe)

17h40    ES2 Aboim/Monte 2 (16,42 km)

18h30    Entrada em Parque Fechado (R. Ângelo Medon)

A indicar**         Saída do Parque Fechado

A indicar**         Concentração na Câmara Municipal de Fafe (Av. 5 Outubro)

A indicar**         ES3 Fafe Street Stage (1,67km)

A indicar**         Assistência B (Largo da Feira – Fafe)

A indicar**         Entrada em Parque Fechado (Pq Estacionamento da Biblioteca)

(*) – Horas indicativas para o primeiro carro na estrada, constantes do regulamento da prova, ainda pendente de aprovação final pela FPAK;

(**) – Hora a definir para os concorrentes do Campeonato de Portugal de Ralis, após passagem do último dos concorrentes do Campeonato Norte de Ralis, admitidos à partida.

SÁBADO (29 DE FEVEREIRO)

08h15    Partida para a 2.ª Etapa – Pq Estacionamento da Biblioteca

08h20/08h35     Assistência C(Largo da Feira – Fafe)

09h00    ES4 Montim 1 (8,83 km)

09h35    ES5 Seixoso 1 (7,98 km)

10h10    ES6 Santa Quitéria 1 (9,26 Km)

10h47/10h57     Reagrupamento (Largo da Feira – Fafe)

11h22    ES7 Montim 2 (8,83 km)

11h57    ES8 Seixoso 2 (7,98 km)

12h32    ES9 Santa Quitéria 2 (9,26 km)

13h10/13h55     Reagrupamento (Parque Fechado – Pr. Feira Velha)

15h00    ES10 Lameirinha 1 (11,94 km)

15h37    ES11 Luilhas/Guilhofrei 1 (11,21 km)

16h30/16h40     Reagrupamento (Largo da Feira – Fafe)

17h07    ES12 Lameirinha 2 (11,94 km)

17h44    ES13 Luilhas/Guilhofrei 2 (11,21 km)

18h37/18h47     Assistência D (Largo da Feira – Fafe)

18h57    Pódio (Praça 25 de Abril – Fafe)

Entrada em Parque Fechado

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação